Buscar no Cruzeiro

Buscar

Belas mulheres

Concurso de rainhas e princesas é tradição em Araçoiaba

Todos os anos, o concurso recebe inscrições de centenas de moças com idades entre 18 e 25 anos para concorrer aos títulos

10 de Abril de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
A estudante de odontologia Maéli de Fátima Barbosa foi eleita a Rainha 2022
A estudante de odontologia Maéli de Fátima Barbosa foi eleita a Rainha 2022 (Crédito: CORTESIA JORNAL ARAÇOIABA DA SERRA)

Os encantos de Araçoiaba da Serra também podem ser notados nos olhares envolventes das belas mulheres nascidas na terra do esconderijo do sol. As ruas da cidade se tornam passarela quando elas passam. São verdadeiras princesas, ou melhor, rainhas. O concurso de beleza Rainha Araçoiaba da Serra já entregou a coroa para muitas majestades em décadas de tradição.

Todos os anos, o concurso recebe inscrições de centenas de moças com idades entre 18 e 25 anos para concorrer aos títulos de rainha, primeira-princesa e segunda-princesa. Mas para conseguir os postos não basta apenas ter um rostinho bonito. A avaliação é criteriosa e também leva em consideração atributos como a simpatia e a presença de palco.

Raíssa Araújo foi a primeira-princesa escolhida pelos jurados  - CORTESIA JORNAL ARAÇOIABA DA SERRA
Raíssa Araújo foi a primeira-princesa escolhida pelos jurados (crédito: CORTESIA JORNAL ARAÇOIABA DA SERRA)

Neste ano, quem cumpriu todos os requisitos para ser rainha da cidade foi a estudante de odontologia Maéli de Fátima Barbosa, de 22 anos. Ela competiu com mais 13 meninas, que também deram um show de graciosidade no último dia 31. Nem mesmo a chuva no fim da tarde impediu que a torcida vibrasse incansavelmente pelas garotas na praça Coronel Almeida.

A primeira-princesa escolhida pelos jurados foi a Raíssa Araújo, que ostenta um sorriso cativante e a elegância de uma verdadeira dama. A beleza e o carisma de Lívia Santana conquistou o público e lhe rendeu a posição de segunda-princesa. As três mulheres, juntas, representam a força feminina presente nas araçoiabanas.

Maéli, atual rainha, conta que o título não chegou com facilidade. A falta de costume nas passarelas fez com que ela não fosse chamada nem para a seletiva de edições anteriores do concurso. As críticas, entretanto, foram encaradas pela estudante como incentivo para sempre se aprimorar.

Lívia Santana conquistou a posição de segunda-princesa - CORTESIA JORNAL ARAÇOIABA DA SERRA
Lívia Santana conquistou a posição de segunda-princesa (crédito: CORTESIA JORNAL ARAÇOIABA DA SERRA)

“É muito emocionante, não só para mim, mas para toda a minha família que mora aqui. Essa cidade é meu berço. Sempre tive o sonho de carregar a faixa de princesa ou de rainha. Esse ano, Deus me permitiu ser rainha e eu só tenho a agradecer a todos que me apoiaram. Isso mostra o quanto nós temos que ser persistentes e nunca desistir do nosso sonho. Hoje, eu sou rainha e represento a beleza de Araçoiaba da Serra, mas já recebi um não”, disse.

Eterna princesa

Ana Laura Gomes, aos 19 anos, em 1995, conquistou o título de segunda-princesa. Hoje, aos 46, é secretária de Esporte, Juventude e Lazer na cidade - Arquivo pessoal
Ana Laura Gomes, aos 19 anos, em 1995, conquistou o título de segunda-princesa. Hoje, aos 46, é secretária de Esporte, Juventude e Lazer na cidade (crédito: Arquivo pessoal)

O desejo de ser finalista do concurso Rainha de Araçoiaba da Serra acompanha as mulheres há gerações. Ana Laura Gomes, 46 anos, é secretária municipal de Esporte, Juventude e Lazer, mas antes de ocupar o cargo, já foi nomeada segunda-princesa, aos 19 anos. Os olhos verdes de Ana Laura brilham só de tocar no assunto, que até hoje rende saudosos comentários entre os araçoiabanos.

Ela relembra que, em 1995, foi convidada a participar do concurso, porém, a primeira reação que teve foi recusar o chamado. Depois da resposta negativa, o arrependimento veio quase que imediatamente. Mas aquele não era o fim, a vaga foi reservada para ela, que mais tarde aceitou o convite. “Foi uma emoção muito grande, um dos melhores momentos da minha vida. Minha família toda estava lá e tinha uma torcida imensa que eu nem sabia que tinha”, recordou.

Na época, os rodeios eram permitidos e o tema do concurso era faroeste. Ana Laura lembra da entrega da faixa com carinho e guarda todos os jornais que noticiaram o evento na época. “Foi muito legal, nós três [finalistas], recebemos prêmio em dinheiro, pudemos entrar no camarim dos artistas que se apresentaram na então Abril Fest, desfilamos em um trio elétrico... Lembro que abertura foi com a cantora Jayne em um cavalo branco. A Beth Guzzo também participou. Foi incrível e até hoje tem alguém que chega em mim e fala: ‘você já foi princesa, né?’. Guardo essas lembranças com muito carinho”. (Wilma Antunes)

Galeria

Confira a galeria de fotos