Buscar no Cruzeiro

Buscar

Horto Florestal de Campos do Jordão é convite ao relax

18 de Agosto de 2020 às 00:01

Horto Florestal de Campos do Jordão é convite ao relax O horto pode ser visitado todos os dias, das 10h às 16h. Crédito da foto: Divulgação / Sima

As visitações no Parque Estadual de Campos do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal, foram reiniciadas no dia 13 último, e podem ser feitas diariamente das 10h às 16h. Concedido há pouco mais de um ano para a iniciativa privada, a reabertura ocorreu em conjunto entre a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA) e a empresa responsável pela área de uso público do parque.

Ali encontra-se um importante remanescente da Mata Atlântica, em um mosaico composto pela vegetação de Araucária e Podocarpus, dos Campos de Altitude e de Mata Nebular. Os visitantes, além de toda natureza exuberante, podem desfrutar de um espaço rico em cultura-histórica e praticar atividades de ecoturismo. Vale destacar a rara fisionomia de floresta ombrófila densa de altitude, restrita às áreas da Serra da Mantiqueira.

Desinfecção em Campos do Jordão

Em todos os locais, a limpeza e desinfecção foram intensificadas. O uso de máscara é obrigatório, bem como o distanciamento social. Há totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos. Está sendo feita também a medição da temperatura corporal de todos visitantes e colaboradores do parque, por meio de termômetro digital infravermelho na portaria.

Nos espaços internos como, restaurante, chocolateria e loja de souvenirs, há controle de acesso, considerando o distanciamento mínimo entre pessoas, sem que haja aglomerações nos ambientes. A área de uso público possui cartazes e placas informativas sobre os protocolos de higiene e de segurança a serem seguidos.

Estrutura

O Parque Estadual Campos do Jordão foi reaberto com melhorias nas estruturas. A ponte principal foi substituída por uma acessível e a passarela de pedestres ganhou um novo guarda-corpo. Além disso, a Serraria do Parque, estrutura criada em 1929 para exploração de madeira da Fazenda da Guarda, está passando por revitalização. Por se tratar de área de patrimônio histórico cultural, a restauração busca preservar seu layout original. (Da Redação, com informações da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente)