Turismo

MTur oferece curso gratuito de biossegurança de hospedagem

MTur oferece curso gratuito em biossegurança no turismo
Participantes receberão informações sobre os protocolos sanitários na pandemia. Crédito da foto: Divulgação

Em meio à pandemia de Covid-19, o Ministério do Turismo oferece oportunidades para capacitação dos profissionais do setor e para que se adequem aos novos protocolos sanitários, garantindo, assim, segurança a trabalhadores e turistas na retomada das atividades. Nesse sentido, o MTur, por meio de parceria firmada com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), disponibiliza três cursos on-line e gratuitos na área de biossegurança.

A qualificação “Higienização e Segurança em Meios de Hospedagem” tem como objetivo qualificar profissionais e gestores que atuam em hotéis, pousadas, locação de casas temporárias, entre outros, quanto a novas normas e procedimentos de higiene e segurança no setor. Dentre os assuntos abordados está o selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo, que estabelece protocolos de segurança para 15 segmentos turísticos. As orientações do curso visam contribuir para a retomada da confiança por parte de turistas, hóspedes e colaboradores, além de auxiliar na redução da disseminação do vírus.

Leia mais  Pousadas de Noronha lançam site para busca de hospedagem

Já a capacitação “Boas práticas de manipulação de alimentos no setor de serviços durante a pandemia de Covid-19‘ aborda a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas e máscaras; a manipulação de alimentos; a correta disposição do ambiente, mesas e posicionamento das pessoas para garantir a segurança de todos; além da legislação vigente para serviços de alimentação.

Também na área de biossegurança, o curso complementar de “Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos” aborda a temática que envolve a produção de alimento seguro para quem o consome, como os princípios e requisitos de boas práticas de fabricação; a implantação do sistema de análise de perigo e pontos críticos de controle nas linhas de processamento; e a regulação e padronização da qualidade dos alimentos.

Os cursos têm inscrições abertas até o dia 30 de junho e devem ser finalizados até o dia 31 de julho de 2021, prazo final também para emissão de certificado. Para ter direito ao documento, é necessário que o aluno atinja média final mínima de 60%.

Leia mais  Seis praias do Guarujá que você precisa conhecer

Qualificações

A parceria entre MTur e IFRS disponibiliza outros 20 cursos on-line e gratuitos em diferentes áreas de conhecimento, como Agências de Viagem e Turismo, Gerenciamento de Resíduos, Inglês, Espanhol, Geografia, Biologia e Enoturismo. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o acesso à capacitação de profissionais do setor e de promover a qualificação do turismo nacional. (Da Redação, com informações do Ministério do Turismo)

Comentários