Buscar no Cruzeiro

Buscar

Explore todas as opções do Petar

15 de Abril de 2019 às 22:05

Explore todas as opções do Petar Referência em turismo de aventura, os quase 36 mil hectares do Petar são cobertos pela mata atlântica e possuem um dos maiores grupos de cavernas do planeta. Crédito da foto: Divulgação

Localizado a 250 quilômetros de Sorocaba -- entre os municípios de Iporanga e Apiaí --, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) figura na lista das unidades de conservação mais importantes do planeta. Seus quase 36 mil hectares de mata atlântica e cerca de 350 cavernas catalogadas são referências quando o tema é turismo de aventura. A parte aberta ao público possui pelo menos 30 atrativos, incluindo cavernas, cachoeiras, árvores centenárias e patrimônios histórico-culturais e arqueológicos, além da fauna diversificada.

[irp posts="101923" ]

 

A maioria dos atrativos do Petar só pode ser visitada com o acompanhamento de monitores ambientais cadastrado nos Parque, porém o custo é baixo e o agendamento pode ser feito facilmente por telefone, e-mail e WhatsApp. Também há opções de passeios autoguiados, em datas e horários específicos. A unidade de conservação foi criada há 61 anos e sua gestão é feita atualmente pela Fundação Florestal, vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Cavernas e cachoeiras

Explore todas as opções do Petar Crédito da foto: Divulgação

Entre os roteiros mais procurados no Petar, destacam-se a Trilha do Chapéu, de nível fácil, localizada no Núcleo Caboclos. Essa é a área mais isolada do parque e a primeira a ser implantada. O percurso dá acesso às cavernas Mirim I e II, Aranhas e Gruta do Chapéu.

A Trilha do Betari, localizada no Núcleo Santana, tem 3.600 metros de extensão e médio nível de dificuldade. O caminho conduz o visitante às cavernas Água Suja e Cafezal e a diversas quedas d’água, como a cachoeira das Andorinhas. A trilha segue o rio Betari, que forma inúmeras piscinas naturais ao longo do seu curso, resultando num cenário singular.

Explore todas as opções do Petar Além de cerca de 350 cavernas, parque possui também dezenas de cachoeiras, rios, lagos e fauna variada. Crédito da foto: Divulgação

Outra opção de nível fácil é a Trilha do Morro Preto-Couto. Com apenas 500 metros de extensão e localizada no Núcleo Santana, ela dá acesso à cachoeira do Couto, caverna do Morro Preto e caverna do Couto. O retorno pode ser feito por um caminho opcional, de onde se contempla um imenso jardim natural que se tornou habitat de diversas espécies de pássaros.

No Petar e entorno existem dezenas de cachoeiras. Algumas com mais de 70 metros de queda, são ideias para a prática do cascading e rapel. Há também algumas cachoeiras subterrâneas, escondidas no interior das cavernas, como a do Ouro Grosso, pequena, mas convidativa a um banho na escuridão.

Esportes radicais

Explore todas as opções do Petar Crédito da foto: Divulgação

O parque também é visitado por quem gosta de esportes radicais. Há rapeis de mais de 130 metros de altura, dentro e fora de cavernas, tirolesas, bóia cross, acqua ride, duck, rafting, bike, trekking, escaladas e mergulhos dentro de cavernas -- apenas para pesquisadores, com as devidas autorizações --, cascading, canyoning e corrida de aventura.

Roteiros históricos

Entre os atrativos históricos do Petar destacam-se o Museu da Cultura Tradicional, a casa de tráfico de farinha, monjolos e moenda de cana. Os visitantes ainda podem conhecer vestígios de habitações de povos primitivos e sambaquis na caverna Morro Preto. As ruínas da primeira usina de fundição de chumbo do Brasil também estão na área do parque. (Da Redação)

SERVIÇO

Os setores administrativos do Petar funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Visitas às cavernas podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. As cavernas possuem normas e horários específicos para visitação. O valor do ingresso é R$ 13,00 por pessoa. Menores de 12, maiores de 60 anos, pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida e moradores do entorno são isentos de taxa. Estudantes legalmente identificados pagam meia-entrada.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3552-1875 e pelo e-mail: [email protected]

Galeria

Confira a galeria de fotos