Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como manter seu gato entretido enquanto você está ausente?

Saiba o que você pode fazer para distrair seu felino durante a sua ausência.

05 de Outubro de 2020 às 12:17

Diferentemente dos cães, que costumam ter uma grande necessidade de interagir com o dono, os gatos são mais individualistas. Ainda assim, eles gostam de brincadeiras saudáveis. Eles são mais sutis, quietos e introspectivos na maneira de tratar o tutor, que, por sua vez, precisa conhecer e entender essas características para conseguir agradá-lo.

Esse jeito mais independente traz algumas vantagens. Uma delas é poder deixar seu gato de estimação sozinho em casa, sem muitas preocupações. Há quem acredite que fazer isso pode estressar o pet, porém, se trata apenas de um mito.

Os gatos podem ficar tranquilamente sozinhos em casa por alguns dias, desde que tenham fácil acesso à comida, à água fresca e à areia. Contudo, é preciso saber que não se deve pensar em economizar, pois, eles gostam que suas areias estejam limpas e seus potes bem cheios.

Também é preciso atentar-se a alguns detalhes para evitar acidentes enquanto você estiver fora. Desplugar as tomadas para evitar choques ou queimaduras, desligar o gás, travar bem as portas para que o gato não se tranque em algum cômodo e manter as janelas parcialmente fechadas e travadas são alguns deles.

Mesmo seu bichano lidando bem com a solidão, selecionamos algumas dicas para mantê-lo entretido em sua ausência. Confira!

Área de brincadeiras

É importante ter uma área reservada para seu gatinho brincar. Mesmo que não haja uma cômodo dedicado para o seu bichano, qualquer espaço disponível, por menor que seja, já serve.

Basta colocar um arranhador, com ou sem plataforma, que ele certamente irá brincar por várias horas. Caso ele goste de ver os passarinhos, outra medida que poderá atrair a atenção do seu gatinho é colocar um comedouro para aves do lado de fora da janela.

Amizades pets

Se o seu bichinho é “filho único”, talvez, você queira pensar na hipótese de adotar uma irmã ou irmão para ele. Contudo, saiba que a inclusão de um novo membro na família pode ser desafiadora no início, sobretudo, se o seu gatinho já for mais velho e sempre esteve habituado a ter o território todo para ele.

Puzzles e snacks

Um puzzle com comida pode ser uma excelente opção para manter seu bichinho ocupado. Existem muitos brinquedos deste tipo, como aqueles em formato de bola com pedaços pequenos de comida ou snacks dentro, que são desprendidos quando o seu gato descobre a maneira certa de removê-los, geralmente, girando para o lado certo.

Este tipo de puzzle faz bem para os músculos e estimula o cérebro do seu animal de estimação. Há muitas lojas especializadas que vendem esses brinquedos, que também podem ser facilmente encontrados na internet.

Sons reconfortantes

A música tem um poder muito grande e consegue, de certa forma, influenciar as pessoas. Com os animais, isso não é diferente. Se você perceber que seu gato responde a certos tipos de músicas, pode procurar mais melodias nesse mesmo estilo e deixar tocar baixinho no seu aparelho sonoro em casa. Vale a pena ressaltar que existem músicas feitas exclusivamente para os felinos.

Sistema de monitoramento

Com o avanço da tecnologia, já é possível que você consiga ver, ouvir e falar com seu gato para amenizar a solidão dele. Além de poder interagir com seu bichinho de estimação, você pode gravar vídeos para que ele possa ver mais tarde. O aparelho ainda possui um compartimento com snacks, que pode ser ativado de forma remota, oferecendo biscoitos ao pet.

Enfim, fique tranquilo, pois, certamente, seu gato estará muito bem sozinho em casa. Com certeza, ao longo do dia, ele vai tirar muitos cochilos longos, mas ter um ambiente incentivador, com brinquedos, distrações, música ou um companheiro, fará com que ele se sinta ainda melhor.