Turismo
Circuito das Águas é opção para viajar com seu pet
Polo turístico do interior paulista é estruturado para receber bem animais de estimação e seus tutores
O Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras (dotadas de canto harmonioso) e ornamentais em todo o mundo e é o terceiro maior país em população total de animais de estimação. Atento a esse mercado, o setor de turismo vem expandido as possibilidades para atender à demanda crescente e os roteiros turísticos, a exemplo do Circuito das Águas Paulista, criam condições para receber os turistas que gostam de viajar com seus pets.
Hoje existem várias opções de hotéis pet friendly e atividades que podem ser feitas junto com os tutores, das mais tranquilas às mais radicais.
Na região formada pelas cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro, o turista encontra muitas opções de hospedagem que recebem os pets. Em Serra Negra, Lindóia e Monte Alegre do Sul, também há hotéis específicos para animais de estimação, que ficam sob cuidados de profissionais especializados e acomodações próprias.
Em Amparo, há área pet na Praça Pádua Salles, ponto turístico que conta com o Largo da Estação, local que foi utilizado no século 20 para o transporte do café. As estradas que fazem parte do Projeto Caminho pro Interior, que cruzam paisagens rurais bucólicas, são ótimas para caminhadas em parceria do seu cachorro.
Outro destino para ir com seu animalzinho de estimação é a cidade de Holambra. Lá o Bloemen Park, que reúne plantações de flores, recebe também os pets. São belos espaços floridos, ideais para ensaios fotográficos com os bichinhos.
Se o turista passar por Jaguariúna e quiser fazer o passeio de Maria Fumaça (que infelizmente não aceita pets), pode contratar um pet sitter na DogHero para cuidar e brincar com seu amigo enquanto você aproveita o passeio de trem.
Socorro também é um bom destino para pets e seus tutores. Os parques de aventura e ecoturismo da cidade são todos pet friendly e há diversas atividades que podem ser feitas com os animais, como SUP Dog (stand-up paddle com pet), trilhas em grutas e cachoeiras, passeio de caiaque e rafting dog. O município inclusive criou uma lei que implantou diretrizes para que estabelecimentos tenham um selo de reconhecimento pet friendly. Ele é expedido pela Associação de Turismo de Socorro e tem termo de permissão chancelado pela Vigilância Sanitária.
Em Águas de Lindóia, no Oscar Inn, os animaizinhos ficam no apartamento com seus donos e podem correr e brincar livremente no campo de futebol. Serra Negra é outra opção de passeio com pets. A cidade tem pousadas com vista para as montanhas, onde os bichinhos podem andar e correr sossegados.
As cidades que formam o Circuito das Águas Paulista oferecem vários locais para passeios com seu animal de estimação, como a praça Adhemar de Barros, em Águas de Lindóia; o Parque Linear, em Amparo; o Moinho dos Povos e as praças do centro de Holambra; o Parque dos Lagos, em Jaguariúna; o Grande Lago, em Lindóia; o Lago dos Patos e a Fonte da Índia, em Monte Alegre do Sul; a Represa Santa Lídia, em Serra Negra; e os corredores turísticos de Socorro.
Também há destinos interessantes em áreas rurais que são opções para curtir a natureza e respirar ar puro das matas da Serra Mantiqueira.
Para saber mais sobre o Circuito das Águas Paulista (Cicap), acesse o site http://www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br (Da Redação, com informações de @sigaomapa.blog)
Galeria
Confira a galeria de fotos