Comida caiçara
Sabores da praia
Festival gastronômico revela a boa mesa do Litoral Norte de São Paulo
Além das belas praias, natureza preservada e da ampla infraestrutura hoteleira, o Litoral Norte de São Paulo também é destaque como polo de gastronomia, principalmente da culinária regional que, cada vez mais, ganha espaço e reconhecimento na mesa dos brasileiros.
Essa diversidade de pratos será o foco do 1º Festival Gastronômico do Litoral Norte - Sabores da Praia, que será realizado entre os dias 2 de dezembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023, em plena alta temporada.
O evento nasce como o maior do Brasil em duração. Serão quase três meses em que o mercado gastronômico e patrocinadores poderão expor suas marcas e produtos para um público estimado de 3,5 milhões de turistas, além da população fixa, de cerca de 350 mil pessoas.
O festival vai reunir as quatro cidades do Litoral Norte do Estado de São Paulo: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, com o objetivo de apresentar e promover experiências gastronômicas para o público em geral e formadores de opinião.
O evento, no modelo indoor, terá a participação dos principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, docerias, cervejarias e produtores artesanais da região.
"O modelo indoor possibilita que os estabelecimentos participantes possam ter o controle da qualidade de seus alimentos e da segurança alimentar, além de possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares, já que festivais realizados em praça pública não oferecem uma estrutura adequada para o preparo de alimentos, além da geração de muito lixo, como pratos, talheres e copos descartáveis", comenta Jéssica Aquino, gerente de marketing da Sabores da Praia.
A estimativa da organização é de participação de cerca de 150 a 180 restaurantes e afins nos quatro municípios da região. As inscrições vão até o dia 28 de outubro e informações sobre adesão ao festival podem ser solicitadas por meio do Instagram @saboresdapraiabr.
Durante o festival, todos os estabelecimentos participantes receberão uma identificação visual padronizada, identificados por meio de selos, displays de mesas, banners e cavaletes expositores de propaganda, nos quais também serão inseridos a logomarca dos patrocinadores. Desta forma, os turistas localizarão com facilidade os locais participantes do evento.
Gastronomia regional
"Nosso objetivo não é atrair turistas, já que o evento será realizado em plena temporada de verão. Nem vender pratos, uma vez que os estabelecimentos gastronômicos estarão com alta demanda nesta época. Nosso principal objetivo é divulgar a gastronomia regional mundo afora, aproveitando a visibilidade da grande mídia, que nesta época do ano volta seus holofotes para o Litoral Norte. Além disso, será um atrativo extra para os turistas que viajarem para a região, já que nessa época não existe nenhum festival gastronômico", diz Jéssica Aquino.
Os pratos terão criação exclusiva para o festival, com preços acessíveis, tudo para divulgar a qualidade e a diversidade de sabores criados pelos chefs de cozinha. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.blog)
Galeria
Confira a galeria de fotos