Turismo
Imbassaí, um paraíso no litoral baiano
Distrito no litoral baiano é dotado de areia fofa, água cristalina (inclusive de rio!) e uma imensidão de mar azul

Pé na areia, água de coco, beira do mar. Tem como deixar esse cenário dos sonhos ainda mais encantador? Claro, em solos baianos. Coqueiros, praias, mangues e vegetações exuberantes fazem parte das obras de arte da natureza do maior Estado da região Nordeste do Brasil. De norte a sul, de leste a oeste, as lindas paisagens transformam a Bahia em um lugar especial. Mas é a hospitalidade acolhedora do povo baiano que encanta todos os turistas que passam pela região. Entre as diversas opções de destinos, um deles chama a atenção: Imbassaí, um verdadeiro paraíso no litoral baiano.
Localizado no litoral norte da Bahia, no coração da Costa dos Coqueiros, Imbassaí é um distrito do município de Mata de São João. Pertinho da capital da Bahia, o vilarejo fica a cerca de uma hora de viagem de Salvador e a apenas 15 quilômetros de Praia do Forte, uma das praias mais famosas do litoral baiano. Trata-se da primeira praia da Linha Verde, como é chamada a estrada litorânea que liga a Bahia ao Sergipe. O pequeno distrito se destaca pela calma e natureza exuberante, principalmente por unir a beleza do oceano com o frescor das águas de rio. É o destino certo para quem deseja trocar a agitação da cidade por um pouco de sossego em meio à natureza.
Em tupi-guarani, Imbassaí quer dizer “caminho do rio”. Esse nome dado pelos índios faz jus aos arredores do vilarejo. As diversas nascentes da região formam passagens de água doce que escorrem em cascatas e corredeiras, todas paralelas às dunas a caminho do mar. Todas essas belezas da natureza se tornam paisagens de tirar o fôlego. E não há nada como um pouco de calmaria e contato com a natureza para celebrar a vida depois de permanecermos por um bom período em casa por conta da pandemia de Covid-19. Quem não quer passar um tempo apreciando o mar, o sol e o céu azul?
A Praia de Imbassaí, a principal atração do vilarejo, é perfeita para isso, principalmente por ser contornada por coqueiros, dunas e belos rios. Só é possível chegar até a areia andando, pois o acesso aos carros é bem restrito. Mas essa pequena caminhada vale totalmente à pena. A vista depois das dunas é de tirar o fôlego: areia fofa, água cristalina e uma imensidão de mar azul que se perde com o céu no horizonte. Ao longo dos seis quilômetros de costa é possível desfrutar momentos de tranquilidade e conexão com a natureza. E haja natureza. A região conta com muitas áreas preservadas, como o estuário de mangue onde desemboca o rio Imbassaí, outro atrativo do vilarejo. O encontro do rio com o mar chama a atenção dos turistas, que aproveitam essa dádiva da natureza para tomar um tranquilo e revigorante banho de água doce.
Durante a estadia nesse paraíso, os turistas não devem deixar de conhecer a Praia do Forte, outro vilarejo encantador de Mata de São João, que fica há aproximadamente 20 minutos de Imbassaí. A igrejinha branca e azul e a observação de corais na beira do mar são atrativos do local, sem contar as ruazinhas charmosas que contemplam espaços e opções para quem gosta de arte, boa gastronomia e cultura. A tranquilidade só é quebrada pelo agito noturno em Praia do Forte, quando bares e restaurantes se transformam com luzes e música ao vivo. Momento perfeito para aproveitar uma boa companhia e desfrutar de bons drinques e pratos da gastronomia local.
Uma das sedes do Projeto Tamar, conhecido pelo trabalho de proteção das tartarugas marinhas, está em Praia do Forte. Esse é o Centro de Visitantes do projeto mais frequentado do Brasil. Entre tanques e aquários, são 750 mil litros de água salgada com exemplares da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em diferentes estágios do ciclo de vida. O local recebe cerca de 500 mil visitantes por ano. A reportagem teve a oportunidade de conhecer o espaço e as queridas tartarugas, que roubaram a cena durante o passeio. No fim do dia, ainda foi possível acompanhar a alimentação dos tubarões lixa. Deu até para passar a mão nos animais e sentir a textura áspera da pele dos tubarões, que são mansos, porém esfomeados. A diversão é garantida para toda a família.
Em Praia do Forte também fica uma das três sedes do Projeto Baleia Jubarte, dedicado à pesquisa, educação e políticas para a conservação das jubartes brasileiras. Além de contribuir com a conscientização da espécie, também é possível avistar essas gigantes do mar de perto em Praia do Forte. De julho a outubro é possível embarcar nessa aventura cheia de encanto. Claro que a reportagem não deixou de apreciar o turismo de observação de baleias jubarte. Com um pouco de sorte, após navegar por mais ou menos duas horas em alto mar, foi possível ver o show das baleias, com direito a esguichos e saltos de tirar o fôlego. Não há quem não se emocione.
Quando o assunto é hospitalidade, Imbassaí também não deixa a desejar. A recepção é tão acolhedora que nem dá para imaginar que foi só depois da construção da estrada Linha Verde que o rústico vilarejo começou a ganhar infraestrutura hoteleira para atender os visitantes, inclusive com a chegada de redes de hotéis internacionais. Entre eles, está o Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, localizado dentro da exuberante reserva natural de Imbassaí, de frente para o mar da Costa dos Coqueiros.
Com uma hospitalidade incrível, que só o povo baiano consegue proporcionar, os hóspedes têm a sensação de estar em um paraíso. Com serviços exclusivos, piscinas cristalinas e acesso direto à praia, o Grand Palladium, unidade de uma rede de hotéis espanhola, proporciona uma estadia relaxante e divertida para adultos e crianças. Isso porque o complexo de quatro hectares oferece uma acomodação cinco estrelas all inclusive que esbanja conforto. São quatro piscinas, seis restaurantes, dez bares, um spa e 654 suítes.
Durante a estadia, a prioridade é curtir. Por isso, durante a pandemia, o hotel redobra os padrões de higienização e adota um rígido protocolo para evitar possíveis disseminações do coronavírus. Equipes realizam desinfecção diária em todos os ambientes utilizando produtos específicos. Nos arredores do resort o uso de máscara é obrigatório, exceto dentro da piscina e durante as refeições. Além disso, o hotel segue as recomendações de segurança em relação ao distanciamento social. Partiu conhecer Imbassaí?
* A repórter viajou a convite do Grand Palladium Imbassaí.
Viaje prevenido
Em tempos de pandemia, os cuidados com higiene também devem ser mantidos durante as viagens à praia. Além de roupas leves, protetor solar e óculos de sol, a máscara de proteção individual também deve ser incluída na bagagem. Outro item que não pode faltar é o álcool em gel para higienizar as mãos com frequência. Apesar de não ser obrigatório, é importante levar o comprovante de vacinação contra a Covid-19, pois alguns lugares podem exigir a apresentação. (Jéssica Nascimento)
Galeria
Confira a galeria de fotos