Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aparecida reabre para os turistas e devotos

29 de Setembro de 2020 às 00:01

Aparecida reabre para os turistas e devotos Santuário Nacional e Passarela da Fé são as atrações principais. Crédito da foto: Divulgação

O Brasil possui um grande número de templos e santuários que anualmente atraem milhares de devotos. O Santuário Nacional de Aparecida, um dos campeões de visitação no mundo inteiro, reabriu as portas para fiéis e visitantes após a redução do número de casos de Covid-19. Observando os protocolos sanitarios, já é possível visitar todos os atrativos da cidade.

Situada a cerca de 260 quilômetros de Sorocaba, Aparecida detém diversos atrativos turísticos religiosos. O centro histórico é o coração da cidade e é ali que está a Basílica Velha, primeiro templo do País a ser reconhecido pelo Vaticano. Inaugurada em 1745, a igreja foi casa da imagem de Nossa Senhora Aparecida até o ano de 1982, quando foi transferida para o Santuário. Seu surpreendente estilo barroco está preservado e recebe visitantes diariamente. Atualmente, a participação dos fiéis está limitada a 40 pessoas por celebração.

A Passarela da Fé é um dos símbolos da cidade. Inaugurada no ano de 1971, a ponte liga a Basílica Velha ao Santuário Nacional e é o principal trajeto dos romeiros que visitam a cidade. Com quase 400 metros de extensão, seu formato em S homenageia a Santa Padroeira e milhares de devotos, anualmente, atravessam a ponte de joelhos para agradecer pelas intercessões de Nossa Senhora.

Muitos outros locais merecem uma visita, como a Cidade do Romeiro, o Morro do Presépio, o Museu Nossa Senhora Aparecida, o Campanário e o Circuito de Visitação à Cúpula. No entanto, a maior atração fica mesmo por conta do Santuário Nacional. Sua construção começou em 1946 quando a pedra fundamental foi lançada. A inauguração só aconteceu em 1982, com a trasladação da Imagem Milagrosa da Basílica Velha para a Basílica Nova. A Torre da Basílica pode ser vista desde a Rodovia Dutra e possui 107 metros de alturas. A Cúpula Central tem 70 metros e está instalada em quase 72 mil m² de área construída. Dentro, há quatro capelas internas - Santíssimo, Batismo, Ressurreição e Velas. A parte mais visitada e importante é o Nicho, onde se encontra a imagem original do século 17, que está em exposição diária para os devotos.

Aparecida ainda oferece passeios de bondinho aéreo, uma boa rede hoteleira e opções gastronômicas. (Da Redação)