Sabores de inverno
Pinhão é a estrela na culinária da Serra da Mantiqueira
semente da araucária pode ser apreciada pura, cozida, em pratos sofisticados ou mesmo em sobremesas
Ainda dá tempo para aproveitar as delícias preparadas com pinhão na Serra da Mantiqueira. Todo ano, nesta época, as sementes das araucárias se transformam em atrativo gastronômico.
A semente serve de base para muitos preparos, desde o consumo apenas cozido até em pratos sofisticados.
Em Santo Antônio do Pinhal (SP), no coração da Mantiqueira, o pinhão é a estrela das estações mais frias e tem até um festival todos os anos, assim como a truta, outra iguaria da região. De quebra, a serra fica mais bonita no outono e no inverno, com as baixas temperaturas.
O evento deste ano foi realizado entre 15 de abril e 1° de maio, mas alguns restaurantes ainda oferecem pratos com pinhão e até sobremesas. É o caso do restaurante Donna Pinha (Instagram @donnapinha), que prestigia a semente até no nome e mantém seu próprio festival até amanhã (31).
A aguardada época do pinhão se confunde com a trajetória e história de vida da chef Anouk Migotto, proprietária do Donna Pinha, por mais de duas décadas.
Anouk é fã declarada do alimento e se dedica a apresentar novas versões, a cada ano, para esta curiosa e nutritiva iguaria que não é colhida, e sim "catada" no chão. De tão importante para a região, tem a sua safra protegida pela lei.
No restaurante, o festival já está em sua 21ª edição e a chef capricha nos preparos com carne, peixe, massas, risotos, além de entradas, como o quibe de pinhão na opção vegana e sobremesas.
“O pinhão é realmente versátil e delicioso. Para nossa região significa abundância e prosperidade para todos. Um presente da natureza”, diz a chef.
“Já ouviram falar da Sapecada? Joga-se o pinhão na fogueira, geralmente nas noites frias, entre amigos e familiares. A Mantiqueira toda se veste de dourado no outono com o ciclo do pinhão”, comenta Anouk.
O restaurante fica aberto todos os dias para almoço e para o jantar às sextas e sábados.
Sustentabilidade
Para proteger o pinhão, existe uma portaria do Ibama que trata da proibição da coleta, comercialização e consumo dessa semente até dia 15 de abril.
Os especialistas dizem que o Defeso do Pinhão foi instituído para que os animais consigam fazer a dispersão das sementes e, desta forma, garantir o desenvolvimento de novas mudas de araucária e aumentar a população. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.sorocaba)
Galeria
Confira a galeria de fotos