Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nascente do Ipiranga

Aula de natureza e história do Brasil

Passeio guiado no Jardim Botânico de São Paulo e visita ao zoológico são dicas para o feriado de 7 de Setembro

05 de Setembro de 2022 às 23:42
Cruzeiro do Sul [email protected]
O ponto de encontro no pergolado situado em frente à bilheteria do Jardim Botânico de São Paulo
O ponto de encontro no pergolado situado em frente à bilheteria do Jardim Botânico de São Paulo (Crédito: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO)

Neste 7 de setembro, o Jardim Botânico de São Paulo vai oferecer uma experiência exclusiva aos visitantes. Além de educativa, a atividade é a oportunidade de uma imersão na Mata Atlântica em recuperação e preservada do parque.

Às 10h, com ponto de encontro no pergolado situado em frente à bilheteria do parque, a equipe de educação do Jardim Botânico acompanhará os visitantes até a "Trilha da Nascente", onde brotam as águas do riacho do Ipiranga.

Em uma trilha de 360 metros de extensão, com três áreas de observação, o visitante vai percorrer inicialmente um trecho de mata em recuperação, seguindo para uma área com elevada diversidade de espécies de plantas como samambaias, bromélias e orquídeas, além de grandes árvores, onde se pode até observar macacos que vêm comer os frutos das árvores, preás, cotias e pássaros que se abrigam nas copas. No final do percurso está uma das nascentes do histórico riacho do Ipiranga.

Com um deque de madeira apoiado em uma estrutura de eucalipto de reflorestamento tratado, a trilha, utilizada anteriormente apenas para pesquisa científica, foi projetada pelo arquiteto José Paulo Ganzelli, de forma a não causar impactos negativos na mata, pois é totalmente elevada em toda sua extensão, chegando a atingir quatro metros de altura em alguns trechos, o que evita contato do visitante com o solo.

A visita guiada também acontecerá no domingo, dia 11 de setembro, no mesmo horário.

Novos bichos no zoo

Neste feriado, o visitante pode estender a visita para conhecer as novidades no Zoológico de São Paulo. São dois novos grupos de papagaios: um com 11 papagaios-do-peito-roxo e quatro papagaios-chauá. Todos vieram de um Centro de Triagem de Animais Silvestres de Juiz de Fora, passaram por exames, fizeram quarentena, e agora já podem ser visitados no parque.

Ambas as espécies estão ameaçadas de extinção e, em breve, o zoo iniciará um projeto de conservação das espécies, seguindo todos os protocolos de manejo ideais para as espécies.

O público também poderá conhecer a "Linda", outra nova moradora do zoo. É uma jovem harpia, de três anos, nascida na Fundação Lymington, uma instituição que trabalha com conservação de aves no interior de São Paulo, a qual está encerrando suas atividades.

Serviço

O Zoo de SP abre todos os dias, das 9h às 17h. O Jardim Botânico abre de terça a domingo, e feriados, no mesmo horário. Os ingressos dos dois parques podem ser comprados antecipadamente com desconto no site www.zoologico.com.br (Da Redação, com informações de @sigaomapa.blog)

Galeria

Confira a galeria de fotos