Buscar no Cruzeiro

Buscar

Baleia à vista

Baleias vão ao litoral para ter filhotes e atraem turistas

Observação dos cetáceos atrai turistas ao Litoral Norte de São Paulo entre junho e novembro

07 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cerca de 300 baleias, em média, passam pelas águas da região durante a temporada, vindas das águas geladas do sul.
Cerca de 300 baleias, em média, passam pelas águas da região durante a temporada, vindas das águas geladas do sul. (Crédito: JULIO CARDOSO / PROJETO BALEIA À VISTA)

O litoral brasileiro tem um atrativo a mais todos os anos, entre os meses de junho e novembro, período em que é possível observar as baleias que passam pela região para ter seus filhotes. Um dos pontos mais frequentados pelos cetáceos é o litoral de São Paulo, mais precisamente as praias ao norte de Santos.

As cinco cidades que integram o Circuito Litoral Norte (www.circuitolitoralnorte.tur.br), Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, vêm registrando números recordes de avistamento de baleias e outros cetáceos, como golfinhos e botos.

A chamada Rota das Baleias recebe um número cada vez maior de cetáceos de diversas espécies. Cerca de 300 baleias, em média, passam pelas águas da região durante a temporada. As gigantes nadadoras vêm das águas mais geladas do hemisfério Sul em busca de águas mais quentes para a reprodução e, do litoral paulista, seguem para o sul da Bahia, onde têm seus filhotes.

O Litoral Norte de São Paulo tem uma fauna marinha bem rica e diversa e, mesmo em águas mais costeiras, é possível observar pelo menos quatro espécies de baleias e sete de golfinhos, além de tartarugas, raias-manta, tubarão-baleia e uma grande diversidade de aves.

As baleias jubarte costumam ser avistadas com mais frequência entre maio e agosto. As gigantes nadadoras desta espécie chegam a ter 16 metros e podem pesar até 35 toneladas.

Para o idealizador do Projeto Baleia à Vista, Julio Cardoso, ainda há muita pesquisa a ser feita para entender os hábitos da espécie, mas é fato que, nos últimos anos, vem sendo notado um registro maior de baleias no litoral brasileiro.

“A maior parte delas, nessa trajetória de vir da região fria, indo para a região de reprodução nas águas mais quentes. Mas as que passam e ficam no Litoral Norte de São Paulo são as mais jovens. Algumas nem vão completar essa migração, pois não estão em idade de reprodução. Descobrimos que estão buscando algum tipo de alimento, fazendo a troca de pele. Ainda estão pesquisando para entender melhor”, comenta.

Com foco em manter as práticas sustentáveis, as cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte vêm dando suporte para desenvolver atividades para atender ao potencial turístico da região, tanto em estrutura física, quanto de serviços.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Luciane Leite, é essencial atuar de forma sustentável. “Os registros de baleias jubarte vêm aumentando a cada ano no arquipélago, precisamos estar preparados para trabalhar bem esta atividade sem causar impactos negativos aos animais e proporcionar uma experiência única ao turista”.

A secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo, reforça que essa é uma boa alternativa para impulsionar o turismo na baixa temporada. “No dia 26 de maio, tivemos a primeira baleia passando pelo canal. Estamos fazendo uma campanha de turismo responsável para observação de baleias, distribuindo cartazes, materiais gráficos e instalando placas com o objetivo de educar e conscientizar os apreciadores. Há uns anos, em média 60 baleias passavam pelo canal. Já em 2021, foram mais de 130 baleias e a expectativa é que neste ano seja parecido”.

Passeios de barco

Para quem quer viver a experiência de chegar mais perto das baleias, há passeios de barco oferecidos por operadoras especializadas. Em São Sebastião, a Capitão Ximango (www.barcocapitaoximango.com.br) tem guias e monitores de turismo capacitados. A empresa promove diferentes passeios para a observação de cetáceos, alguns com duração do dia todo e com almoço a bordo. Para informações, entre em contato pelo telefone/WhatsApp (12) 97405-4066.

Em Ilhabela, a empresa Brasil Veleiros (www.brasilveleiros.com.br) também oferece a atividade. Os passeios ocorrem às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, no horário das 10h às 17h, com embarque na Marina Porto Ilhabela. Não há garantia de avistamento, mas o passeio tem como destino a rota dos cetáceos, o que aumenta muito as chances da observação. Se por acaso isso não ocorrer, a empresa oferece desconto no próximo passeio.

O importante é o turista pesquisar as empresas que oferecem o serviço e escolher operadoras alinhadas com práticas sustentáveis para o ecoturismo. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.blog)

Galeria

Confira a galeria de fotos