Cinco museus imperdíveis para conhecer em Istambul
Cidade turca mantém efervescência cultural para todos os públicos
Quando o assunto é museu, geralmente, as pessoas pensam na França e na Itália, locais onde há várias das obras mais famosas do mundo. Porém, há países que são tão ricos em acervos quanto os dois europeus, e esse é o caso da Turquia.
Localizada entre a Ásia e a Europa, a nação possui uma interessante mistura cultural com influências judaico-cristãs e islâmicas. Para quem planeja conhecer algo diferente, vale a pena incluir a Turquia na lista. Confira a seguir os principais museus deste país!
Museu de Arte Turca e Islâmica
Também chamado de Museu do Tapete, por conta de uma rica seção dedicada ao tecido, o Museu de Arte Turca e Islâmica está em um edifício construído em 1520. O museu em si foi aberto ao público em 1914, como uma forma de apresentar a história do povo turco.
Atualmente, o acervo exibe quase todos os períodos de arte islâmica, desde o Califado Omíada até agora. Há arte em pedra, madeira, cerâmica, vidros e muito mais. O prédio está em Istambul, no distrito de Fatih.
Museu Arqueológico de Istambul
As viagens para Turquia também devem incluir o Museu Arqueológico de Istambul, que tem fama de ter um dos maiores acervos de peças de antiguidade. Inaugurado em 1891, ele foi o primeiro museu do país.
Antes de visitá-lo, é importante saber que ele possui três partes: os Museus Arqueológicos, onde tem uma enorme coleção de sarcófagos, incluindo o de Alexandre, O Grande. Há ainda a coleção de arte oriental, com descobertas acádias, sumérias e egípcias. A terceira parte é um acervo de jóias e cerâmica.
Museu de Arte Moderna de Istambul
Para quem acredita que na Turquia só há monumentos antigos, este lugar pode surpreender. Aberto ao público em 2004, o Museu de Arte Moderna de Istambul é um respiro de contemporaneidade para turcos e estrangeiros.
O local está instalado em um antigo armazém, à beira do rio Bósforo e tem dois pisos. Em geral, o museu conta com exposições de artistas turcos, mas também é possível ver outras artes, especialmente em exposições temporárias. Para muitos, um dos aspectos mais legais do museu é o café e o restaurante. Então, quem está pensando em programar uma visita, nem precisa se preocupar em onde irá comer, já que no próprio atrativo há várias opções. Sem contar que todo o espaço é circundado por uma varanda, o que rende muitas fotos.
Museu Pera
Apesar de não estar na lista de todos os turistas que visitam Istambul, o Museu Pera pode ser um dos pontos mais interessantes da cidade. O atrativo está localizado em um antigo hotel que foi construído em 1893. No total, há três andares, e mesmo que não seja tão grande quanto outros museus, surpreende a todos.
O acervo é composto principalmente por pintores famosos dos séculos 17 a 19. Lá é possível encontrar, por exemplo, obras icônicas de Rembrandt, Pablo Picasso e Goya. Vale notar ainda que o museu está em uma grande avenida e, por isso, é de fácil acesso.
Museu dos Mosaicos do Grande Palácio
Para quem deseja mergulhar mais na história da Turquia, é interessante considerar uma visita a esse atrativo. Lá os visitantes podem conhecer o Mosaico do Grande Palácio, considerado uma das mais belas paisagens da Antiguidade.
Esse museu está dentro do complexo da Mesquita Azul, que costuma estar no roteiro da maioria dos turistas. Durante o passeio, é importante dedicar alguns minutos para observar cada detalhe das obras, já que, além de serem bonitas, elas ajudam a contar a história do mundo.
Bônus: Museu do Brinquedo de Istambul
As famílias que viajam com crianças para a Turquia também irão se divertir no Museu do Brinquedo. Enquanto os adultos voltam à infância, os pequenos aprendem sobre como os pais e avós brincavam antigamente, e se encantam com as novidades, não tão novas assim.
O museu tem brinquedos de mais de 40 países, de diferentes épocas e materiais. Vale a pena dar uma chance à criança interior e embarcar nessa volta ao passado tão diferente.
Como se percebe, atrativos culturais não faltam em Istambul. Além de belíssimas catedrais, mirantes e monumentos, a cidade turca mais popular possui vários museus, com artes antigas e modernas. Há inclusive um museu que conta a história dos brinquedos, e que costuma agradar públicos de todas as idades.