Buscar no Cruzeiro

Buscar

Curitiba e Campinas no top 10 do ranking mundial dos aeroportos

14 de Maio de 2019 às 06:01

Curitiba e Campinas no top 10 Aeroporto Internacional de Curitiba, com 8,37 pontos, é o 4° melhor entre 132 avaliados no mundo inteiro. Crédito da foto: Divulgação

O Brasil é o único país a ter dois aeroportos na lista dos dez melhores do mundo ao ranking internacional AirHelp Score 2019, divulgado na quinta-feira (9). O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), ficou em 4º lugar, enquanto o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), está na 10ª posição. O melhor do mundo é o Aeroporto Internacional Hamad, no Catar, seguido pelo Tóquio Haneda, no Japão, e pelo Internacional de Atenas, na Grécia.

Já as companhias aéreas nacionais não entraram no top 10. A Azul Airlines ficou no 29º lugar, enquanto a Gol Intelligent Airlines conseguiu a 58ª posição. A companhia aérea mais bem cotada no ranking foi a Qatar Airways, que também foi a melhor avaliada em 2018.

A análise levou em conta informações de voos da base de dados da AirHelp e centenas de pesquisas com passageiros. No total, cerca de 40 mil usuários contribuíram com a pesquisa, que contou com a participação de cerca de 2,5 mil brasileiros.

Lançado em 2015, o AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos. O ranking é produzido pela AirHelp, organização especializada em direitos de passageiros aéreos no mundo, já tendo ajudado mais de 10 milhões de clientes lesados por empresas aéreas a solicitarem reembolso por meio do seu site.

132 avaliados

Nesta edição, o ranking avaliou os 132 aeroportos mais conhecidos e mais utilizados do mundo. O critério de maior peso foi a performance em pontualidade, responsável por 60% dos pontos. Outros parâmetros analisados foram qualidade do serviço (20% dos pontos) e qualidade do varejo alimentação e lojas (20% dos pontos).

O Aeroporto Internacional Afonso Pena teve nota 8,4 para pontualidade dos voos, 8,4 para qualidade do serviço e 8,3 para qualidade do varejo, compondo pontuação final de 8,37. Viracopos recebeu nota 8,4 para pontualidade, 8,2 para qualidade do serviço e 7,9 para qualidade do varejo, com nota final de 8,25.

Além dos destaques entre os top 10, outros dez aeroportos brasileiros aparecem no ranking dos 50 melhores do mundo, como o de Recife (11º lugar), o de Brasília (13º), o Tancredo Neves Confins (15º), o Santos Dumont (17º), no Rio de Janeiro, e o Pinto Martins (19º), em Fortaleza. (Da Redação, com informações da Panrotas)