Buscar no Cruzeiro

Buscar

Turismo rural

Explore as delícias da rota do queijo mais famoso do Brasil

Turista conhece produção do Terroir Vertentes e visita cidades históricas de Minas Gerais

22 de Setembro de 2021 às 18:08
Da Redação [email protected]
Queijos, gastronomia, cavalgadas e visitas a propriedades rurais são alguns dos atrativos da Rota do Queijo Terroir Vertentes.
Queijos, gastronomia, cavalgadas e visitas a propriedades rurais são alguns dos atrativos da Rota do Queijo Terroir Vertentes. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O turismo rural é uma opção para quem está pensando em botar o pé na estrada novamente depois que o período crítico da pandemia de Covid-19 tiver passado. E quando o assunto é cultura tradicional, o Estado de Minas Gerais sempre oferece experiências gratificantes, Lá, por exemplo, 26 cidades abrigam um circuito que permite realizar uma imersão na cultura do mais famoso produto local. Trata-se da Rota do Queijo Terroir Vertentes.

Oficialmente criado em 2018, o circuito percorre municípios que integram a Trilha dos Inconfidentes, como São João del-Rei, Barbacena e Tiradentes, e proporciona uma viagem cheia de descobertas históricas em meio às raízes da produção do ilustre derivado do leite no Campo das Vertentes. O visitante pode vivenciar toda a rotina dos agricultores que fabricam a iguaria, tendo contato com as tradições e técnicas utilizadas e, o melhor, a oportunidade de degustar os exemplares do Queijo Minas Artesanal, do Queijo Reino e de queijos finos.

Marcus Vinicius Januário, gestor da Instância de Governança Regional do circuito, relata que as qualificações do Experiências do Brasil Rural favorecem o reforço de parcerias entre as atividades. “Está sendo fundamental nas capacitações fazer com que cada produtor tenha um conhecimento aprimorado da região. Fazendo com que ele passe a conhecer o potencial turístico do entorno também, bem como os produtos do vizinho, trabalhando em parceria e mostrando toda a potencialidade dos nossos serviços”, aponta.

Os turistas da Rota do Queijo Terroir Vertentes contam, ainda, com a possibilidade de se hospedar em algumas propriedades do roteiro e realizar atividades típicas do meio rural, como cavalgadas e a ordenha dos animais que fornecem a matéria-prima do produto, sempre orientados por anfitriões quanto aos processos de elaboração da especiaria. Outra opção é se deliciar em restaurantes típicos da tradicional gastronomia, que inclui, ainda, cafés especiais, doces e cachaça artesanal, entre outras atrações, além de participar de atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural.

Segundo o gestor Marcus Vinicius Januário, as capacitações do projeto do governo federal também jogam luz sobre a necessidade de se incrementar o marketing digital do roteiro. “Uma das coisas que nós vimos muito nas qualificações, até mesmo pela tendência de aumento na busca pelo turismo rural no pós-pandemia, é a questão do e-commerce. A importância de trabalhar de forma remota, de apresentar melhor o produto. É estar realmente na vitrine, mas de forma qualificada e mais profissional”, comenta.

História e gastronomia

O circuito foi concebido para incentivar o desenvolvimento econômico e gastronômico das cidades que integram a Trilha dos Inconfidentes. Além de fomentar o turismo e a geração de renda aos produtores e suas famílias, o roteiro permite a criação de negócios ligados ao Queijo Mineiro, premiado no Brasil e no exterior. A formação do roteiro teve apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que realizou o levantamento dos queijeiros interessados em comercializar a mercadoria diretamente ao turista.

Opções para todos os gostos

Além da Rota do Queijo Terroir Vertentes, integram o Experiências do Brasil Rural os roteiros “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”, da Bahia; a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, também em Minas; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos e o Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul. Após um diagnóstico inicial, empreendedores participam agora de capacitações sobre as cadeias produtivas de interesse do projeto: queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca a importância da adequada estruturação do meio rural para o aproveitamento turístico das potencialidades do campo. “Os atrativos rurais do país - referência mundial no setor agrícola - têm um enorme poder de atrair visitantes. O nosso objetivo é ampliar a oferta turística nacional, bem como gerar alternativas de renda a agricultores familiares que também trabalham o turismo, com reflexos extremamente positivos na geração de emprego e renda”, explica. (Da Redação, com Ministério do Turismo)