Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mobilização despertou turismo de aventura em Brotas

19 de Março de 2019 às 03:36

Mobilização despertou turismo em Brotas Município é considerado capital do turismo de aventura. Crédito da foto: Divulgação

Há 27 anos, quando Brotas -- na região central de São Paulo -- se mobilizou para impedir a instalação de um curtume, ninguém imaginava que o município se tornaria a capital do turismo de aventura. A preocupação com os riscos que o empreendimento representava para o rio Jacaré-Pepira chamou a atenção dos sitiantes que possuíam cachoeiras ou outros atrativos em suas propriedades para a necessidade de preservá-las e transformá-las em fontes de renda.

[irp posts="84609" ]

 

Em pouco tempo, pequenos empresários e pessoas que já atuavam no setor de maneira amadora se profissionalizaram e passaram a investir em estrutura.

Hoje, o turismo é a atividade econômica mais relevante em Brotas. Respondendo por cerca de 25% dos empregos diretos com carteira assinada, o setor supera até mesmo o tradicional agronegócio.

Distribuídos entre a cidade e a zona rural, são mais de 40 meios de hospedagem -- incluindo hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts --, cerca de 60 estabelecimentos gastronômicos e dez operadoras de turismo de aventura. Mesmo com a economia brasileira praticamente estagnada, o turismo de Brotas cresceu, em 2018, duas vezes mais do que a média mundial. As hospedagens e atividades realizadas no município, como visitação de cachoeiras, rafting, boia-cross, trilhas, off road, canionismo, entre outras, aumentaram 13,8%, na comparação com 2017.

Rafting, boia cross e canionismo são algumas das opções

Com 24 mil habitantes, Brotas é uma típica cidade do interior. Ganhou o título de capital do turismo de aventura porque concentra a maior oferta de atrações desta natureza no Brasil. Além do rafting, considerado um dos melhores do País, realizado no Rio Jacaré-Pepira, oferece boia cross, canionismo, escalada indoor, rapel, arvorismo, tirolesa, caminhada na natureza, cachoeirismo, cicloturismo, cavalgada, quadriciclo, passeios off road, queda livre, entre outros, e mais recentemente também caiaque duplo. Com o detalhe de que é a localidade com o maior número dessas atrações com o selo do Inmetro em sistema de gestão de segurança.

O município também é um destino de ecoturismo e atrativos naturais, com destaque para a contemplação da natureza, caminhadas e banhoa de cachoeira ou de rio, entre outras. Abertas à visitação, com infraestrutura para receber o turista, são mais de 20 cachoeiras.

O Rio Jacaré-Pepira, cujas águas no trecho que corta o município tem 89% de pureza, completa o belo cenário e amplia as opções de lazer. Brotas tem estrutura digna de conceituados destinos turísticos, com atrativos para jovens, casais e famílias com crianças.

Número de visitas cresceu 14% em um ano

Número de visitas cresceu 14% em um ano Cachoeiras e rios estão entre as principais atrações de Brotas. Crédito da foto: Divulgação

Entre 2017 e 2018, o número de visitantes em Brotas cresceu quase 14%, passando de 199.466 para 227.060. A Prefeitura comprova o aumento de visitas graças a uma iniciativa pouco comum no Brasil: todo turista que chega à cidade recebe um voucher, uma pulseirinha para controlar o movimento de pessoas e evitar evasão de impostos.

O resultado é a elevação de 12% na arrecadação de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) com as atividades turísticas em um ano. De R$ 928 mil recebidos em 2017, a atividade gerou R$ 1,039 milhão no ano seguinte.

A média de expansão do setor, de acordo com o último levantamento da Organização Mundial do Turismo (OMT), é exatamente a metade, 6%. Ainda não foram divulgados dados sobre a evolução do turismo no Brasil, mas na América do Sul, o aumento foi de apenas 3,2% no ano passado.

Este foi o segundo ano consecutivo que o turismo de Brotas tem desempenho positivo significativo, de duas casas decimais, na comparação com o período anterior, mesmo com a economia brasileira praticamente estagnada. De 2016 para 2017, a atividade turística em Brotas cresceu 15%.

Fábio Pontes, secretário de Turismo, comemora os números e chama a atenção para o que eles significam para o município. “O crescimento do turismo em Brotas representa mais empregos, maior renda e mais dinheiro nos cofres públicos, que é usado para melhorar e ampliar a infraestrutura para o turismo e também para custear educação e saúde dos brotenses”, enumera.

Em meses de alta temporada, como dezembro, a cidade vive sua melhor época econômico-financeira por conta do aumento de vagas de trabalho de forma temporária e indireta. “Neste último mês de dezembro, que foi excelente, meios de hospedagem, ecoparques, operadoras de turismo de aventura e atrativos turísticos praticamente dobraram o número de colaboradores para atender a demanda. Entre o Natal e o fim de janeiro, a ocupação hoteleira ficou na casa dos 95%, o que é um índice excelente”, conta. (Da Redação)