Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inverno Quente

Roteiro do Vinho oferece opções de pousadas e boa gastronomia

Pertinho de Sorocaba, São Roque é ideal para curtir a temporada mais fria do ano

05 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O Bar de Gelo é uma divertida opção para experimentar um frio de verdade: -25º C
O Bar de Gelo é uma divertida opção para experimentar um frio de verdade: -25º C (Crédito: ADMIR MACHADO / DIVULGAÃ?Ã?O)

 

O inverno é ideal para buscar aconchego e passar bons momentos em clima de montanha, saboreando delícias culinárias que esquentam o corpo e a alma. Para isso, os turistas das regiões metropolitanas de São Paulo e de Sorocaba não precisam ir tão longe para viver essa experiência. Tudo está no Roteiro do Vinho, em São Roque.

Um circuito bem diversificado pode começar com a estadia dentro da rota das vinícolas e restaurantes, uma estratégia do viajante que quer aproveitar o passeio com mais tempo, tranquilidade e conforto. E não faltam opções de hotéis e pousadas.

Próximo aos principais pontos de interesse do Roteiro do Vinho, o Centro de Pesca Taquari (www.centrodepescataquari.com.br) tem chalés de alvenaria e de madeira, além de boa estrutura de lazer com piscina, campo de minigolfe, playground e, é claro, um grande lago para quem curte uma boa pescaria, disponível 24 horas.

Os chalés estão instalados numa encosta e oferecem ampla visão panorâmica, ar puro e contato com natureza do lugar. A pousada tem tarifas de R$ 400 a diária para casal, com café da manhã.

Fondues para aquecer

A estação mais fria do ano pede comidas quentinhas e agradáveis, como os famosos fondues, tão procurados em destinos clássicos de inverno como Campos do Jordão (SP) e Monte Verde (MG).

Se o turista planeja curtir a noite no roteiro, uma opção de fondue de queijo está na Casa Araucária (Instagram @acasaaraucaria), também especializada em parrilla. O restaurante fica dentro do Parque Vinícola Góes e funciona às sextas, sábados e domingos. O fondue para casal acompanha filé mignon, frango, alcachofra, brócolis, minibatatas e pães. E nada melhor do que um bom vinho da casa para harmonizar.

Para os chocólatras, a opção é saborear as delícias doces do fondue da chocolateria Caracol (@caracol.saoroque), que traz o puro chocolate de Gramado. São duas opções do produto: o minifondue, que acompanha pedaços de morango, uva, brownie e marshmallow, prato suficiente para duas pessoas; e, o fondue na taça, com lascas de morango, uva e banana. A casa funciona das 10h às 20h.

Gastronomia italiana

Se bateu aquela fome no almoço, o turista pode experimentar gostosuras da culinária da Itália na Cantina Tia Lina (@cantinatialina), que funciona de terça a sexta, das 11h30 às 15h30 e, aos sábados e domingos, das 11h30 às 17h.

Sob o comando da chef de cozinha Lina Sgueglia de Góes, matriarca da família, a cantina é muito tradicional no Roteiro do Vinho e atrai clientes de todo canto. Foi o primeiro restaurante do circuito, portanto, tem muita história dedicada à gastronomia de qualidade.

No cardápio, pratos como o rondelli de quatro queijos com alcachofra é um dos carros-chefe da casa. Mas também tem a coxa de frango desossada e recheada, nhoque, ravióli, conchiglia, berinjela à parmegiana, canelone e outras massas, carnes e saladas. O restaurante ainda conta com empório e uma área de recreação, com lago com pedalinho e instalações de arvorismo.

Bar de gelo

Outra dica de passeio de inverno no roteiro é o Ice Bar Torquay, que fica na destilaria e cervejaria Estilla (www.estilla.com.br). É uma experiência de enfrentar uma sensação térmica de -25°C. As pessoas recebem roupas especiais e encaram o frio intenso do ambiente em um open bar divertido com escorregador, trono e bonecos de gelo para tirar fotos e fazer vídeos. Vale a pena sentir o rigor de um inverno realmente congelante. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.blog)

Galeria

Confira a galeria de fotos