Turismo

Explore a Galícia, um lado da Espanha nada óbvio

Galícia tem uma natureza frondosa, cenários estupendos e uma das melhores gastronomias do mundo
Explore a Galícia, um lado da Espanha nada óbvio
Localizada no noroeste espanhol, a poucos quilômetros de Portugal, La Coruña é um resumo da Galícia: praias belíssimas, parques e monumentos históricos. Crédito da foto: Wikimedia Commons

Os atrativos turísticos da Espanha não se resumem à costa do Mediterrâneo e às metrópoles históricas. É claro que Ibiza, Palma de Maiorca, Madri e Barcelona são lugares esplendorosos. Pouca gente sabe, no entanto, que o noroeste país, ali bem pertinho de Portugal, esconde uma joia rara: a região da Galícia.

Se você tem repulsa das altas temperaturas do verão espanhol e quer escapar da quantidade exorbitante de gente que invade o país nas férias de julho e agosto, eis o seu lugar. Com natureza frondosa, cenários estupendos e uma das melhores gastronomias do mundo, a Galícia torna-se rota obrigatória para quem quer fugir do óbvio e explorar uma Espanha fora dos holofotes.

Formada pelas províncias de Coruña, Lugo, Ourense e Pontevedra, a Galícia tem um clima peculiar. Todas as frentes frias que chegam à Espanha entram pelo noroeste do país. É justamente por isso que as chuvas e os ventos fortes são muito comuns por lá.

Leia mais  Espanha pode se tornar país com maior expectativa de vida em 2040

 

No verão, as temperaturas raramente ultrapassam os 25 graus. Mesmo em agosto, ponto mais alto da estação, é sempre bom levar uma blusinha leve na mochila e, claro, um guarda-chuva. Ele será seu companheiro inseparável nesta jornada galega. As tormentas, todavia, proporcionam que esta zona tenha uma mata verde espetacular. São dezenas de parques, árvores e um ar puro de dar inveja.

Cheia de charme

Com pouco mais de 250 mil habitantes, La Coruña é a capital da província homônima espanhola. Além de contar com as praias de Orzán e Riazor (sim, ainda é possível dar um bom mergulho por lá em dias ensolarados), ela é dona de uma arquitetura charmosíssima, vistas deslumbrantes e uma vida noturna bastante agitada. Nada como se movimentar com a muiñeira (dança típica galega), beber um bom licor de café e apreciar o suculento pulpo a la gallega, prato mais tradicional da cidade.

Não tenha medo de se enrolar com o espanhol. Além do castelhano, nesta região também se fala o galego, idioma regional muito parecido com o português.

Aproveite o sol

Explore a Galícia, um lado da Espanha nada óbvio
Crédito da foto: Wikimedia Commons

O clima em La Coruña é cheio de humores. Mas as paisagens são caprichadas, por isso, não desperdice um dia de sol: saia para a rua. Ou melhor, vá direto para a orla. O passeio marítimo da cidade tem nada menos que 13 quilômetros de extensão — é o maior de toda Europa. Perfeito para fãs de caminhada, do pedal ou apenas da contemplação. O trajeto de uma ponta a outra é deslumbrante.

Mas a ideia é não olhar apenas para o mar: a orla proporciona uma viagem pela história da cidade, que revisita os tempos dos celtas e dos romanos. Dedique alguns bons minutos às esculturas, os menires, a rosa dos ventos e pare para observar o antigo cemitério dos guerreiros muçulmanos.

Leia mais  Espanha recebe brasileiros para cursar mestrado com bolsas de estudo

 

Aproveite para visitar o Domus (Casa del Hombre), o primeiro museu interativo do mundo. Com o lema Conhece-te a ti Mesmo, o espaço é dividido em 200 módulos. Ali, os visitantes aprendem sobre genética, evolução humana, sistema motor e identidade. Fica aberto todos os dias, incluindo domingos e feriados, das 10h às 20h. A entrada custa 2 euros (R$ 8).

As praias de Orzan e Riazor, que ficam uma ao lado da outra, são bem distintas das brasileiras. Não há vendedores ambulantes, por exemplo. Portanto, para matar aquela vontade de um petisquinho praieiro é melhor passar antes em algum supermercado e levar seu kit de comidinhas.

O Monte de San Pedro (Estrada Os Fortes, 7) é um dos lugares favoritos dos cidadãos de La Coruña, principalmente nos fins de semana ensolarados. Com uma extensão de 78 mil metros quadrados, o parque público inaugurado em 1999 tem a melhor vista da cidade e oferece aos seus frequentadores a chance de desfrutar ainda mais da natureza exuberante da Galícia. Seu elevador, em formato de esfera, é uma das atrações mais famosas do parque. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)

Comentários