Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pulmão da cidade

Floresta Nacional, um dos encantos de Araçoiaba da Serra

Unidade de Conservação abriga também sítios históricos e arqueológicos importantes

10 de Abril de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Na Flona, estão instalados os primeiros fornos que deram início à siderurgia brasileira
Na Flona, estão instalados os primeiros fornos que deram início à siderurgia brasileira (Crédito: ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS)

Mata atlântica, sítios históricos e áreas de lazer são apenas alguns dos encantos da Floresta Nacional (Flona) de Ipanema. Administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente, a Flona é um dos cartões postais de Araçoiaba da Serra. O paraíso verde também abrange parte dos municípios de Iperó e Capela do Alto.

A Flona tem missão de proteger, conservar e restaurar os remanescentes de vegetação nativa do domínio de mata atlântica, especialmente o morro Araçoiaba -- que deu nome à cidade homenageada neste caderno. Seus atributos naturais, históricos e culturais atraem pessoas de todo o País, entre alunos de escolas, universitários, ciclistas, famílias e admiradores da natureza

Além disso, a Flona Ipanema é referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos. Outra característica da floresta é o apelo visual, que chama atenção de profissionais que trabalham com fotografia. A paisagem da vida silvestre já foi cenário de muitos ensaios, afinal, momentos especiais merecem ser eternizados em grande estilo.

As atividades voltadas aos visitantes têm nos fatos históricos seu principal eixo temático e, normalmente, são associadas às visitas aos monumentos do Sítio Histórico. A programação é complementada com percursos de caminhadas em trilhas naturais, principalmente na mata atlântica, e de recreação na área de lazer, onde estão os quiosques e o playground.

Viagem no tempo

O Sítio Histórico da Flona de Ipanema é um dos pontos mais importantes do trajeto. As construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira são como uma verdadeira viagem do tempo para quem as visita. As construções datam de 1811 (obras dos fornos de Hedberg) a 1913 (período de atuação do engenheiro Elias Marcondes Homem de Mello -- fornos de carvão, tipo “colméia”).

As delimitações atuais do Sítio Histórico dentro da zona de uso público incluem monumentos e edificações como o Alto Forno Mursa; Altos Fornos Geminados; Antiga Sede Administrativa; Casa da Guarda; Casa das Armas Brancas; Cruz de Ferro; Depósito de Arreios; Fornos de Carvão; Ponte Articulada; Relógio de Sol; Represa Hedberg; Oficina de Modelagem; Engenho de Serrar e Cemitério Protestante.

Trilhas

A Flona oferece quatro trilhas autoguiadas para ciclismo, corrida e caminhada. O maior percurso é o do Morro Araçoiaba, com 20 quilômetros (km); o Rio Ipanema conta com 15 km; os Jequitibás, com 10 km e da ACADEBio, 5 km. Além de praticar atividade física ao ar livre, os visitantes também podem observar, nas trilhas, as áreas florestais em regeneração natural e induzida, vegetação de mata atlântica e de cerrado e também afloramentos rochosos.

O trajeto ainda apresenta o Monumento a Varnhagen, plantios de eucalipto, lagos artificiais, mata ciliar dos rios Verde e Ipanema, Represa Hedberg e demais paisagens do Sítio Histórico.

A trilha Afonso Sardinha explora as ruínas dos Fornos e podem ser visitadas por meio do percurso de caminhada da trilha que recebe seu nome. O trajeto, de 1.600 metros de extensão, acompanha um trecho do Ribeirão do Ferro em meio à Mata Atlântica e é considerada fácil.

A Flona Ipanema é referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos - FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS
A Flona Ipanema é referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos (crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS)

Da trilha Afonso Sardinha sai também a trilha Fornos de Cal (1.500 metros de extensão), que passa por riachos e trechos de mata atlântica. É possível visitar, durante o passeio, as ruínas dos fornos de cal do século 19. A trilha é de nível médio de dificuldade.

A Gruta do Monge, Cruz de Ferro da Pedra Branca e o Monumento a Varnhagen podem ser visitados através do percurso de caminhada da trilha Pedra Santa, com um trajeto de aproximadamente 6 km de extensão.

Apesar de poder ser acessado por rota alternativa, inclusive de carro (com acompanhamento de condutores de visitantes), o Monumento à Varnhagen é o ponto final da trilha Pedra Santa, sendo visitado em seu percurso. A trilha é considerada de nível médio de dificuldade.

A Floresta Nacional de Ipanema está aberta à visitação de terça-feira a domingo, com entrada das 8h às 16h e saída até 17h, para visitas espontâneas e visitas de grupos, escolas e universidades pré-agendados.

O valor do ingresso, por pessoa, é de R$ 10. Crianças até 11 anos e adultos a partir de 60 anos são isentos de pagamento, assim como instituições de ensino que agendarem previamente a visita e tiverem os pedidos de isenção aprovados.

Para conhecer esse verdadeiro paraíso, os visitantes precisam assinar um termo de reconhecimento de riscos, disponível em: icmbio.gov.br/flonaipanema/guia-do-visitante. (Wilma Antunes)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos