Buscar no Cruzeiro

Buscar

Viagens

Natureza exuberante, aqui pertinho

Ecoturismo na Reserva Legado das Águas, em Tapiraí, oferece imersão na Mata Atlântica

15 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO / ANDREI PIRES)

Explorar a exuberância da Mata Atlântica pode ser uma boa alternativa para quem quer ficar longe das aglomerações no período de Carnaval e buscar lugares mais isolados e próximos à natureza.

O Legado das Águas, considerada a maior reserva privada de Mata Atlântica do País, prepara uma programação especial para o período carnavalesco deste ano. Estão programadas atividades entre os dias 25 de fevereiro ao dia 1º de março.

A reserva se consolidou nos últimos dois anos como um importante destino de ecoturismo no Brasil. E para isso, o parque se estruturou para receber com segurança os visitantes que buscam lazer na natureza.

Para atrair o público, a programação da reserva está concedendo até descontos progressivos em hospedagem e atividades, que também podem ser adquiridas avulsas. São trilhas e passeios, com monitores especializados, que podem ser realizadas por qualquer idade, seja individualmente, em casal, ou em pequenos grupos de amigos ou familiares, inclusive com crianças.

Atrativos

Entre as atividades disponibilizadas pelo parque, o visitante pode optar pela Trilha Cachoeira Dezembro, que além de um visual deslumbrante por dentro da floresta, chega a uma cachoeira com piscinas naturais, ideais para banhos revigorantes.

Há também a Trilha Copaíba - Mirante do Sinal. O trajeto passa por diversos córregos e alcança um mirante natural de tirar o fôlego, a 700 metros de altitude, com vista de 360° da Mata Atlântica. Nesse ponto tem até sinal de celular para fazer uma chamada ao vivo e compartilhar sua aventura na floresta preservada.

Considerada a maior reserva privada de Mata Atlântica do País, o Legado das Águas, preparou programação especial para o período do Carnaval. - DIVULGAÇÃO
Considerada a maior reserva privada de Mata Atlântica do País, o Legado das Águas, preparou programação especial para o período do Carnaval. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Outra opção é a Expedição Mirim, uma atração para os visitantes com filhos pequenos. As crianças ficam curiosas e impressionadas com a beleza e os sons da mata. É uma oportunidade interessante que promove momentos de conexão entre os pais e filhos, em uma experiência inesquecível.

Se preferir, o visitante pode optar pela trilha da Cachoeira do Tamanduazinho. A atração é livre para pessoas de todas as faixas etárias, em um percurso que dura duas horas e 20 minutos. A cachoeira fica na divisa do Legado das Águas com o Parque Estadual Jurupará, duas áreas de grande importância ambiental.

Imersão noturna

Os mais aventureiros podem ainda encarar uma imersão noturna, com duas horas de duração. A atividade é exclusiva para as pessoas que estiverem hospedadas no Legado das Águas.

O passeio começa com uma caminhada leve e pode ser realizada por toda família. O percurso de 3,5 km passará por trilha suspensa e caminhada pela estrada do parque, em uma experiência única de vivenciar a mata à noite.

O visitante tem ainda a oportunidade de observar o céu e apreciar planetas e aglomerados de estrelas na atividade Astro Experience, que utiliza equipamentos especiais para a observação dos astros.

Pousada

Que tal refrescar-se da caminhada num rio em meio à serra?. - DIVULGAÇÃO
Que tal refrescar-se da caminhada num rio em meio à serra?. (crédito: DIVULGAÇÃO)

O turista que optar por passar mais de um dia no Legado pode se hospedar na Reserva, na pousada em quartos individuais, duplos ou triplos, ou no camping, no caso dos mais aventureiros. É recomendado que a reserva da hospedagem seja feita com antecedência. O visitante pode adquirir os ingressos das atividades na hora, mas fica sujeito à disponibilidade de vagas.

A agenda completa do Carnaval pode ser consultada no endereço: https://loja.legadodasaguas.com.br/carnaval2022/ e para consultar a disponibilidade para hospedagem: https://legadodasaguas.com.br/hospedagem/

Protocolo Covid

Para evitar aglomerações e zelar pela saúde e segurança de visitantes e funcionários, o Legado das Águas criou um protocolo de segurança e combate ao Covid-19, sob curadoria da BP Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A base do Legado das Águas, assim como os receptivos das atividades, têm sinalização de distância mínima e placas de orientação de higiene, além da adequação do restaurante para evitar aglomerações. Também foram implementadas obrigatoriedade do uso de máscaras, higienização constante das áreas de uso comum, disponibilização de álcool em gel para visitantes, priorização do check-in virtual, entre outras medidas.

Mata preservada

Apesar da área preservada, o parque oferece boa estrutura. - DIVULGAÇÃO
Apesar da área preservada, o parque oferece boa estrutura. (crédito: DIVULGAÇÃO)

O Legado das Águas tem uma área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do Estado de São Paulo. Além da proteção da floresta, a reserva é base para o desenvolvimento de pesquisas científicas, produção de plantas nativas e, ultimamente, para o ecoturismo.

A reserva foi criada em 2012 pelas empresas Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrada pela Reservas Votorantim Ltda. e mantida pela Votorantim S.A.

O grupo firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da reserva e garantir a sua proteção, pois trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação. É considerado um modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Mais informações sobre a reserva podem ser obtidas em https://www.legadodasaguas.com.br. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.blog)

Galeria

Confira a galeria de fotos