Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campos do Jordão além do inverno

22 de Abril de 2019 às 22:17

Campos do Jordão além do inverno Trilhas levam os visitantes a cenários deslumbrantes na Serra da Mantiqueira, entre cachoeiras, mirantes e muito verde. Crédito da foto: Divulgação

Embora seja mais visitada nos meses de inverno, Campos do Jordão é um destino turístico imperdível durante o ano inteiro. No final de abril, por exemplo, a Suíça Paulista realiza a Festa do Pinhão, um festival gastronômico que se prolonga por 11 dias e há 58 anos coincide com as comemorações de aniversário da cidade. Além da praça de alimentação recheada de pratos à base do fruto da araucária típica da região, o evento oferece espetáculos gratuitos à tarde e à noite, incluindo o mais tradicional festival de viola do país. Neste ano, a programação segue até 29 de abril.

[irp posts="107917" ]

 

Para quem prefere o contato direto com a natureza peculiar da Serra da Mantiqueira, a cidade mais alta do Brasil reserva passeios por paisagens exuberantes. São pelo menos cinco trilhas de diferentes índices de dificuldade, passando por cachoeiras e picos que podem ser percorridas a pé, a cavalo ou pedalando.

Cachoeira da Galharada - Ideal para quem não tem muita experiência nesse tipo de caminhada, a Trilha da Cachoeira da Galharada, localizada no Horto Florestal, tem 4,7 quilômetros. O trajeto passa por reservas de araucárias, pela Estação de Truticultura e Salmonicultura do Instituto de Pescas e termina na cachoeira que dá nome à trilha.

Campos do Jordão além do inverno Crédito da foto: Divulgação

Casa Redonda - Também conhecida como Trilha do Alto do Capivari, a Casa Redonda é outra boa opção para iniciantes. São 16 quilômetros de ida e volta, partindo da Vila Capivari. O trecho mais alto passa dos 1.700 metros acima do nível do mar. De lá, o trilheiro é recompensado com uma bela vista panorâmica de toda a região.

Rola Tronco - Caso o visitante já tenha alguma experiência em trilhas, uma boa opção é o roteiro do Rola Tronco. Escolhida pelos mais radicais, ela totaliza 11,5 quilômetros. Partindo da Fonte dos Milagres, na Vila Capivari, atravessa um trecho de floresta, onde é preciso transpor troncos soltos e raízes lisas. Para evitar acidentes e desvios, os trilheiros são aconselhados a utilizar os serviços de guias qualificados.

Campos do Jordão além do inverno Festa do Pinhão, na última quinzena de abril, mistura gastronomia típica da Mantiqueira e moda de viola. Crédito da foto: Divulgação

Três Matas - Com cerca de 8 quilômetros, a Trilha Três Maria é outra indicada para ciclistas. Considerada de média dificuldade, ela principia na estrada do Morro do Elefante. No trajeto há várias derivações que acabam retornando à principal. Um mirante a 1.750 metros proporciona descanso merecido enquanto se aprecia o vale verdejante. O caminho termina próximo a uma fonte de água mineral.

Campos do Jordão além do inverno Crédito da foto: Divulgação

Zig Zag - Uma das mais famosas trilhas de Campos do Jordão é a Zig Zag. Quem prefere pode vencer o trajeto a pé, porém o zig zag que serve para denominá-lo é opção também para aqueles que têm experiência em pedalar em terreno montanhoso. De acordo com a Prefeitura, o percurso é de média dificuldade. A parte inicial, cerca de 15 quilômetros, é uma descida com muitos obstáculos naturais. Com grande parte em pista de terra, ela termina no Vale do Lageado. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos