Buscar no Cruzeiro

Buscar

De volta ao mar

Governo autoriza cruzeiros a partir de novembro

05 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Sete navios com 130 roteiros oferecem 566 mil leitos.
Sete navios com 130 roteiros oferecem 566 mil leitos. (Crédito: DANILO BORGES / MTUR)

Cruzeiros maritímos voltam a ser uma opção para os turistas brasileiros a partir de novembro. O sinal verde para a retomada das viagens pela costa brasileira foi dado no sábado (2), por meio de decreto do presidente Jair Bolsonaro. A decisão tem o aval dos ministérios da Saúde, Justiça, Infraestrutura, Turismo e Casa Civil. O detalhamento dos protocolos sanitários deverão ser anunciados nos próximos dias pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A modalidade turística esteve suspensa durante um ano e meio, por conta da pandemia da Covid-19.

Os cruzeiros voltarão a navegar no País entre novembro de 2021 e abril de 2022. Outros 50 países já estão nas rotas dos grandes navios, movimentando 2 milhões de turistas. De acordo com o Ministério do Turismo, a retomada dos cruzeiros deverá gerar cerca de 35 mil empregos e injetar R$ 2,5 bilhões na economia nacional.

Entre as principais medidas adotadas pela Anvisa estão: testes de Covid-19 pré-embarque em todos os hóspedes, com triagem rigorosa; tripulantes vacinados, com três testes antes de entrar em serviço e quarentena; além de uso de máscaras, distanciamento, ocupação reduzida, ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes.

Para a temporada 2021/2022, estão previstas sete embarcações com 566 mil leitos. Serão 130 opções de roteiros e 570 escalas em destinos nacionais, como Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife e Ubatuba. (Da Redação, com Ministério do Turismo)