Turismo

Gigantes do turismo se unem pela sustentabilidade

Gigantes do turismo se unem pela sustentabilidade
Uma das maiores atrações do País, Rock in Rio não acontece neste ano. Crédito da foto: Reprodução / Internet

Sustentabilidade – A Expedia, plataforma global de viagens, e a Accor, rede hoteleira com várias marcas pelo mundo, se juntaram para levar adiante o Compromisso de Turismo Sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As duas gigantes do setor de viagens se comprometeram a apoiar a eliminação do uso do plástico descartável, a promover a economia dos destinos e a divulgar a cultura local entre os viajantes. A consciência ambiental e a preocupação com as práticas sustentáveis são cada vez maiores entre os turistas, especialmente das gerações Y e Z (pessoas nascidas entre os anos 1980 e 2010). Com o acordo entre Accor e Expedia, o compromisso da Unesco chega a quase 100 países. Em 3.358 hotéis, a Accor pretende eliminar o uso de plásticos descartáveis até 2022.

O exemplo brasileiro – Na América do Sul, um dos hotéis da Accor que trabalham pela sustentabilidade no turismo é o Sofitel Jequitimar, no Guarujá, no litoral sul de São Paulo. O hotel reutiliza toda a sua água, não descarta nada no meio ambiente e tem projeto de emissão zero. Em vez de pequenos recipientes de plástico individuais de xampu e condicionador, os hóspedes terão à disposição dispensers com produto fabricados sem contaminantes ambientais, veganas e produzidas sem crueldade contra animais. Nas marcas econômicas Ibis, Ibis Styles e Ibis Budget, os dispensers são de xampu 2 em 1 (com condicionador). Em todos esses hotéis, os sabonetes em barra recebem embalagem de papel produzido com cera de abelha.

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A vez do roteiro rural – Tiveram início ontem as inscrições para a seleção dos roteiros do “Projeto Experiências do Brasil Rural”, que busca apoiar e promover o turismo em áreas rurais de todo o País. Fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), junto a Universidade Federal Fluminense (UFF), a chamada pública segue aberta até o dia 2 de abril. Inicialmente, serão selecionados oito roteiros turísticos pertencentes às cadeias agroalimentares do queijo, do vinho, da cerveja e dos frutos da Amazônia nas cinco regiões brasileiras. A ideia é impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, diversificando a oferta turística brasileira, apoiando a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros de experiências no meio rural. Mais detalhes no site do projeto (https://pesquisaturaf.uff.br).

Rock in Rio só em 2022 – O principal atrativo brasileiro ligado à música e um dos festivais mais importantes do mundo, adiou sua próxima edição, marcada para setembro e outubro deste ano, para setembro de 2022. O adiamento foi provocado pela pandemia de Covid-19. “O Rock in Rio mobiliza pessoas dentro e fora da Cidade do Rock. Recebemos turistas de absolutamente todos os Estados, além do Distrito Federal, e também de mais de 70 países. São 28 mil pessoas trabalhando para levar festa e alegria para as 700 mil pessoas que nos visitam. Vamos preservar vidas neste momento. Em setembro de 2022, estaremos juntos de novo e prontos para o melhor Rock in Rio de todos os tempos, quando vamos celebrar a paz e a vida”, informou o presidente do Rock in Rio, Roberto Medina, em nota publicada no site do evento.

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