Buscar no Cruzeiro

Buscar

PASSEIO & BOA MESA

Muito além das vinícolas

Roteiro do Vinho de São Roque se consolida como polo gastronômico

26 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
As opções são tantas que o turista não consegue conferir todas num dia só
As opções são tantas que o turista não consegue conferir todas num dia só (Crédito: FOTOS: ADMIR MACHADO)

Hoje não são só as vinícolas que fazem sucesso no Roteiro do Vinho de São Roque, cidade vizinha a Sorocaba. O circuito reúne muitos restaurantes e espaços de gastronomia dos mais variados.

Os turistas encontram casas com cardápios da culinária portuguesa, italiana, espanhola, japonesa, comida caipira e de fazenda. Os restaurantes viraram ponto de encontro de muita gente que vem da região, de São Paulo e até de outros Estados.

As vinícolas, com suas adegas e empórios, já despertavam o interesse dos visitantes há muito tempo, mas agora, a gastronomia ganhou força e se transformou em um novo atrativo. Além de degustar o vinho, o turista quer sentar à mesa, saborear bons pratos e curtir o clima de montanha.

Pacote completo

Para agradar aos clientes, os restaurantes e vinícolas estão agregando áreas de lazer para crianças e espaços pet. Assim, a família pode desfrutar do passeio com mais diversão e opções de entretenimento.

É comum encontrar famílias inteiras, acompanhadas de seus bichinhos de estimação nos espaços de lazer e restaurantes nos finais de semana. O circuito recebe ainda muitos ônibus de excursão. O trânsito chega a ficar congestionado nas estradinhas que serpenteiam as montanhas de São Roque.

Menu variado

Além das tradicionais casas de comida portuguesa e italiana, como a Cantina Tia Lina, Quinta do Olivardo e Vila Don Patto, o visitante pode saborear pratos da culinária espanhola na Alma Galiza, ou quem sabe comida japonesa no recém-inaugurado Taki Sushi. Se procura comida gaúcha, o turista encontra o novo Henrique Restaurante, e se a opção for pratos da culinária tropeira, o visitante tem o Perez do Arizona. Também tem parrilla e fondue na Casa Araucária, comida de fazenda no restaurante Itacolomy, pizzas ao melhor estilo napolitano na pizzaria Port’Alba, lanches e grelhados no Obará.

Para completar o passeio gastronômico pelo Roteiro do Vinho, o turista ainda pode saborear cardápio à base de alcachofra no Quintal das Alcachofras e tomar um café especial no Terroir d’Amis.

Degustação de vinhos

São Roque ainda é bastante conhecida como Terra do Vinho em São Paulo e muitos turistas chegam para saborear a bebida que deu fama à cidade. Além dos tradicionais vinhos de mesa da região, o visitante encontra uma vasta linha de vinhos de uvas europeias como cabernet sauvignon, tannat e merlot, entre outras.

A degustação de vinhos pode ser feita em todas as vinícolas. Algumas oferecem também palestra e visitação guiada aos parreirais. É o caso, por exemplo, das vinícolas XV de Novembro e Góes, uma experiência interessante para quem quer saber mais sobre a história e aprender a perceber as nuances dos vários tipos de vinho.

Hospedagem

São tantas as opções gastronômicas, que o turista não consegue conferir todos os lugares de interesse em um só dia. Por isso, o ideal é buscar uma pousada no roteiro e programar os passeios.

Há pousadinhas com localização estratégica, perto dos principais endereços de restaurantes e centros de entretenimento. Entre elas, a Pousada Villa Ártemis, Sítio Terra e Arte, chalés do Centro de Pesca Taquari e do Olivardo.

Mas nada impede de fazer um bate-volta e, a cada passeio, descobrir um novo espaço gastronômico, ao melhor estilo slow-food, com calma e tempo para curtir os sabores e aromas de São Roque. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.blog)


Galeria

Confira a galeria de fotos