Buscar no Cruzeiro

Buscar

É hora de subir a serra

08 de Abril de 2019 às 22:40

É hora de subir a serra Do Morro de Araçoiaba é possível enxergar várias cidades. Crédito da foto: Divulgação

As cidades serranas do interior paulista são boas opções para quem quer aproveitar as temperaturas mais amenas do outono para passear. A Secretaria Estadual de Turismo selecionou alguns destinos que proporcionam lazer e atividades em meio à natureza e que podem ser visitadas em um único dia ou fim de semana prolongado.

[irp posts="20730" ]

 

Há opções em quase todas as regiões do Estado, inclusive no entorno de Sorocaba, onde Araçoiaba da Serra, Capela do Alto e Iperó, mesmo não sendo propriamente cidades serranas, possuem o Morro de Araçoiaba, com seus atrativos naturais e históricos. O roteiro segue pelo Circuito da Serra da Mantiqueira (Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí), Circuito da Serra do Itaqueri (São Pedro) e Circuito das Águas (Serra Negra).

História e aventura na região de Sorocaba

Com exuberante beleza natural, a Floresta Nacional de Ipanema -- conhecida como Fazenda Ipanema -- e o Morro de Araçoiaba, estão entre os destinos sugeridos pela Secretaria Estadual de Turismo para serem explorados nesta época do ano. Ocupando terras dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, a atração fica a cerca de 20 quilômetros de Sorocaba (120 km da capital paulista).

No início da colonização do Brasil, a área figurava como importante base para os bandeirantes que vasculhavam o interior em busca de ouro. Atualmente, o Morro de Araçoiaba -- “lugar onde o sol se esconde”, em tupi-guarani -- é ideal para caminhadas e escaladas. Do seu pico, a cerca de 970 metros de altitude, é possível enxergar grande parte da região. Na fazenda ficam os primeiros fornos de fundição da América Latina, construídos em 1591 e ainda preservados.

Clima é atração em Campos do Jordão

É hora de subir a serra Construções se destacam na “Suíça Brasileira”. Crédito da foto: Divulgação

De acordo com o Congresso Climatológico de Paris de 1957, a Estância Turística de Campos do Jordão -- 270 quilômetros de Sorocaba --, no Circuito Serra da Mantiqueira, é reconhecida como dona do “melhor clima do mundo”. Aliado às belas paisagens, tranquilidade, a charmosa arquitetura em estilo suíço-europeu, a “Suíça Brasileira” tem vocação natural para o turismo e atrai milhares de visitantes no outono e inverno. Entre os eventos culturais mais festejados, está o Festival de Inverno, que reúne anualmente grandes orquestras e músicos de destaque no Brasil e em outros países. O município conta com dezenas de hotéis, pousadas, lojas, restaurantes, bares, chocolaterias, bistrôs e pubs, além de atrações como parques e teleférico.

São Pedro se destaca pelas belezas naturais

Distante 140 quiômetros do Sorocaba, a Estância Turística de São Pedro integra o Circuito Serra do Itaqueri e é procurada por visitantes de todo o Estado em busca das belíssimas paisagens, cachoeiras no meio da cadeia de montanhas, fazendas e parques ecológicos. São muitas opções de lazer e aventura com práticas de esportes radicais e descanso para os turistas.

É hora de subir a serra Cachoeiras se destacam em meio à paisagem de São Pedro. Crédito da foto: Divulgação

Típica cidade do interior, São Pedro acolhe os visitantes com muita hospitalidade em seus diversos hotéis fazenda, além dos restaurantes, praças, parques, museus, eventos musicais, casarões antigos e igrejas. Fundada no século 19, por imigrantes italianos que colonizaram a região investindo na cafeicultura, a cidade - que de longe lembra um presépio napolitano - mantém suas tradições culturais e gastronômicas.

O Circuito Serra do Itaqueri é formado por mais 12 cidades: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Corumbataí, Charqueada, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição, Santa Maria da Serra e Torrinha.

Ecoturismo em Santo Antônio do Pinhal

É hora de subir a serra Vôo livre (foto), escalada e rapel são opções de lazer na Mantiqueira. Crédito da foto: Divulgação

Santo Antônio do Pinhal -- 260 km de Sorocaba --, uma estância climática vizinha de Campos do Jordão, no Vale do Paraíba, pertencente ao Circuito Turístico da Mantiqueira, é considerada uma das mais belas cidades do Brasil. Com diversas montanhas, picos, rios e vales, os visitantes têm no ecoturismo um dos pontos fortes. Não faltam opções também para quem busca aventura, em atividades como escalada, rapel, arvorismo, trilhas, off-road, voo livre, entre outras. A tradicional Festa do Pinhão, que acontece nos meses de maio a agosto, é ótima pedida para quem aprecia o fruto típico da região, além das barracas de comidas típicas, artesanato, apresentações e shows.

São Bento do Sapucaí: rústica e aconchegante

É hora de subir a serra Pedra do Baú é local mais conhecido de São Bento. Crédito da foto: Divulgação

Porta de entrada para a famosa Pedra do Baú -- que, ao contrário do que muitos pensam, não pertence a Campos do Jordão --, São Bento do Sapucaí fica a 300 quilômetros de Sorocaba e possui paisagem rústica com ar bucólico, repleta de casinhas simples, ruas de terras e os encantos naturais da Serra da Mantiqueira. também incluída na categoria de estância climática, a cidade possui pousadas charmosas e confortáveis escondidas em meio à vegetação nativa. Os amantes de esportes radicais encontram opções para praticar rapel, escaladas, caminhadas, voo livre, entre outras atividades. Os turistas podem ainda conhecer e comprar produtos do artesanato local da Associação Arte no Quilombo, formada por 80 artesãos que usam palha de bananeira sambentista, fruta cultivada na cidade, entre outros materiais.

Serra Negra: clima e água mineral

É hora de subir a serra Fontes de água mineral dão a Serra Negra o título de “Cidade Saúde”. Crédito da foto: Divulgação

Pertencente ao Circuito das Águas Paulistas, a Estância Hidromineral de Serra Negra fica a 170 quilômetros de Sorocaba. Possui inúmeras opções de lazer, além do saudável clima de montanha e fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas.

Em 1928, foi descoberta a riqueza radioativa das águas locais, e dois anos depois foi criado um pavilhão de hidroterapia ao lado da fonte. A qualidade das águas minerais deu a Serra Negra o título de “Cidade da Saúde”, pelo então Presidente da República, Washington Luís.

Com excelente infraestrutura, a cidade atrai turistas em busca dos recursos naturais e hidrominerais e do reconhecido comércio de produtos em lã e linha (malharias), vestuário e acessórios em couro, enxovais, presentes e artesanatos diversos, com preços acessíveis. Serra Negra também possui um forte turismo de negócios, devido aos grandes centros de convenções e rede hoteleira impecável para receber eventos corporativos.

O Circuito das Águas Paulistas é formada ainda pelas estâncias Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Socorro. (Secretaria Estadual de Turismo)

Galeria

Confira a galeria de fotos