Buscar no Cruzeiro

Buscar

Curitiba, no Paraná, é um destino cada vez mais cultural

12 de Setembro de 2018 às 16:00

Curitiba, cada vez mais cultural Curitiba também é conhecida pelo cuidado com o planejamento urbano e as extensas áreas verdes. Crédito da foto: Divulgação / Instituto Municipal de Turismo

Curitiba tem chamado a atenção dos turistas por sua cena cultural. São galerias, museus, feiras e novos espaços para exposições e restaurantes que reforçam a vocação da cidade para as artes e a gastronomia.

Um exemplo disso será a abertura, em 18 de outubro, da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, a segunda maior do tipo no País. O evento, que comemora 25 anos, terá como sede principal o Museu Oscar Niemeyer, conhecido como museu do olho, por seu formato. Mas a mostra deve se espalhar por galerias e chegar até a terminais de ônibus da capital.

Curitiba, cada vez mais cultural O Museu Oscar Niemeyer sediará a Bienal Internacional de Arte Contemporânea, a partir de 18 de outubro. Crédito da foto: Divulgação / Instituto Municipal de Turismo

A cidade mais populosa do Paraná também é conhecida pelo cuidado com o planejamento urbano e áreas verdes. Por isso também Curitiba acabou virando um dos lugares mais procurados para o turismo no Brasil. Há quem tenha que se acostumar com o clima, que em um mesmo dia consegue atingir todas as estações do ano! São muitas as atrações que Curitiba oferece aos visitantes. Aqui estão algumas dicas para aproveitar a viagem com a família ou amigos. Confira:

Jardim Botânico - Reserve o primeiro dia na cidade para conhecer um dos principais pontos, que homenageia uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital. O Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richibieter (nome da urbanista) foi inaugurado em 1991 e hoje é um dos lugares mais visitados de Curitiba.

Curitiba, cada vez mais cultural O Jardim Botânico é passeio obrigatório para quem visita a capital paranaense. Crédito da foto: Divulgação / Instituto Municipal de Turismo

O parque conta com área verde, além de abrigar diversas espécies de plantas do Brasil e do mundo expostas em áreas temáticas. Onde fica: rua Engo. Ostoja Roguski - Jardim Botânico (Entrada gratuita).

Museu Botânico - Localizado dentro do Jardim Botânico, o museu foi inaugurado em 1992 e oferece serviços de educação ambiental, conta com exposições e uma biblioteca destinada somente para consultas locais. Ele é o maior herbário do Estado do Paraná e um dos maiores do Brasil. Onde fica: rua Engo. Ostoja Roguski - Jardim Botânico (Entrada gratuita).

Parque MikeWood - Localizado no Bairro Cajuru, o parque que conta com oito mil metros quadrados de natureza e é uma opção para se divertir com a família. Lá pais e filhos podem brincar juntos, ter experiência com a natureza, as árvores e os animais, além de aprender sobre o meio ambiente e sua preservação. O local possui equipamentos de segurança e monitores. Onde fica: rua São Bartolomeu, 382, Cajuru.

Memorial Árabe - Com mais de 140 metros quadrados de área, o Memorial tem o formato de um cubo e está colocado sobre um espelho d’água. No seu interior sob um pedestal de mármore, está a escultura representativa do escritor Gibran Kalil Gibran. O espaço homenageia a cultura do Oriente Médio, e funciona como biblioteca especializada. Onde fica: praça Gilbran Khalil. (Entrada gratuita). (Da Redação, com informações da Folhapress)

Galeria

Confira a galeria de fotos