Buscar no Cruzeiro

Buscar

Viagens

Pandemia muda a cara do turismo

Tendência combina bem-estar com natureza, proximidade, trabalho e isolamento

05 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO / MTUR)

Algumas tendências surgidas ou aceleradas pela pandemia vieram para ficar. As escapadas na natureza, a (re)descoberta do Brasil pelos viajantes nacionais, a busca por roteiros de bem-estar, a mistura de lazer com trabalho nas viagens e a exigência de vacinação ou teste de Covid devem continuar em alta por um bom tempo ainda. Viagens reúne cinco macrotendências, que se cruzam e englobam diferentes outras menores. Confira:

Vacina ou teste

Só a vacinação pode controlar a pandemia e, por consequência, impulsionar as viagens no Brasil e no mundo, especialistas vêm repetindo desde 2020. Dentro do País porque os brasileiros se sentem mais seguros de planejar dias longe de casa. No exterior porque muitos países reabertos para brasileiros sem quarentena exigem imunização com esquema completo (duas doses ou a única).

Para viagem internacional, a exigência de vacinação ou teste de Covid é uma tendência fortíssima. Um passaporte de vacina, como proposto pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (International Air Transport Association - Iata), não foi instituído mundialmente. Cada país vem definindo suas regras para a entrada de turistas estrangeiros, mas o esquema completo de imunização (duas doses ou a única) geralmente está entre elas.

Rotas de bem-estar

Quando feitas de forma responsável -- vacinação, máscara, álcool em gel e distanciamento --, viagens beneficiam a saúde mental, explicam especialistas. Passar uns dias longe da rotina pode combater a exaustão e o estresse causados pelo longo período de isolamento e de convívio com a pandemia.

A busca por atividades que promovam o bem-estar leva hotéis a investirem nesse segmento até mesmo para famílias. O Anantara Spa, no Tivoli Mofarrej São Paulo, preparou uma oferta em outubro para estimular agendamentos simultâneos para pais e filhos. Chamada de Family Time, dá 15% de desconto nessas sessões durante todo o mês.

Turismo de proximidade

Os primeiros a voltar na pandemia foram os bate-voltas (por exemplo, em passeios perto de São Paulo) e as viagens de carro, que viraram a aposta até de empresas do setor de turismo que não trabalhavam apenas com pacotes de hospedagem. Enquanto as viagens ao exterior exigem flexibilidade e atenção aos detalhes para lidar com possíveis mudanças causadas pela pandemia, o turismo doméstico segue muito aquecido.

Lazer & trabalho

Escapadas na natureza e a (re)descoberta do Brasil pelos brasileiros marcam a retomada dos passeios. - DIVULGAÇÃO / MTUR
Escapadas na natureza e a (re)descoberta do Brasil pelos brasileiros marcam a retomada dos passeios. (crédito: DIVULGAÇÃO / MTUR)

O anywhere office, possibilidade de se trabalhar de qualquer lugar remotamente, também vem sendo um forte movimento na hotelaria ao longo da pandemia. Empreendimentos criaram quartos voltados para home office e investimento no público local e fizeram adaptações de espaços de pais trabalharem e filhos estudarem. De olho na demanda reprimida por viagens, o setor prevê muitas inaugurações de hotéis no Brasil.

Natureza e ar livre

As viagens sustentáveis já vinham sendo discutidas antes da pandemia, no contexto dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), mas a pandemia acelerou o processo e a busca por viagens de natureza. Para estar de acordo com os ODS e também com as exigências de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance; na tradução, Governança Ambiental Social e Corporativa), empresas de turismo também investem em ações de sustentabilidade.

A combinação de várias dessas tendências vem contribuindo para a recuperação, por exemplo, do turismo de São Paulo, Estado já com mais da metade da população totalmente vacinada. Um período contínuo de crescimento até o fim do próximo ano é previsto pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet). Relatório do órgão do governo paulista indica que o PIB do setor turístico no Estado deve subir 9,3% em 2021 e mais 10,6% em 2022, podendo igualar os resultados de 2019 a partir de junho e ultrapassá-los até dezembro do próximo ano.

Duas tendências responsáveis pela retomada das viagens no Estado de São Paulo são o turismo de proximidade e as escapadas na natureza. Cresceram ainda mais as viagens de carro para cidades paulistas como Olímpia e Campos do Jordão. Já Brotas, conhecido destino de ecoturismo, ultrapassou, de janeiro a julho deste ano, o total de Imposto Sobre Serviços (ISS) de turismo recolhido no mesmo período de 2019 (R$ 895,8 mil ante R$ 746,3 mil).

Enquanto isso, na capital paulista, o Plano de Desenvolvimento Turístico do Polo de Ecoturismo da Cantareira busca estabelecer uma rede de roteiros para passeios na região norte da cidade. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos