Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tradição oriental

São Paulo retoma o Festival das Estrelas

Bairro da Liberdade realiza em julho o Tanabata Matsuri, seu maior evento japonês de rua

14 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Os tradicionais tambores Taikô são uma das apresentações mais aguardadas
Os tradicionais tambores Taikô são uma das apresentações mais aguardadas (Crédito: LUCI JUDICE YIZIMA / DIVULGAÇÃO)

O festival Tanabata Matsuri terá a sua 43ª edição no bairro da Liberdade, em São Paulo, com expectativa de receber mais de 200 mil pessoas no final de semana dos dias 9 e 10 de julho, das 10h30 às 18h. Promovido pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal), o evento conta com uma variada programação cultural que inclui apresentações musicais, dança, arte e muita gastronomia japonesa.

Conhecido no Brasil como Festival das Estrelas, o Tanabata Matsuri é uma tradição oriental do século 11. É realizado em São Paulo desde a década de 70, atraindo visitantes de todo o País para fazer seus pedidos por meio de fitas coloridas de desejos, que simbolizam uma história de amor milenar.

Lenda milenar

O colorido dos figurinos encanta os visitantes; desta vez são esperados mais de 200 mil - LUCI JUDICE YIZIMA / DIVULGAÇÃO
O colorido dos figurinos encanta os visitantes; desta vez são esperados mais de 200 mil (crédito: LUCI JUDICE YIZIMA / DIVULGAÇÃO)

Segundo a lenda japonesa, criada há mais de quatro mil anos, Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial, certo dia, diante de seu tear, viu passar um rapaz conduzindo um boi e por ele se apaixonou. O pai consentiu o casamento dos dois jovens.

Porém, em matrimônio e totalmente dominados pela paixão, ambos se descuidaram de seus afazeres normais e o pai, indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea, permitindo que o casal se reencontrasse apenas uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprissem a ordem do pai: atender aos pedidos vindos da Terra.

Segundo a mitologia japonesa, Orihime é representada pela estrela Vega e o rapaz pela estrela Altair, que fica do lado oposto na galáxia -- duas estrelas que realmente só se encontram uma vez por ano.

Este fenômeno astronômico deu origem à lenda, acreditando-se também que as demais estrelas e corpos celestes do céu, como cometas e estrelas cadentes, formem nessa época uma ponte na Via Láctea, chamada de Ama-no-Gawa, “Rio Celestial”, possibilitando que os apaixonados possam atravessar a galáxia para se reencontrarem.

Retorno pós-pandemia

O Festival das Estrelas remonta a uma milenar lenda da mitologia japonesa - LUCI JUDICE YIZIMA / DIVULGAÇÃO
O Festival das Estrelas remonta a uma milenar lenda da mitologia japonesa (crédito: LUCI JUDICE YIZIMA / DIVULGAÇÃO)

No Brasil, o Festival das Estrelas é realizado desde 1979, sempre no mês de julho e na Praça da Liberdade-Japão, em São Paulo. Em 2020, por conta da pandemia, foi promovida a versão digital do evento, com apresentações on-line e drive-thru para as pessoas fazerem seus pedidos de dentro dos carros. Em 2021, também por conta da pandemia, a festividade novamente não foi realizada.

Para julho deste ano, seguindo os mesmos moldes das edições passadas, as ruas do bairro da Liberdade e a Praça da Liberdade-Japão serão decoradas com dezenas de bambus gigantes, com aproximadamente 13 metros de altura, além de centenas deles em tamanho menor, com cerca de 2 metros, os quais recebem a ornamentação dos enfeites coloridos de papel, simbolizando as estrelas. Neles é que são pendurados os pedidos com os desejos a serem entregues aos deuses.

Shows e oficinas

Centenas de bambus são decorados com enfeites coloridos de papel com os pedidos a serem entregues aos deuses - LUCI JUDICE YIZIMA / DIVULGAÇÃO
Centenas de bambus são decorados com enfeites coloridos de papel com os pedidos a serem entregues aos deuses (crédito: LUCI JUDICE YIZIMA / DIVULGAÇÃO)

Durante o Tanabata Matsuri, as ruas da Liberdade tornam-se palco de shows e danças folclóricas, com a participação de centenas de dançarinos voluntários de diversas associações. Há, também, oficina de origami, além de apresentações com os tradicionais tambores Taikô.

Toda a programação cultural é gratuita e concentrada em torno da Praça da Liberdade-Japão.

Integração da comunidade

A Acal foi instituída com a finalidade de proporcionar a integração entre os interesses dos comerciantes e os dos moradores; o aprimoramento cultural, socioambiental e ecológico; a prestação de serviços assistenciais; bem como o melhoramento das condições de vida de sua comunidade.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.acalliberdade.org.br (Da Redação, com informações de @sigaomapa.blog)

Galeria

Confira a galeria de fotos