Buscar no Cruzeiro

Buscar

Viagens

Sampa investe nas vilas de Natal

Três iniciativas surgem inspiradas em Gramado, Nova York e Europa

14 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A Villa de Natal, no Parque Villa Lobos, tem 22 mil metros quadrados com decoração de impressionar e muitas atrações.
A Villa de Natal, no Parque Villa Lobos, tem 22 mil metros quadrados com decoração de impressionar e muitas atrações. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Inspiradas em Gramado, Nova York e cidades europeias, três vilas natalinas temporárias chegaram à cidade de São Paulo neste fim de ano. As estreias ocorrem em um momento visto como de retomada e fortalecimento das festividades, após o apagamento da data em 2020 pela pandemia. A proposta também é voltada para um nicho hoje majoritariamente ocupado pelos shoppings. Como diferenciação, os novos eventos apostam em atividades para agradar também os adultos e em uma mescla com referências culturais brasileiras.

Um exemplo é o evento no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), no bairro do Limão, zona norte paulistana, com o nome Luz de Natal. A árvore natalina é formada por sombrinhas de frevo, a música-tema é um forró e os personagens típicos da data convidarão os frequentadores a dançar ritmos brasileiros. Presidente do CTN, Christiane Abreu conta que a ideia veio de uma percepção de que São Paulo não tinha presença suficiente de eventos natalinos. “A gente limitava muito o Natal de São Paulo como um todo a decorações”, avalia. “Gramado mostra que há uma demanda forte, (o Natal Luz) começa em outubro e vai até janeiro.”

Árvore natalina do CTN. - DIVULGAÇÃO
Árvore natalina do CTN. (crédito: DIVULGAÇÃO)

A idealizadora do evento conta que o ponto alto é às 18h, com a parada natalina e o acendimento das luzes. “É inspirado em Gramado, mas com o toque especial do CTN, respeitando as nossas raízes. É uma vila natalina brasileira.”

A expectativa é de receber 50 mil pessoas em cinco fins de semana. A entrada é gratuita, com exceção de apresentações temáticas de teatro. O espaço gastronômico e o parque de diversões também funcionarão durante o evento.

Parada carnavalesca

Também na zona norte, o Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, na Freguesia do Ó, receberá festividades natalinas de 4 a 24 de dezembro. O “Natal na Freguesia” contará com uma vila e uma parada com músicos e personagens, com fantasias desenhadas pelo carnavalesco Jorge Freitas, um dos idealizadores.

Os desfiles serão divididos em dez alas e cinco elementos alegóricos, com bailarinos, músicos e personagens, como anjo, soldado de chumbo e anjo. Ao fim do cortejo, haverá a apresentação de uma orquestra, com repertório natalino. “Sempre achei que o largo era um cenário perfeito para um evento de Natal”, conta o carnavalesco, que foi morador da Freguesia, conhecida pela tradição em festividades populares. “Cenograficamente, é uma cidade dentro da cidade, parece uma cidadezinha interiorana.”

A parada é o ponto alto do Natal da Freguesia, a cargo de renomados carnavalescos. - DIVULGAÇÃO
A parada é o ponto alto do Natal da Freguesia, a cargo de renomados carnavalescos. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Pela ligação com o Carnaval, ele chamou músicos, cantores, costureiras e outros trabalhadores do meio para trabalharem no projeto. “Quero transformar o Largo da Matriz no que hoje é Gramado. Serão 45 minutos com música natalina”, comenta.

Com incentivos via Lei Rouanet, o evento é patrocinado por marcas. Ele reúne, ainda, uma vila com casinhas ocupadas por artesãos, a residência do Papai Noel e uma árvore de 3 metros de altura. “A inspiração também vem da retomada econômica”, destaca a vereadora Sandra Santana (PSDB), outra idealizadora do evento.

Zona Oeste

A terceira proposta do gênero que estreia em São Paulo é a Villa de Natal, que ocorre até 6 de janeiro no Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste. Ela será a maior em dimensão, com 22 mil metros quadrados, e com a mais alta árvore de Natal deste ano na cidade, de 65 metros. Organizadora do evento, a arquiteta Soraia Carrasco considera que este Natal será ainda mais intenso do que os demais, pelas restrições que todos viveram na pandemia e durante as festividades do ano passado. “Vai trazer a magia novamente, com as famílias e os amigos se reencontrando, em celebração.”

A vila reúne parque de diversões, gastronomia (com cardápio temático), feira de artigos natalinos, casa do Papai Noel e uma pista de patinação de 100 metros quadrados. Segundo Soraia, cerca de 80 mil ingressos foram vendidos até o início do mês, para pessoas de 22 Estados diferentes. A expectativa é de reunir 150 mil visitantes, incluindo público de fora de São Paulo.

Eventos tradicionais

Os eventos mais tradicionais do Natal paulistano estão confirmados para 2021, com algumas novidades. Como no ano anterior, a árvore da Coca-Cola está nas proximidades da Ponte Estaiada, com 50 metros de altura. Já a concessionária do Parque do Ibirapuera apostou em quatro pinheiros ao redor do lago, projeção holográfica na fonte e esculturas iluminadas com até 3 metros de altura.

Pela Prefeitura, o Festival de Natal no triângulo histórico está confirmado, de 10 a 23 de dezembro, com programação a ser divulgada. A feira voltará à Praça do Patriarca, que receberá decoração típica, assim como edifícios do entorno. As ações na Avenida Paulista ainda estão em definição.

Os ônibus iluminados da SPTrans terão passeios gratuitos neste final de semana (18 e 19), a exemplo dos dois anteriores, em horários a definir. Já a Linha 5-Lilás está com iluminação temática em trens. (Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos