Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sabores de inverno

Pinhão é a estrela na culinária da Serra da Mantiqueira

semente da araucária pode ser apreciada pura, cozida, em pratos sofisticados ou mesmo em sobremesas

30 de Maio de 2023 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O prato de truta com pinhão é a combinação de dois ícones da região
O prato de truta com pinhão é a combinação de dois ícones da região (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Ainda dá tempo para aproveitar as delícias preparadas com pinhão na Serra da Mantiqueira. Todo ano, nesta época, as sementes das araucárias se transformam em atrativo gastronômico. 

A semente serve de base para muitos preparos, desde o consumo apenas cozido até em pratos sofisticados. 

Em Santo Antônio do Pinhal (SP), no coração da Mantiqueira, o pinhão é a estrela das estações mais frias e tem até um festival todos os anos, assim como a truta, outra iguaria da região. De quebra, a serra fica mais bonita no outono e no inverno, com as baixas temperaturas.

O evento deste ano foi realizado entre 15 de abril e 1° de maio, mas alguns restaurantes ainda oferecem pratos com pinhão e até sobremesas. É o caso do restaurante Donna Pinha (Instagram @donnapinha), que prestigia a semente até no nome e mantém seu próprio festival até amanhã (31).

A aguardada época do pinhão se confunde com a trajetória e história de vida da chef Anouk Migotto, proprietária do Donna Pinha, por mais de duas décadas. 

Anouk é fã declarada do alimento e se dedica a apresentar novas versões, a cada ano, para esta curiosa e nutritiva iguaria que não é colhida, e sim "catada" no chão. De tão importante para a região, tem a sua safra protegida pela lei. 

No restaurante, o festival já está em sua 21ª edição e a chef capricha nos preparos com carne, peixe, massas, risotos, além de entradas, como o quibe de pinhão na opção vegana e sobremesas. 

“O pinhão é realmente versátil e delicioso. Para nossa região significa abundância e prosperidade para todos. Um presente da natureza”, diz a chef. 

“Já ouviram falar da Sapecada? Joga-se o pinhão na fogueira, geralmente nas noites frias, entre amigos e familiares. A Mantiqueira toda se veste de dourado no outono com o ciclo do pinhão”, comenta Anouk. 

O restaurante fica aberto todos os dias para almoço e para o jantar às sextas e sábados.

Sustentabilidade

Para proteger o pinhão, existe uma portaria do Ibama que trata da proibição da coleta, comercialização e consumo dessa semente até dia 15 de abril. 

Os especialistas dizem que o Defeso do Pinhão foi instituído para que os animais consigam fazer a dispersão das sementes e, desta forma, garantir o desenvolvimento de novas mudas de araucária e aumentar a população. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos