Buscar no Cruzeiro

Buscar

SAFRA 2024

Colheita de uvas movimenta vinícolas de São Roque

Outro atrativo para os próximos finais de semana é a festa da vindima, com a pisa da uva

16 de Janeiro de 2024 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Turismo rural também atrai turistas a São Roque
Turismo rural também atrai turistas a São Roque (Crédito: ADMIR MACHADO)

O verão é tempo de colheita de uvas nas vinícolas de São Roque (SP). Os parreirais estão carregados de cachos em um verdadeiro espetáculo da natureza.

É nesta temporada que os turistas podem ter a experiência de colher e consumir uvas das videiras. Os frutos estão bem formados e muito doces.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, as vinícolas abrem suas plantações para os visitantes e oferecem atividades de colheita para consumo e também a tradicional festa da pisa da uva para a produção de vinhos e sucos.

Na Vinícola Don Patto, as colheitas tiveram início no último final de semana e prosseguem nos dias 20 e 21 de janeiro. Já a festa da vindima, com a pisa da uva, está marcada para os dias 25 de janeiro, 3, 4 e 11 fevereiro, em uma parceria com a Vinícola Casa da Árvore, que também fica no roteiro do vinho de São Roque.

Passeio em família

As colheitas atraem muitas famílias e casais. A programação da Don Patto, por exemplo, oferece café da manhã aos visitantes e depois eles recebem cestas, tesouras e chapéus para fazer a colheita das uvas.

"Com a colheita relembramos nossa tradição, que começou com a produção de vinhos pelos antepassados da família Patto. Os clientes amam participar", comenta o empresário Túlio Patto.

Vindima

Na festa da vindima, a vinícola promove de manhã um passeio de jardineira (ônibus antigo e estilizado), ida e volta, para os visitantes seguirem até os parreirais da Vinícola Casa da Árvore, que também realiza colheitas de uvas.

Durante o trajeto, guias fazem palestras e contam "causos" sobre a produção de uvas, sucos e vinhos na Terra do Vinho. No destino, os participantes acabam entrando no clima da festa e usam roupas típicas e dançam ao som de músicas italianas tradicionais.

"Casais, amigos, família com crianças; a vindima é um dos momentos mais aguardados. É uma festa de confraternização", diz Túlio. Após a pisa, a programação inclui almoço no restaurante italiano La Pasta da Don Patto. É um passeio para experimentar a vindima e guardar boas recordações.

Hospedagem

Para quem procura um programa ainda mais completo para um fim de semana, o ideal é buscar hospedagem no próprio Roteiro do Vinho, que também tem pousadas e hotéis próximos às vinícolas. É a chance de explorar mais e, com calma, todos os atrativos turísticos do lugar.

Uma das opções de estadia é o Sítio da Terra e Arte, chalés em ambiente rural, junto à natureza. São mais de 50 mil metros quadrados de área, com trilha, piscina, animais do campo como cavalo, ovelhas, coelhos e galinhas. A pousada tem ênfase na sustentabilidade, gerando sua própria energia e respeitando o meio ambiente.

Os hóspedes podem saborear comida caseira, petiscos, café da manhã com pães, bolos e geleias produzidas no sítio, além de produtos artesanais como mel, iogurte, queijos e ovos caipiras.

Mais informações sobre as colheitas, passeios, hospedagens, com valores e horários, podem ser obtidas nos sites e páginas do Instagram das vinícolas e pousadas. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.sorocaba)


 

Galeria

Confira a galeria de fotos