Turismo
Diversão em água quente
Parque e resorts consolidam Olímpia como destino turístico no interior de São Paulo
A retomada do turismo passa pelo interior do Estado de São Paulo e, principalmente, por Olímpia (SP), que virou a queridinha de quem busca lazer em parques aquáticos, boa gastronomia e facilidade de acesso. Isso se deve a investimentos constantes e olhar voltado para o futuro, que é o foco do Hot Beach Parque e seus resorts.
A riqueza de Olímpia vem das profundezas do solo, do aquífero Guarani, explorando em um projeto que esperava encontrar petróleo. Um dos dez parques aquáticos mais visitados do Brasil, o Hot Beach é de padrão internacional e oferece um pacote interessante de diversão e hospedagem integradas.
É praticamente uma praia no interior, com areia branca e fofinha, coqueiros, prainha de ondas, quiosques de alimentação e bebidas, além de piscinas com diferentes perfis, que atendem crianças, adultos e idosos.
Sempre com inovações em brinquedos aquáticos, instalações e ofertas gastronômicas, o parque conta com 15 atrações. As mais radicais são o toboágua gigante do Irado e uma rampa em “U” que simula uma pista de skate, onde o visitante desce sobre boias com muita adrenalina.
Mas o turista também pode relaxar flutuando sobre boias no rio lento Ebaa River, ou aproveitar a diversão com o Splash Show com aqueles superbaldes que despejam água sobre os banhistas, atração que diverte adultos e crianças. Fora isso, há inclusive cabanas com lounge e bangalôs que podem ser reservados para uma experiência mais exclusiva.
Resorts pé na areia
O diferencial do complexo é a oferta de resorts integrados ao parque, como o Hot Beach Resort e o Hot Beach Suites, que atendem famílias em apartamentos tipo flat, com cozinha compacta, sala, quarto e até uma varanda gourmet espaçosa com pia e churrasqueira, acomodação ideal para estadias mais longas, como se fosse uma casa de praia.
O turista também pode optar pelo Celebration, primeiro resort pet friendly de Olímpia, hotel que fica a um quilômetro do parque aquático e também oferece acesso gratuito ao Hot Beach.
Outra opção para o turista que prefere mais privacidade e um espaço sossegado é o Thermas Park Resort & Spa. Depois de um dia no parque aquático, o hóspede pode aproveitar a tranquilidade que o hotel oferece em três piscinas de águas termais, playground aquático para os pequenos e um paisagismo harmonioso. Um spa para massagens, tratamentos e terapias proporcionar ainda mais relaxamento no fim do dia.
Gastronomia
Todos os hotéis do Hot Beach têm gastronomia de qualidade, padrão das grandes redes de resorts. Os hóspedes podem ter pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar inclusos na estadia. No Hot Beach Suítes tem um mercadinho para o hóspede comprar itens para o seu churrasco e aproveitar a varanda com a família e amigos.
No parque, o visitante tem muitas opções gastronômicas, desde sorvetes, lanches, bebidas, doces e refeições, adquiridos por meio da pulseira que o hóspede recebe para acessar o complexo. Tudo é lançado no dispositivo, portanto, não é preciso levar dinheiro e cartões de crédito ou débito para o parque. É mais uma facilidade para o turista se despreocupar e assim se concentrar apenas na diversão.
Investimentos públicos e privados alavancam o turismo em Olímpia
As parcerias entre o poder público e o empresariado criam um ambiente positivo em Olímpia e projetam mais investimentos - como um aeroporto internacional e ampliação de parques e resorts na cidade.
O prefeito Fernando Augusto Cunha (PSD) está empenhado, agora, em viabilizar acesso aéreo a Olímpia para expandir o turismo, que hoje atende regionalmente um público de 50 milhões de turistas em um raio de 500 quilômetros da estância. “É um volume igual à Califórnia, é um potencial gigantesco”, avalia o chefe do Executivo.
O que começou como um clube social com piscina de água quente, o pioneiro Thermas dos Laranjais passou a vender ingressos no fim da década de 80 e foi um sucesso com o day-use. O projeto cresceu com a hotelaria e atraiu turistas de muitas cidades.
Hoje são dezenas de pousadas, hotéis e resorts, inclusive unidades da modalidade propriedade compartilhada, que ganhou força em Olímpia. É um misto de hotelaria e segunda residência. Atualmente, a cidade tem 30 mil leitos em hotéis e mais 5 mil leitos em casas de temporada.
Com a concretização de um aeroporto, Olímpia vislumbra um mercado ainda maior. É um investimento de R$ 120 milhões, que já tem área reservada e outorga do governo federal. Falta alinhar o projeto com a iniciativa privada. O aeroporto terá quatro posições para aeronaves, terminal e pista com 45 metros de largura e 2.100 metros de extensão. “Poderemos receber até turistas da Argentina e Chile, em escalas para outros destinos no Brasil”, comentou o prefeito.
Também há outros projetos em andamento, como um grande outlet, um centro de convenções para atrair também o turismo de negócios e um centro de entretenimento do Playcenter, que vai instalar uma roda-gigante de 88 metros, semelhante à atração Rio Star.
Novo resort Hot Beach
O Grupo Ferrasa, proprietário do Hot Beach e seus resorts, tem obras de ampliação em andamento. O parque aquático vai ganhar um novo conjunto de piscinas para família, com previsão de inaugurar ainda em abril e a Vila Guarani, uma ala com choperia, café, palco, área com instalações de arvorismo.
Na virada de maio para junho, o Grupo ainda pretende lançar o seu quinto resort, com 800 apartamentos no sistema de multipropriedade, também integrado ao parque aquático. “Com mais esse resort, vamos chegar a 8 mil leitos”, disse o gerente-geral Marcos Bittencourt. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.blog)
A reportagem viajou a convite do Hot Beach Parque & Resorts
Galeria
Confira a galeria de fotos