Buscar no Cruzeiro

Buscar

Explore a Galícia, um lado da Espanha nada óbvio

24 de Setembro de 2019 às 06:30

Explore a Galícia, um lado da Espanha nada óbvio Localizada no noroeste espanhol, a poucos quilômetros de Portugal, La Coruña é um resumo da Galícia: praias belíssimas, parques e monumentos históricos. Crédito da foto: Wikimedia Commons

Os atrativos turísticos da Espanha não se resumem à costa do Mediterrâneo e às metrópoles históricas. É claro que Ibiza, Palma de Maiorca, Madri e Barcelona são lugares esplendorosos. Pouca gente sabe, no entanto, que o noroeste país, ali bem pertinho de Portugal, esconde uma joia rara: a região da Galícia.

Se você tem repulsa das altas temperaturas do verão espanhol e quer escapar da quantidade exorbitante de gente que invade o país nas férias de julho e agosto, eis o seu lugar. Com natureza frondosa, cenários estupendos e uma das melhores gastronomias do mundo, a Galícia torna-se rota obrigatória para quem quer fugir do óbvio e explorar uma Espanha fora dos holofotes.

Formada pelas províncias de Coruña, Lugo, Ourense e Pontevedra, a Galícia tem um clima peculiar. Todas as frentes frias que chegam à Espanha entram pelo noroeste do país. É justamente por isso que as chuvas e os ventos fortes são muito comuns por lá.

[irp posts="29915" ]

 

No verão, as temperaturas raramente ultrapassam os 25 graus. Mesmo em agosto, ponto mais alto da estação, é sempre bom levar uma blusinha leve na mochila e, claro, um guarda-chuva. Ele será seu companheiro inseparável nesta jornada galega. As tormentas, todavia, proporcionam que esta zona tenha uma mata verde espetacular. São dezenas de parques, árvores e um ar puro de dar inveja.

Cheia de charme

Com pouco mais de 250 mil habitantes, La Coruña é a capital da província homônima espanhola. Além de contar com as praias de Orzán e Riazor (sim, ainda é possível dar um bom mergulho por lá em dias ensolarados), ela é dona de uma arquitetura charmosíssima, vistas deslumbrantes e uma vida noturna bastante agitada. Nada como se movimentar com a muiñeira (dança típica galega), beber um bom licor de café e apreciar o suculento pulpo a la gallega, prato mais tradicional da cidade.

Não tenha medo de se enrolar com o espanhol. Além do castelhano, nesta região também se fala o galego, idioma regional muito parecido com o português.

Aproveite o sol

Explore a Galícia, um lado da Espanha nada óbvio Crédito da foto: Wikimedia Commons

O clima em La Coruña é cheio de humores. Mas as paisagens são caprichadas, por isso, não desperdice um dia de sol: saia para a rua. Ou melhor, vá direto para a orla. O passeio marítimo da cidade tem nada menos que 13 quilômetros de extensão -- é o maior de toda Europa. Perfeito para fãs de caminhada, do pedal ou apenas da contemplação. O trajeto de uma ponta a outra é deslumbrante.

Mas a ideia é não olhar apenas para o mar: a orla proporciona uma viagem pela história da cidade, que revisita os tempos dos celtas e dos romanos. Dedique alguns bons minutos às esculturas, os menires, a rosa dos ventos e pare para observar o antigo cemitério dos guerreiros muçulmanos.

[irp posts="127097" ]

 

Aproveite para visitar o Domus (Casa del Hombre), o primeiro museu interativo do mundo. Com o lema Conhece-te a ti Mesmo, o espaço é dividido em 200 módulos. Ali, os visitantes aprendem sobre genética, evolução humana, sistema motor e identidade. Fica aberto todos os dias, incluindo domingos e feriados, das 10h às 20h. A entrada custa 2 euros (R$ 8).

As praias de Orzan e Riazor, que ficam uma ao lado da outra, são bem distintas das brasileiras. Não há vendedores ambulantes, por exemplo. Portanto, para matar aquela vontade de um petisquinho praieiro é melhor passar antes em algum supermercado e levar seu kit de comidinhas.

O Monte de San Pedro (Estrada Os Fortes, 7) é um dos lugares favoritos dos cidadãos de La Coruña, principalmente nos fins de semana ensolarados. Com uma extensão de 78 mil metros quadrados, o parque público inaugurado em 1999 tem a melhor vista da cidade e oferece aos seus frequentadores a chance de desfrutar ainda mais da natureza exuberante da Galícia. Seu elevador, em formato de esfera, é uma das atrações mais famosas do parque. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos