Buscar no Cruzeiro

Buscar

Turismo em Sampa

Uma viagem ao passado

Pátio Metrô São Bento retoma o Tour Guiado pelo centro histórico de São Paulo

31 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A praça da Sé e sua imponente catedral ficam na região visitada.
A praça da Sé e sua imponente catedral ficam na região visitada. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A história está presente no centro da capital paulista em seus prédios, ruas, praças e monumentos. A região central da cidade de São Paulo não é um apenas um lugar de trabalho intenso e corre-corre. Também é um espaço de lazer e cultura.

Para quem quer conhecer um pouco mais do passado da capital, o Pátio Metrô São Bento volta a oferecer ao público, de forma gratuita, a partir de 4 de junho, o Tour Guiado pelo Centro Histórico, que desde 2019 já atendeu mais de 3 mil pessoas.

É uma grande oportunidade para conhecer os monumentos, as construções e a história da formação da maior cidade do país.

Nos meses de junho, julho e agosto, o passeio visitará mais de dez pontos turísticos diferentes, como o Pátio do Colégio, Solar da Marquesa e Mosteiro de São Bento. O trajeto é realizado a pé e leva cerca de duas horas.

Os roteiros pelo centro histórico são realizados em parceria com grupo de guias de turismo Caminhos do Triângulo, com saídas sempre aos sábados, às 11h, na Praça da Colmeia, localizada no metrô São Bento. Para participar do passeio, as senhas devem ser retiradas a partir das 10h30.

Triângulo Histórico

A cidade de São Paulo foi fundada em 1554 por um grupo formado por jesuítas que se estabeleceram no alto de um planalto cercado pelos rios Anhangabaú e Tamanduateí. Durante 300 anos, a cidade teve seus limites demarcados pelas construções pertencentes a três irmandades católicas: Beneditinos, Franciscanos e Carmelitas, formando assim o chamado de Triângulo Histórico.

No período seguinte, a cidade começou a se desenvolver com a expansão cafeeira e a construção da ferrovia São Paulo Railway, que tinha sua principal parada na Estação da Luz.

No século 19, São Paulo se transforma cultural e arquitetonicamente. A chegada de imigrantes de diversas partes do mundo impulsiona São Paulo, que vira um grande centro financeiro, cultural e religioso.

Passear pelas ruas do Triângulo Histórico é encontrar os três períodos da história do Brasil em um só local: Colônia, Império e República, que se mesclam e proporcionam ao caminhante uma experiência de imersão na rica história da capital.

Ponto de Encontro

O ponto de encontro para a saída do tour é a Praça da Colmeia, que fica dentro do Pátio Metrô São Bento, bem aos pés do Mosteiro de São Bento. O número máximo de participantes é de 20 pessoas.

Dali o grupo segue para a rua Boa Vista (Associação Comercial de São Paulo, Ladeira Porto Geral, antigo escritório Ramos de Azevedo) e depois para o Pátio do Colégio, Casa 1, Beco do Pinto e Solar da Marquesa de Santos.

Em seguida, os turistas são levados para Largo São Francisco, rua São Bento (Largo do Café, Praça Antônio Prado, Edifício Martinelli) e retorna ao Largo São Bento, onde está o Mosteiro de São Bento e o Pátio Metrô São Bento.

Pátio Metrô São Bento

O Pátio Metrô São Bento é um centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto, situado no centro da cidade, aos pés do mosteiro de mesmo nome, um dos principais cartões postais paulistanos.

O acesso ao Pátio também é privilegiado, através da estação São Bento do Metrô. O local atende aos mais de 4 milhões de passageiros que circulam pela região, como uma opção agradável, prática e segura de aproveitar o melhor do centro de São Paulo.

A Praça da Colmeia, espaço de eventos do local, recebe atrações culturais regularmente, oferecidas sempre de maneira gratuita à população. Para mais informações, acesse o site www.patiosaobento.com.br (Da Redação, com informações de @sigaomapa.blog)

Galeria

Confira a galeria de fotos