Buscar no Cruzeiro

Buscar

ROTA VERDE AZUL

Ilhabela oferece mais do que praias paradisíacas

Vida marinha, Mata Atlântica, história e boa gastronomia são outros atrativos dessa cidade do Litoral Norte paulista

14 de Novembro de 2023 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Canoa havaiana é um esporte em crescimento em Ilhabela
Canoa havaiana é um esporte em crescimento em Ilhabela (Crédito: REGINALDO PUPO )

Um cenário de encher os olhos é o que o turista se depara ao chegar em Ilhabela (SP), cidade localizada num arquipélago de natureza bastante preservada, rica em vida marinha, Mata Atlântica, história e gastronomia de excelência. O casario antigo do centro histórico, as praças e ruas bem cuidadas dão um charme especial ao lugar.

A cidade faz parte da Rota Verde Azul, uma iniciativa conjunta que reúne além de Ilhabela, as cidades de Ubatuba (SP), Paraty (RJ) e Angra dos Reis (RJ). A rota foi lançada em agosto e conta com o apoio das quatro prefeituras, bureaus de turismo e empresas de receptivo turístico, hotéis, pousadas e restaurantes.

As belezas de Ilhabela estão nas 42 praias tranquilas e no mar de um azul intenso, às vezes turquesa, outras vezes verde, que contrastam com as areias brancas. As águas sempre calmas formam piscinas naturais entre os rochedos, um convite ao mergulho.

Ilhabela tem história ligada a piratas e naufrágios de grandes embarcações. Um dos mais famosos, o luxuoso navio Príncipe das Astúrias, de construção inglesa, afundou na costa do arquipélago em 5 de março de 1916 durante uma tempestade. Há divergências de números, mas relatos apontam que dos 611 passageiros, apenas 164 sobreviveram. O navio transatlântico, construído no mesmo estaleiro do Titanic, descansa a 45 metros de profundidade. Toda a história dos naufrágios pode ser conferida no Museu Náutico da cidade, que guarda mais de 1.500 peças.

Para explorar o lugar, o turista pode se aventurar em passeios de escuna, iate e veleiro, usando as agências que oferecem o serviço de transporte náutico privado -- por exemplo, a Blue Charter. Até para ir a Ilhabela é possível contratar uma lancha para chegar mais rápido. O carro pode ficar em São Sebastião ou seguir com o motorista da empresa até o outro lado do canal na travessia de balsa. Aliás, o valor da balsa é de R$ 19 de segunda a sexta e de R$ 28,50 aos sábados, domingos e feriados.

Ecoturismo e esportes

Tem muita coisa para fazer em Ilhabela, além de se estirar ao sol nas praias charmosas do arquipélago. O turista pode aproveitar para fazer trilhas pela Mata Atlântica, tomar banho de cachoeira e observar pássaros (birdwatching) com guias especializados. Um dos destinos mais procurados é o Parque Estadual de Ilhabela, considerado patrimônio natural e reserva da biosfera pela Unesco. A melhor forma de explorar a região é contratar o passeio de um receptivo turístico, mesmo porque o trajeto exige veículos com tração 4x4. Uma das empresas é a Expedição Ilhabela, que oferece passeios por toda a ilha, inclusive para a praia de Castelhanos, destino muito procurado por quem ama praias isoladas.

Na mesma região do parque está a Cachoeira da Toca, onde o visitante encontra piscinas naturais para um banho energizante de água gelada e também pode provar uma cachaça artesanal produzida na propriedade. O Engenho da Toca, da década de 30, é o único que ainda produz a bebida na ilha.

Ilhabela é conhecida como a Capital Nacional da Vela e os esportes náuticos são bastante presentes nas praias. O turista consegue praticar stand up paddle, caiaque e até canoa havaiana, uma modalidade que vem crescendo nos últimos anos. São tantos participantes que o cidade já tem programado para dezembro mais uma prova em equipe, em um circuito que dá uma volta completa na ilha. Esse esporte pode ser experimentado no Paddle Club, que fica na Marina Porto Ilhabela.

Cama e mesa

A cidade dispõe de mais de 6 mil leitos de hospedagem. São hotéis e pousadas de várias categorias, desde os hotéis-boutiques superluxuosos até chalés mais rústicos, que priorizam a integração com a natureza do lugar. Um dos mais tradicionais da ilha é o Hotel Mercedes, que tem mais de 60 anos e está localizado na praia do Viana. São 55 apartamentos, em diferentes configurações, piscina com deck privativo de frente para o mar e outra piscina interna abastecida por água natural que vem de uma cachoeira. O restaurante Mero do hotel é destaque em pratos com frutos do mar.

Outra opção de hospedagem é o Hotel Porto Pacuíba Ilhabela, que também fica na praia do Viana. O hotel tem spa, academia com vista para o canal, piscina de borda infinita e aquecida, bar molhado, jardins e uma arquitetura inspirada em uma vila italiana. O restaurante Portofino do hotel oferece um cardápio com muitas opções de peixes, risotos e massas, aberto inclusive para não hóspedes.

A estadia também pode ser na Pousada Velas do Engenho Ilhabela, situada na praia Engenho D'água. De frente para o mar, a pousada tem apartamentos espaçosos, com varandas, e do lado de fora, piscina com cascata, quadra de beach tennis, espaço kids e um grande gramado usado para eventos. As refeições são feitas no restaurante Flamboyant, com cardápio diversificado de massas, frutos do mar e grelhados.

Não faltam opções para saborear a gastronomia da ilha. O turista vai encontrar ainda restaurantes "pé na areia" de excelente qualidade, como o Balena, na praia Siriúba, que serve casquinhas de camarão, ceviches e risotos de frutos do mar. Outros espaços gastronômicos de frente para o mar são o restaurante Prainha do Julião, na praia de mesmo nome. O cardápio é variado, mas peixes e frutos do mar são os destaques. Ao lado, o restaurante Cabana, do hotel TW Guaimbê, é outra opção para conhecer os sabores de Ilhabela, inclusive aquela moqueca tradicional caiçara.

Rota Verde Azul

O slogan da Rota Verde Azul é "Quatro cidades. Um destino", que resume a proposta de fomentar o turismo nos quatro municípios para além das praias, possibilitando experiências enriquecedoras com o ecoturismo, esportes, valorização da história, das comunidades locais e da cultura regional, além de destacar a gastronomia de qualidade.

O representante da Rota, Werner Benz, diz que cada cidade do roteiro tem suas belezas e potencialidades. "A ideia é fortalecer o turismo dos destinos envolvidos de forma conjunta e aumentar a exposição da rota nos mercados nacional e internacional", comenta Werner. Entre os planos está até a criação de um passaporte de benefícios para o turista que visita as cidades da nova rota turística entre São Paulo e Rio de Janeiro. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos