Buscar no Cruzeiro

Buscar

Joanópolis: a terra do lobisomem

30 de Agosto de 2018 às 09:24

Na terra do lobisomem A Cachoeira dos Pretos tem 154 metros de queda d‘água e fica a 18 km do centro. Crédito da foto: Divulgação / saopaulo.sp.gov.br

Cercada pela Serra da Mantiqueira, Joanópolis tornou-se conhecida pelas suas belas paisagens, cachoeiras, mirantes, rico folclore e artesanato. O Pico do Selado, no entanto, com seus 2.070 metros de altitude, além de ser um autêntico desafio para quem gosta de caminhadas na montanha, é o responsável pela fama que a cidade ganhou como “Terra do Lobisomem”, apesar de estar localizado entre os municípios de São Francisco Xavier e Monte Verde.

Explica-se: os moradores de Joanópolis contam que os visitantes dessa região devem ficar atentos quando forem até o Pico do Selado e relatam, com convicção, que ali há uma figura que “protege” a montanha, uma espécie de “corpo seco” ou lobisomem para outros, uma verdadeira criatura de outro mundo que surge com os ventos e coloca para correr os caçadores e predadores da mata. Então, pelo sim, pelo não, melhor manter-se sempre alerta. Como um bom escoteiro ensinaria aos turistas.

Outro atrativo que apesar do nome não tem nada de assustador é a Pedra do Medo, alcançada a cavalo. Lá do alto dá para ver a Cachoeira Iponina (uma bela queda entre os santuários ecológicos da região) e o Vale do Paraíba.

Mas é a Cachoeira dos Pretos a mais visitada de Joanópolis. Tem 154 metros de queda d‘água e está a 18 km do centro da cidade. O nome foi dado em função de uma família de origem portuguesa, pioneira no bairro, que tinha o sobrenome Oliveira Preto. Vale a pena o esforço para chegar até ela, banhar-se em suas águas e, literalmente, esquecer da vida em meio à natureza exuberante desse lugar.

Mirantes

Entre os mirantes naturais, a montanha Gigante Adormecido, que fica 12 km distante da cidade, é outro atrativo que merece a visita de turistas. Do alto pode-se avistar duas rampas de asa delta, parte do sul de Minas Gerais, toda a região bragantina, no entorno da rodovia Fernão Dias, e a cidade de Atibaia.

Uma caminhada também leva o visitante ao Pico do Lopo, um dos pontos mais altos da região, com 1.725 metros de altitude, na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Quer mais opções de passeios?

Na terra do lobisomem A represa Jacareí/Jaguari é a dica para quem gosta de esportes náuticos e pescaria. Crédito da foto: Divulgação / saopaulo.sp.gov.br

Que tal chegar até a represa Jacareí/Jaguari, com seus 50 km de espelho d‘água, lugar ideal para os apreciadores de esportes náuticos e pescaria. Diversas pousadas da região oferecem tours panorâmicos de chalana e aluguel de jet-ski para quem quiser sentir mais de perto as maravilhas que os arredores de Joanópolis oferecem.

No centro da cidade, o destaque fica por conta da igreja de São João Batista, as lojas de artesanato e os restaurantes que incluem no cardápio as delícias da culinária mineira.

Fundada em 24 de junho de 1878, durante uma festa de São João (por isso o nome Joanópolis), é exatamente nessa data, a cada ano, que a cidade realiza a sua maior festa, que atrai visitantes de várias cidades paulistas e mineiras. Além da procissão em homenagem ao santo padroeiro, há comida boa e farta e muita música na praça central.

Mais informações: www.joanopolis.com.br

Galeria

Confira a galeria de fotos