Buscar no Cruzeiro

Buscar

Viagens

Bonito para a melhor idade

As 11 cachoeiras do rio do Peixe formam uma das diversas paisagens paradisíacas de Bonito

29 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
As 11 cachoeiras do rio do Peixe formam uma das diversas paisagens paradisíacas de Bonito.
As 11 cachoeiras do rio do Peixe formam uma das diversas paisagens paradisíacas de Bonito. (Crédito: HUDSON GARCIA / DIVULGAÇÃO)

A vocação para o ecoturismo de Bonito (MS) atende a viajantes de todas as idades e, por isso, já rendeu ao município o título de melhor destino do Brasil por várias vezes. E o público mais “experiente” encontra muitas opções de lazer com segurança.

Quem prioriza aqueles roteiros que envolvem contato direto com a natureza, ou mesmo momentos de contemplação relaxante, tem em Bonito uma infraestrutura adequada para curtir atividades como a flutuação nos rios da região, passeios e trilhas até cachoeiras e grutas, sempre com boa acessibilidade.

Os roteiros podem ser contratados de empresas especializadas, de preferência, pois fornecem toda logística para levar o turista às principais atrações do destino. A Acqua Studio de Viagens, por exemplo, oferece opções de passeios por Bonito e pelo Pantanal Sul.

As pessoas 60+ têm pelo menos sete roteiros a seguir, todos com guias treinados. O passeio pode começar pelo Parque das Cachoeiras, localizado a 17 km de Bonito. Lá, o visitante caminha por trilhas cercadas de muito verde e pode aproveitar as paradas para um banho refrescante de cachoeira ou nas piscinas naturais do rio Mimoso.

Um dos destaques da trilha é a Cachoeira da Carretilha, que tem uma tirolesa improvisada para levar o visitante até o rio.

O Abismo Anhumas tem águas transparentes e cavernas monumentais. - DANIEL DE GRANVILLE / DIVULGAÇÃO
O Abismo Anhumas tem águas transparentes e cavernas monumentais. (crédito: DANIEL DE GRANVILLE / DIVULGAÇÃO)

As grutas de São Miguel, situadas bem perto da Gruta do Lago Azul, de rara beleza, se diferenciam pelos espeleotemas com formas curiosas e impressionantes. Também é possível observar estalactites, estalagmites, travertinos, coraloides e pérolas, além, é claro, como toda gruta, morcegos e corujas.

O acesso às grutas é feito por meio de uma trilha pênsil, com quase 200 metros de extensão, que cruza um pequeno vale por entre as copas das árvores.

Se o turista da melhor idade não dispensa um pouco de adrenalina, pode encarar um passeio de bote no Eco Park Porto da Ilha, que fica a 12 quilômetros de Bonito.

A aventura acontece no rio Formoso, formado por trechos de corredeiras e cachoeiras. Tudo é feito com equipamentos apropriados e seguros. Se faltar coragem, só a contemplação da natureza ao redor e dos animais silvestres da mata já vale a pena.

As cachoeiras do rio do Peixe estão entre as paisagens mais paradisíacas da região entre Bonito e Bodoquena. São 11 belas quedas-d’água situadas em área bastante preservada da Fazenda Água Viva. É possível observar animais durante as trilhas e cenários únicos que compõem o diversificado ecossistema local.

O aquário natural do rio Baía Bonita encanta os turistas. - DANIEL DE GRANVILLE / DIVULGAÇÃO
O aquário natural do rio Baía Bonita encanta os turistas. (crédito: DANIEL DE GRANVILLE / DIVULGAÇÃO)

Outro passeio imperdível fica dentro da Reserva Ecológica Baía Bonita. É um aquário natural que oferece uma das flutuações mais interessantes de Bonito. A transparência cristalina e a quantidade de peixes nas águas do rio Baía Bonita encantam os turistas.

O percurso de flutuação tem cerca de 800 metros de extensão e termina no encontro das águas dos rios Formoso e Formosinho. É uma experiência de viagem inesquecível.

Se o dia foi puxado, dá para relaxar à tarde no Balneário do Sol, localizado às margens do rio Formoso. O espaço de lazer conta com estrutura para banho em piscinas ou mesmo para nadar no próprio rio, em meio a cardumes de peixes.

O Balneário do Sol, às margens do rio Formoso, é para quem quer relaxar. - DIVULGAÇÃO
O Balneário do Sol, às margens do rio Formoso, é para quem quer relaxar. (crédito: DIVULGAÇÃO)

O balneário é rodeado de verde e de águas bem transparentes, ambiente ideal para aproveitar a paz e sossego do lugar.

Um dos atrativos mais visitados, o Abismo Anhumas, com suas águas transparentes e cavernas monumentais, é um dos cartões-postais de Bonito. Os paredões que cercam o abismo guardam um lago subterrâneo de águas límpidas.

É um verdadeiro tesouro geológico que pode ser aproveitado até por pessoas com mobilidade reduzida. Ali, um rapel elétrico desce e sobe o visitante nos 72 metros de paredão. Até cadeirantes podem apreciar a beleza do lugar com total segurança.

Mais informações sobre roteiros na região de Bonito podem ser obtidas no site www.acquaviagens.com.br. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.blog)

Galeria

Confira a galeria de fotos