Buscar no Cruzeiro

Buscar

Turismo

Em São Roque, o maior castelo medieval do Brasil

24 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Inspirado em castelo da cidade italiana de Verona, atração reproduz cenário do século XI.
Inspirado em castelo da cidade italiana de Verona, atração reproduz cenário do século XI. (Crédito: DIVULGAÇÃO )

Já pensou em visitar um castelo medieval? Pois em breve você poderá ter essa experiência sem precisar sair da Região Metropolitana de Sorocaba. No município de São Roque -- 40 km de Sorocaba -- está sendo erguido um desses autênticos símbolos do poder feudal, regime que dominou a Europa durante séculos. Inspirado na arquitetura italiana, o Castelo de São Roque está sendo construído em uma área de 60 mil metros quadrados. De acordo com o projeto, a atração vai oferecer experiências interativas que levarão os visitantes direto para o século XI desde a entrada.

Com as obras na fase final, mas ainda sem data de inauguração prevista, o prédio já chama a atenção de quem se aproxima do morro Saboó -- na estrada que liga a cidade à rodovia Castelo Branco. As torres e os muros externos projetados pelo arquiteto Erick Monteiro são visíveis a quilômetros de distância. Quando concluído, o castelo será “povoado” por guerreiros com suas armaduras brilhantes por todos os lados. A proposta é que os ambientes acompanhem e reforcem o contexto medieval com uma experiência interativa.

O conjunto inclui também área externa para eventos e estacionamento, além de uma reserva natural nos entornos. Até calabouço e catapultas comporão o cenário. A propriedade vai oferecer restaurante típico, museu, uma arena medieval no centro do castelo e suítes exclusivas para descansar como fazia antiga realeza em um ambiente que promete levar os hóspedes de volta ao passado. De acordo com o projeto, a estrutura permitirá comportar até 2.500 pessoas no salão principal.

Day use

Para ter acesso a todos os ambientes e serviços, os visitantes poderão adquirir ingressos day use. Ou seja, por um valor fixo -- ainda não definido -- será possível aproveitar toda a experiência, incluindo bebidas e refeições temáticas e roupas especiais para entrar ainda mais no clima. Também estão previstas apresentações simultâneas nos vários ambientes do castelo.

“Queremos levar essa cultura adiante, ter um lugar até mesmo para as crianças das escolas passearem e aprenderem mais sobre História. Pensamos em ter uma sala de exposição como se fosse um museu para trabalhar essa parte cultural”, diz Magali Pereira Dias, que toca o projeto em parceria com o marido.

Inspiração italiana

A estruturado Castelo de São Roque é toda revestida em pó de pedra e foi inspirada no Castelo de Bevilacqua, a cerca de 50 km de Verona, no norte da Itália. A ideia para colocar tudo isso em prática veio do avô de Magali, um português nascido em Ourém. Ele contava as histórias e lendas dos castelos medievais de Portugal aos netos, criando o interesse deles sobe esse estilo arquitetônico e também sobre a vida medieval.

“A ideia é um castelo de guerreiro mesmo, não de princesa. É a história do nosso avô que veio pro Brasil e sempre falava muito sobre a importância dos guerreiros terem seus castelos. Depois de muitos anos resolvemos iniciar o projeto”, conta Magali. (Da Redação)