Buscar no Cruzeiro

Buscar

Governador Valadares aposta na aventura

20 de Abril de 2021 às 00:01

Governador Valadares aposta na aventura Cidade recebeu título de “capital mundial do voo livre”. Crédito da foto: Divulgação

Projetos para impulsionar a cidade de Governador Valadares (MG) como um polo de turismo de aventura e de ecoturismo foram tema de reunião, na última quarta-feira (14), entre o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o prefeito André Merlo. A cidade, que recebeu o título de “capital mundial do voo livre”, tem como ponto de decolagem o Pico do Ibituruna, situado a 1.123 metros de altitude e considerado um marco referencial na região.

“O Pico do Ibituruna é considerado uma das melhores plataforma de voo livre do mundo. Já tivemos vários eventos lá. Viemos pedir apoio ao ministério porque, apesar de ser um esporte, gera muito turismo e a cidade precisa de apoio para o desenvolvimento do setor”, destacou o prefeito de Governador Valadares, André Merlo.

Para facilitar a chegada de turistas e potencializar o desenvolvimento do turismo na região, o MTur está financiando obras de pavimentação na estrada de acesso ao Parque Natural do Pico do Ibituruna (Estrada da Embratel), orçadas em R$ 487,5 mil. Também para Governador Valadares, o Ministério do Turismo já repassou R$ 2 milhões para construção e modernização do Centro de Convenções da cidade e, por meio da Secretaria Especial da Cultura, deve apoiar ainda a reforma do Teatro Atiaia, inaugurado em 1982 e que significa “raio de luz” em Tupi-Guarani.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se colocou à disposição para continuar apoiando o desenvolvimento turístico local. “A população de Governador Valadares pode contar conosco, aqui em Brasília, para o desenvolvimento de projetos que ampliem o potencial turístico da região”, afirmou.

Turismo de aventura

Durante a reunião o prefeito apresentou ainda outros projetos que visam tornar a cidade referência em turismo de aventura. “Temos projetos para construir a maior tirolesa do mundo e queremos ser um polo de aventura e de esportes radicais, envolvendo, por exemplo, mountain bike”, citou. Ainda segundo o prefeito, há projetos para construção de estações de arvorismo e de um teleférico ligando o centro da cidade ao Pico do Ibituruna, entre outras iniciativas.

Para além do turismo de aventura, Governador Valadares conta ainda com outro famoso cartão-postal, a Açucareira. Trata-se de uma usina antiga de cana de açúcar, tombada como patrimônio histórico da cidade. Já a Ilha dos Araújos, margeada pelo Rio Doce, é um ponto de encontro importante na cidade para lazer, além da prática de esportes. (Amanda Costa - Ministério do Turismo)