Buscar no Cruzeiro

Buscar

Brasília para turistas

29 de Abril de 2019 às 22:59

Brasília para turistas Ponte JK, no final do Eixo Monumental, com seus três arcos, é um dos inúmeros cenários imperdíveis da cidade. Crédito da foto: Divulgação / Agência Brasil

Ainda pouco conhecida como destino turístico, Brasília é repleta de atrações para quem aprecia arquitetura, artes plásticas, lazer a céu aberto e gastronomia. Vale lembrar que embora figurando entre as cidades caçulas -- completou 59 anos no último 21 de abril --, a capital federal ostenta dois títulos mundiais concedidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Pela sua concepção monumental e planejada, é reconhecida, desde 1987, como primeiro Bem Moderno do Patrimônio Mundial. Exatamente 20 anos depois, foi incluída pela mesma instituição na Rede de Cidades Criativas, com a denominação de Cidade do Design.

[irp posts="15867" ]

 

Para desfrutar todas as possibilidades que Brasília oferece é preciso extrapolar roteiros convencionais e partir para o turismo criativo. O tour pode ser feito a pé, de bicicleta (walking tour + bike tour) ou em ônibus double deck, com paradas em pontos estratégicos, que tornam o trajeto em uma experiência bastante peculiar.

Um dos setores da cidade que mais chamam a atenção é o Plano Piloto, com seu formato de avião, idealizado pelo urbanista Lúcio Costa. As ruas largas, quadras e setores organizados concentram os principais monumentos criados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, transformando a cidade em um grande museu a céu aberto.

Eixo monumental

Brasília para turistas Torre de TV (com mirante a 224 metros de altura), Pontão do Lago Sul, a Catedral Metropolitana e o Congresso Nacional são apenas algumas das inúmeras atrações do museu a céu aberto chamado Brasília. Crédito da foto: Divulgação / Agência Brasil

O Eixo Monumental, o “corpo do avião”, com 13 quilômetros, concentra a administração pública. Nas “asas”, com 16 quilômetros, estão as superquadras residenciais e comerciais. Na interseção dos eixos, ficam a rodoviária e a estação central do metrô. Ao norte e ao sul da Zona Central, estão os setores dispostos por atividades: comerciais, bancárias, hoteleiras, hospitalares, de autarquias, diversão, cultural, clubes, embaixadas e de rádio e tv, entre outras. Na extremidade do Eixo, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à área central, fica a belíssima Ponte Jk, sustentada por três arcos.

Praças e palácios

A leste do Eixo Monumental, a “cabine” do avião, ficam a Catedral Metropolitana, a Esplanada dos Ministérios, com destaque para os palácios do Itamaraty e da Justiça, que abrigam os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública. A Praça dos Três Poderes fica na mesma área, com seus respectivos palácios: Congresso Nacional (Legislativo), Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e Planalto (Executivo).

Brasília para turistas Crédito da foto: Divulgação / Agência Brasil

Ainda na praça ficam o Museu da História de Brasília, o Espaço Lúcio Costa, o Panteão da Pátria e o Pavilhão Nacional. A troca da bandeira gigante é feita mensalmente em solenidade militar. Próximo da Praça dos Três Poderes ficam os palácios da Alvorada e do Jaburu, residências oficiais do presidente e do vice-presidente da República.

Na cauda do avião

A oeste, na “cauda” do avião, estão o complexo da Torre de TV, com fonte luminosa e show de águas coloridas; a feira de artesanato e comidas regionais; o Teatro Funarte, o Clube do Choro, o Planetário, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e o Estádio Nacional Mané Garrincha. Do alto da Torre de TV, com 224 metros, o turista tem uma visão panorâmica do Plano Piloto.

Mais acima, na Praça do Buriti, está a administração do Distrito Federal, com destaque para o Palácio do Buriti, sede do poder Executivo. Mais adiante ficam os memoriais de Juscelino Kubitschek e dos Povos Indígenas, além da Praça do Cruzeiro, a Catedral Rainha da Paz e o Setor Militar Urbano, com o QG do Exército, além do Teatro Pedro Calmon, Concha Acústica e Praça dos Cristais. No interior dos prédios, obras de artistas renomados, como Athos Bulcão, Alfredo Volpi e Burle Marx, entre outros, que podem ser visitadas gratuitamente.

Atrativos naturais

Brasília para turistas Crédito da foto: Divulgação / Agência Brasil

Entre os atrativos naturais estão o Jardim Botânico, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek e o Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral. O Jardim Zoológico e o Lago Paranoá, que banha a cidade, também estão entre as áreas de lazer disputadas pelos visitantes. Na Ermida Dom Bosco, na beira do lago, o turista tem uma bela vista do pôr-do-sol. A Chapada Imperial é um destino de turismo rural, de natureza e aventura, com trilhas, cachoeiras e cozinha caipira. (Da Redação, com informações de Agência Brasil)

Galeria

Confira a galeria de fotos