Turismo

Curitiba e Campinas no top 10 do ranking mundial dos aeroportos

Afonso Pena e Viracopos estão entre os melhores aeroportos do mundo
Curitiba e Campinas no top 10
Aeroporto Internacional de Curitiba, com 8,37 pontos, é o 4° melhor entre 132 avaliados no mundo inteiro. Crédito da foto: Divulgação

O Brasil é o único país a ter dois aeroportos na lista dos dez melhores do mundo ao ranking internacional AirHelp Score 2019, divulgado na quinta-feira (9). O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), ficou em 4º lugar, enquanto o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), está na 10ª posição. O melhor do mundo é o Aeroporto Internacional Hamad, no Catar, seguido pelo Tóquio Haneda, no Japão, e pelo Internacional de Atenas, na Grécia.

Já as companhias aéreas nacionais não entraram no top 10. A Azul Airlines ficou no 29º lugar, enquanto a Gol Intelligent Airlines conseguiu a 58ª posição. A companhia aérea mais bem cotada no ranking foi a Qatar Airways, que também foi a melhor avaliada em 2018.

A análise levou em conta informações de voos da base de dados da AirHelp e centenas de pesquisas com passageiros. No total, cerca de 40 mil usuários contribuíram com a pesquisa, que contou com a participação de cerca de 2,5 mil brasileiros.

Leia mais  Embratur lança ação para promover Brasil como destino turístico

Lançado em 2015, o AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos. O ranking é produzido pela AirHelp, organização especializada em direitos de passageiros aéreos no mundo, já tendo ajudado mais de 10 milhões de clientes lesados por empresas aéreas a solicitarem reembolso por meio do seu site.

132 avaliados

Nesta edição, o ranking avaliou os 132 aeroportos mais conhecidos e mais utilizados do mundo. O critério de maior peso foi a performance em pontualidade, responsável por 60% dos pontos. Outros parâmetros analisados foram qualidade do serviço (20% dos pontos) e qualidade do varejo alimentação e lojas (20% dos pontos).

O Aeroporto Internacional Afonso Pena teve nota 8,4 para pontualidade dos voos, 8,4 para qualidade do serviço e 8,3 para qualidade do varejo, compondo pontuação final de 8,37. Viracopos recebeu nota 8,4 para pontualidade, 8,2 para qualidade do serviço e 7,9 para qualidade do varejo, com nota final de 8,25.

Leia mais  Conheça os dez destinos para intercâmbio mais procurados pelos brasileiros

Além dos destaques entre os top 10, outros dez aeroportos brasileiros aparecem no ranking dos 50 melhores do mundo, como o de Recife (11º lugar), o de Brasília (13º), o Tancredo Neves Confins (15º), o Santos Dumont (17º), no Rio de Janeiro, e o Pinto Martins (19º), em Fortaleza. (Da Redação, com informações da Panrotas)

Comentários

CLASSICRUZEIRO