Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Roque

Cama, mesa e vinho: hora da retomada do turismo em São Roque

Roteiro que reúne vinícolas, hotéis, restaurantes, adegas e lazer impulsiona a volta dos turistas

25 de Outubro de 2021 às 12:10
Da Redação [email protected]
Vinícola Don Patto
Vinícola Don Patto (Crédito: Divulgação)

São Roque sempre é lembrada como a Terra do Vinho, mas agora ela agrega mais opções gastronômicas, de hotelaria e espaços para diversão e passeios. E com a sensível melhora dos indicadores e flexibilização das normas de segurança na pandemia de covid-19, o Roteiro do Vinho passa a receber um número crescente de visitantes.

O clima de montanha, muito verde e a proximidade de São Paulo e de Sorocaba favorecem a decisão do viajante que, neste momento, busca por destinos mais próximos para curtir o final de semana.

Lá, o turista pode fazer passeios a cavalo, de quadriciclo, pedalar ou caminhar por trilhas, praticar arvorismo ou se divertir em tirolesa, entre outras atividades oferecidas ao longo do roteiro. Além disso, há muitos restaurantes e outros espaços gastronômicos.

O município está em plena safra da alcachofra, mais um atrativo da temporada em São Roque. Da estradinha que vai serpenteando pelas colinas, dá para avistar as plantações já com as flores de pétalas roxas. E o turista pode saboreá-la ao vinagrete, em molhos de massas, conservas ou até empanadas como aperitivo.

Plantação de alcachofra / Vinícola XV de Novembro - Divulgação/@sigaomapa.blog
Plantação de alcachofra / Vinícola XV de Novembro (crédito: Divulgação/@sigaomapa.blog)

Hospedagem - Um bom roteiro começa pela escolha de acomodação, seja para família, casal ou grupo de amigos. Tem pousada para cada perfil de turista, desde as mais rústicas, até aquelas que esbanjam conforto e estilo. Os preços de diárias seguem a média de outras estâncias, assim como os valores de pratos nos restaurantes, doces, vinhos e licores. A regra é pesquisar.

As pousadas são bem localizadas, com acesso fácil pela estrada pavimentada e muitas placas de indicação ajudam a orientação dos motoristas. Sempre rodeadas por fragmentos de Mata Atlântica, elas permitem um contato direto com a natureza.

Uma opção de estadia, por exemplo, é a Pousada Villa Ártemis, que fica na Estrada dos Venâncios. É ideal para quem procura aliar descanso e alimentação saudável privilegiando o consumo de produtos orgânicos e comida vegetariana. O café da manhã é bem diversificado, com opções de pães, bolos, queijos e muitas frutas. A diária para casal, de sábado para domingo, com café da manhã e lanche da tarde inclusos, sai por R$ 380.

Pousada Villa Ártemis - Divulgação / @sigaomapa.blog
Pousada Villa Ártemis (crédito: Divulgação / @sigaomapa.blog)

Pousada Villa Ártemis - Divulgação / @sigaomapa.blog
Pousada Villa Ártemis (crédito: Divulgação / @sigaomapa.blog)

A pousada disponibiliza ainda aos hóspedes uma cozinha compartilhada para o preparo de refeições rápidas e também um menu de jantar (cobrado à parte) com quatro tipos de massas e salada. Para o lazer, há uma piscina com aquecimento solar, jacuzzi, bicicletas, arco-e-flecha, campinho de futebol e até serviços de spa, que podem ser agendados com antecedência. A pousada conta inclusive com um espaço de eventos e é pet friendly.

Gastronomia - Não faltam opções para almoço, jantar ou um lanche saboroso para matar a fome. Um dos mais conhecidos espaços gastronômicos e de lazer do Roteiro é a Vila Don Patto, que reúne dois restaurantes, um de comida portuguesa e outro de cozinha italiana. Também integram o complexo, um lounge sob parreirais para degustar vinhos, redário, empório, adega, café e grelhados, sorveteria, lojinha de artesanato, choperia e cervejaria, além da recém-inaugurada fábrica de doces portugueses, com os famosos pastéis de belém.

Lounge sob parreirais Vila Don Patto - Divulgação / @sigaomapa.blog
Lounge sob parreirais Vila Don Patto (crédito: Divulgação / @sigaomapa.blog)

O turista também pode aproveitar o passeio no Roteiro para saber um pouco mais da história do vinho de São Roque, como apreciar a bebida, identificando sabores e aromas em uma degustação orientada. O enólogo Márcio Dal'Osto, da Vinícola XV de Novembro, da família Moraes, comanda uma degustação de vinhos todo final de semana (R$ 40 por pessoa). O especialista leva os visitantes até a plantação de uva e de alcachofra e dá uma aula de como saborear e perceber a qualidade dos diferentes tipos de vinhos.

Na Vinícola XV, o visitante também pode conferir um pequeno museu, comprar vinhos, doces, alcachofra, além de escolher uma massa ou porções variadas em um food truck e almoçar sossegado em uma varanda com vista para os parreirais.

Vinícola XV de Novembro - Divulgação / @sigaomapa.blog
Vinícola XV de Novembro (crédito: Divulgação / @sigaomapa.blog)

Vinícola XV de Novembro - Divulgação
Vinícola XV de Novembro (crédito: Divulgação)

No final da tarde, vale ainda experimentar um bom hambúrguer ou uma porção especial no Obará Grill. A casa, que também é uma steakhouse de estrutura moderna e jovem, é um ponto de encontro já bem conhecido do público. Sempre rola uma música ao vivo estilo pop-rock para animar a galera. Hambúrgueres de carnes nobres e até uma versão vegetariana à base de grão-de-bico, pepita de girassol e mandioquinha estão no cardápio.

Para fechar a noite, o turista pode apreciar ainda uma pizza diferenciada do mestre Sudário Silva, premiado internacionalmente. Com longa experiência como chef na Pizzaria Port'Alba, ele cria versões inusitadas e muito saborosas, entre elas uma pizza que leva molho italiano de tomates san marzano, alcachofra, cogumelos, manjericão e queijo parmesão. É a dica ideal para encerrar essa viagem gastronômica pelas delícias do Roteiro do Vinho.

Mestre Sudário Silva / Pizzaria Port’Alba - Divulgação / @sigaomapa.blog
Mestre Sudário Silva / Pizzaria Port’Alba (crédito: Divulgação / @sigaomapa.blog)

Galeria

Confira a galeria de fotos