Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mais luzes e menos shows

08 de Dezembro de 2020 às 00:01

Mais luzes e menos shows Crédito da foto: Divulgação

Em época de pandemia, Papai Noel precisa se resguardar. Afinal, é idoso e faz parte do grupo de risco. Mesmo com sua presença limitada, o Natal da Serra Gaúcha segue iluminado e, este ano, se apoiou na criatividade para manter a magia da época mais disputada pelos turistas.

Gramado e Canela decidiram adaptar seus tradicionais eventos natalinos (Natal Luz e o Sonho de Natal, respectivamente) e incluir novos adereços de decoração e iluminação nas ruas. Nessa força-tarefa pela manutenção da magia, atrações turísticas e hotéis dão apoio à programação, criando eventos paralelos para manter os visitantes com a sensação de que, mesmo diferente, a festa de fim de ano está mantida.

Nas duas cidades, os espetáculos que reuniam milhares de pessoas por semana foram cancelados e pequenas apresentações ganharam novas versões. Às vésperas do início do Sonho de Natal de Canela, por exemplo, dois shows que seriam realizados em frente à Catedral de Pedra da cidade foram transferidos para o ambiente digital.

A Fábrica de Sonhos, que apresenta a tradicional descida do Papai Noel do alto da torre da Catedral de Pedra, e o espetáculo Vida, nova atração, são transmitidos diariamente nos canais digitais do evento e de promoção da cidade, a partir de vídeos gravados na madrugada. A celebração transferida para as redes sociais faz muita gente pensar que os espetáculos são ao vivo.

“Tratamos a programação artística não apenas como um festejo, mas como uma reflexão de que estamos em busca da cura e da nossa saúde mental. O momento que vivemos faz com que tenhamos um cuidado maior com a nossa família, conosco e com o próximo”, explica o diretor artístico Elias da Rosa. A cidade de Canela recebeu em julho a certificação Safe Travels, criada pela World Travel & Tourism Council (WTTC), que estabelece regras a serem cumpridas por empresas, cidades e países, para tornar as viagens mais seguras na pandemia. Para honrar o certificado, instalaram totens de álcool em gel em diferentes pontos do centro e criaram o grupo de Agentes de Saúde e da Alegria, com personagens que incentivam o uso de álcool em gel, máscara e o distanciamento social. Além disso, enquanto a maioria dos turistas dorme, uma equipe sanitiza os espaços públicos.

Confira os destaques do roteiro de Natal da Serra Gaúcha:

Canela surpreende com 'catedral de máscara' e shows ambulantes

Mais luzes e menos shows Símbolo da cidade, catedral “veste” máscara de luzes. Crédito da foto: Divulgação

Com todos os cuidados, o Papai Noel canelense também se sentiu um pouco mais seguro para circular na cidade. Ele chegou de forma radical: na quarta-feira (2), desceu de rapel a famosa Cascata do Caracol e, até 25 de dezembro, recebe crianças na sua própria casa, na praça João Corrêa. Usando máscara, ele fica diariamente das 14h às 19h.

Símbolo da cidade de Canela, a Catedral de Pedra veste máscara neste Natal. Por meio de uma projeção luminosa, a igreja usa o adereço em um baile de luzes e cores. A estratégia serve para informar e também para entreter os visitantes, que este ano não poderão assistir aos espetáculos gratuitos do Sonho de Natal, que costumavam ocorrer ali.

Na avenida Osvaldo Aranha, a principal via, estão imagens de gnomos, Papai Noel, renas e presentes feitos de fibra. Os bonecos se misturam com as luzinhas da cidade e têm o ponto alto na praça João Corrêa, onde está montado o espaço mais lúdico e encantador. Por ali, pode-se entrar dentro de um pacote de presente iluminado ou pedalar uma bicicleta até que uma árvore de Natal fique iluminada.

Há também diversão para as crianças. Pinheirinhos coloridos foram transformados em escorregadores e são disputados pelos pequenos. A garotada pode aproveitar ainda gira-gira, casinhas e, claro, um território para a Casa do Papai Noel, onde ele aparece até o dia 25 de dezembro.

Em frente à praça está um dos melhores lugares para assistir à Parada de Natal, que este ano conta com o apoio dos principais parques de Canela. Em carros personalizados, cada empreendimento levou para as ruas algum veículo decorado. O cortejo ocorre de quinta a domingo, às 19h. Com música e buzinaço, os carros circulam pela rua principal do centro. Há modelos antigos, a réplica de um trem e até mesmo um carro com imagens egípcias. O Papai Noel, agora, passa no alto de um ônibus -- com face shield.

Espetáculos itinerantes em Gramado

Mais luzes e menos shows Trupes se apresentam em vários lugares e horários. Crédito da foto: Divulgação

Em Gramado, o Papai Noel está instalado em uma residência vermelha e verde da Vila de Natal, na praça das Etnias. Para encontrá-lo, há um único acesso, onde é verificada a temperatura dos visitantes e indicado o uso do álcool em gel. Para as fotos, ele geralmente vai até uma janela receber as crianças. Sempre protegido, costuma ter ajudantes para organizar as fotos e garantir o distanciamento. Ele também costuma surgir dentro de carros e no topo do Bustour, ônibus de dois andares que, nesta época, tem programação especial.

As imagens captadas nos celulares e câmeras são de um Natal de olhares expressivos, já que o uso da máscara é obrigatório -- mesmo para garantir um registro nas famosas rua Coberta e rua Torta. Nesta última, a decoração com quebra-nozes de casaco vermelho, guirlandas e bolas coloridas está impecável. A rua Coberta tem teto repleto de luzes e bolas gigantes, as rótulas ganharam pinheiros, carrosséis e esferas transparentes. Pelo centro, caixas tocam as tradicionais canções da época.

Palco de um dos mais famosos eventos natalinos do País, Gramado investiu pesado na decoração deste ano, já que teve todos os espetáculos em grandes arenas cancelados. Além disso, a cidade adotou medidas de rastreamento da Covid-19 e sistemas de detecção de aglomeração em alguns lugares públicos. Nas ruas, um sistema de som orienta os visitantes sobre os protocolos obrigatórios da cidade.

Com os grandes espetáculos foram cancelados, foram criadas mais de 1.200 apresentações itinerantes para fazer com que os turistas voltassem. Isso significa que, num passeio despretensioso para observar a decoração, você pode ser surpreendido por uma trupe de cantores e atores vestidos a rigor ou por um antigo veículo dos anos 50 com Papai Noel e muita música. A maioria das apresentações é surpresa: não tem horário marcado ou local definido, para evitar aglomerações. Porém, há uma pista: elas ocorrem todos os dias em restaurantes, hotéis e parques da cidade.

Ao ar livre, as atrações da Serra Gaúcha estão mais descentralizadas, para garantir distanciamento e o acesso à arte e ao encantamento. Se cada um fizer sua parte, os visitantes terão um feliz Natal. (Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos