Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vindima 2024

São Roque mantém viva a tradição da pisa da uva

No sábado será realizada a nona e última edição deste ano na vinícola Góes

06 de Fevereiro de 2024 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Pisa da uva resgata uma tradição milenar
Pisa da uva resgata uma tradição milenar (Crédito: ADMIR MACHADO)

A história das vindimas vem desde a Grécia antiga, quando a colheita e a pisa das uvas para fazer o vinho eram celebradas em festas que duravam dias. Hoje, a mesma alegria é resgatada nas vinícolas de São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba.

Todo começo de ano, os parreirais ficam carregados e as colheitas atraem turistas que querem experimentar uvas diretamente das videiras. Outra experiência bastante procurada é a pisa, que acontece em grandes tinas de madeira. Os visitantes são convidados a dançar a tarantela, pisoteando os cachos de uvas. Adultos e crianças se juntam na celebração animada promovida pelas vinícolas.

Na Vinícola Góes, por exemplo, a tradição é mantida há 17 anos. "A vindima é um evento mundial que faz parte da história da Humanidade, criado em razão das colheitas das uvas. As famílias se reuniam para fazer a colheita e depois confraternizavam com um belo almoço", comenta Cláudio Góes, diretor da Vinícola Góes.

Na Góes, a vindima é celebrada em evento que começa com uma recepção para os turistas com direito a antepastos, sucos de uva e espumantes. Eles recebem ainda chapéus e seguem até os parreirais em jardineiras abertas, onde guias vão contando um pouco da história da vinícola e curiosidades sobre a cidade, as uvas e os vinhos.

Já na fazenda, os grupos conhecem os processos industriais da vinícola, como são moídas e como é armazenado o mosto de uvas nos tonéis e a transferência do vinho para as barricas de carvalho francês.

Na sequência, os visitantes seguem para as parreiras, onde recebem cestas e tesouras para colher os cachos. É um momento de alegria que encanta os turistas e faz a alegria das crianças. As famílias, namorados e grupos de amigos aproveitam para fazer fotos e registrar a experiência.

O tour é finalizado com degustação orientada de vinhos e um brunch de queijos, quiches e embutidos para harmonizar o paladar com cinco rótulos diferentes.

Já foram promovidas oito vindimas na Góes desde janeiro e no próximo sábado (dia 10 de fevereiro) está agendada a última edição do ano. As consultas de preços e as inscrições para o evento devem ser feitas no link do Instagram oficial da vinícola.

Degustações

Todas as vinícolas do Roteiro do Vinho de São Roque fazem degustações de seus produtos e algumas oferecem experiências de harmonização e aulas sobre os vários tipos de vinhos, percepção de aromas e sabores para "educar" o paladar.

Na Fazenda Bagadá, por exemplo, uma especialista orienta a degustação dos vinhos Alma Galiza, que são produzidos na serra são-roquense, e outro de um produtor espanhol parceiro. É a oportunidade de conhecer rótulos locais autênticos feitos com uvas lorena, chardonnay, cabernet franc, moscato giallo e tempranillo, entre outras. "A fazenda está em expansão e logo teremos uma pousada aqui. Muita gente quer vir a São Roque e ficar uns dias, não apenas um bate e volta", diz Leodir Ribeiro, sócio da empresa.

Nos dias 10 e 12, a vinícola vai promover o Carnaval Peregrino, com caminhada pela manhã, degustação de vinhos e almoço típico espanhol com paella. As inscrições podem ser feitas pelo Instagram da vinícola.

Estadia e gastronomia

O Roteiro do Vinho de São Roque vem se diversificando nos últimos anos, com atrativos além das adegas e vinícolas. A gastronomia tem sido um dos destaques, com o surgimento de restaurantes de comida portuguesa, italiana, espanhola, japonesa, eslovena e, é claro, brasileira.

Outro crescimento é no setor de hotelaria. São vários projetos e obras em execução para "segurar" o turista na região, reduzindo os deslocamentos entre os vários atrativos do roteiro.

Hoje, uma das opções de hospedagem é a Pousada Villa Ártemis (Instagram @villaartemis), um espaço intimista, pet friendly, integrado à natureza, cercado de matas preservadas e perto dos principais restaurantes e centros de entretenimento. A pousada conta com 18 suítes, piscina com aquecimento solar, bicicletas disponíveis para os hóspedes, campinho de futebol, serviço de spa, restaurante vegetariano com café da manhã que privilegia produtos naturais e mais saudáveis, além de espaço para eventos.

Aliás, não faltam eventos temáticos em São Roque, que ganhou fama de Terra do Vinho no passado e até hoje atrai turistas de todo canto do Brasil. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos