Mix Turismo

Diferentes destinos turísticos no Brasil para curtir o inverno

Num país tropical e acostumado com sol e calor, o frio se transforma numa verdadeira atração turística
Para curtir o inverno
Do Sul ao Nordeste, o Brasil possui destinos para turistas de todos os gostos, desde a tradicional Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, até o improvável friozinho pernambucano de Garanhuns com seu concorrido Festival de Inverno. Crédito da foto: Divulgação

O inverno começa, oficialmente, em duas semanas, mas as baixas temperaturas já fazem parte do dia a dia do brasileiro, abrindo as portas para novas opções de passeios. Agora, a dica é colocar o casaco para curtir as serras, os festivais de música e a gastronomia em inúmeros e destinos turísticos diferenciados existentes em todas as regiões do Brasil.

Friozinho porreta

Para começar, uma surpresa para quem imagina as quatro estações com cara de verão o ano inteiro em todos os lugares do Nordeste. Lá, também há destinos para que gosta de curtir o friozinho do inverno. Em Guaramiranga, no Maciço do Baturité, a 100 km de Fortaleza, a agenda de inverno começa com os festejos juninos e continua com a virada cultural, mostra de teatro e shows folclóricos. A vizinha Pacotí encerra a temporada, em agosto, com o festival Café, Chocolate e Flores. O roteiro de clima ameno e paisagem singular na região serrana cearense tem atrativos históricos, culturais, de natureza e aventura.

Leia mais  Brasil divulga filmes que disputam indicação ao Oscar

O turista que gosta de fugir do óbvio também pode subir as serras de Gravatá e Garanhuns e se deliciar com o clima frio e atrações quentes nas noites do inverno pernambucano. Em sua 29ª edição, o Festival de Inverno de Garanhuns, na segunda quinzena de julho, é considerado um dos principais eventos culturais de Pernambuco e atrai turistas de todo o Brasil.

Destinos tradicionais

No Sul e no Sudeste estão os mais tradicionais destinos do inverno brasileiro. Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos e a dobradinha formada por Gramado e Canela, na serra gaúcha; São Joaquim e suas vizinhas da neve, na serra catarinense; a trinca Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro e Campos do Jordão (SP), na Serra da Mantiqueira, são alguns deles.

A histórica Ouro Preto (MG) realiza entre os dias 8 e 24 julho, o 52º Festival de Inverno, um dos mais tradicionais do Brasil. O evento conta com shows e exposições nas ruas de casario colonial e igrejas barrocas, além da tradicional cozinha mineira. A estação termal de Poços de Caldas, também em Minas Gerais, é um destino de inverno para quem gosta de relaxar nas águas quentes ou se aquecer nas noites com música e vinho. O Blues & Jazz Festival, entre os dias 22 a 24 de julho, terá como palco a Antiga Estação Ferroviária com os tradicionais chocolates, queijos e vinhos.

Para curtir o inverno
Gramado (SC) é opção para quem gosta de curtir as atrações do inverno; quem quer fugir dele pode experimentar Bonito (MS). Crédito da foto: Divulgação

Já a catarinense Joinville realiza seu 37ª Festival de Dança entre 16 e 27 de julho. O roteiro turístico integra dança, cerveja, gastronomia e arquitetura alemã. Em Blumenau, também de cultura europeia, o Festitalia, em julho, e Sabores de Santa Catarina, em agosto, são dois festivais dedicados à culinária durante o inverno, e seguem o clima do Internacional Beer Festival, no final de junho, para quem quiser antecipar o espírito da Oktoberfest, a maior de todas as festas do Estado, que será realizada em outubro.

Leia mais  No PSDB, ação para saída de Aécio divide Executiva

Banhos de cachoeiras, cavalgadas, queijos e vinhos com um toque nórdico são as principais características de Penedo, a antiga colônia finlandesa no Rio de Janeiro. O turismo romântico também faz parte dos dias frios de Visconde de Mauá (RJ) e Monte Verde (MG), ambas na Serra da Mantiqueira.

Entre as capitais, Curitiba é uma das mais frias e oferece atrações como parques urbanos, atividades culturais e gastronomia diversificada. A descida da Serra do Mar de trem até a histórica Morretes para degustar o barreado, prato típico local, é um dos programas de inverno favoritos de quem visita o Paraná.

Paraísos no Centro e Norte

Já no Centro Oeste, Bonito (MS) também é um dos paraísos de inverno para quem busca temperaturas amenas em contato com a natureza, além de poder nadar com os peixes nos rios e piscinas naturais. A serra do Tepequém (RR), a 200 km de Boa Vista, está entre os destinos mais frios da região Norte. (Da Redação)

Comentários

CLASSICRUZEIRO