Buscar no Cruzeiro

Buscar

Porto Alegre: cidade para quem ama cerveja, futebol e diversão

Se você está buscando passagens para viajar, mas não sabe exatamente para onde ir, confira porque a capital gaúcha é um lugar e tanto para conhecer!

16 de Julho de 2021 às 14:01
Cidade para quem ama cerveja, futebol e diversão
Cidade para quem ama cerveja, futebol e diversão (Crédito: Divulgação)

O Brasil é um dos maiores países em diferentes aspectos, desde o tamanho de seu território e população até a sua diversidade de natureza e culturas. Considerado um país de dimensões continentais, o Brasil é um polo turístico que atrai pessoas de todas as áreas do mundo.

Quando se pensa nos lugares mais turísticos do país, é comum pensar em praias paradisíacas, rios, cachoeiras e regiões montanhosas. Contudo, existem lugares super interessantes que fogem desse roteiro mais clichê. Um exemplo disso é a capital gaúcha.

Porto Alegre não tem praias, mas possui parques e o famoso rio Guaíba, além de oferecer uma vida cultural agitada para quem a visita. Por isso, antes de comprar passagem de ônibus para Porto Alegre, confira dicas imperdíveis para conhecer na cidade!

Centro Histórico

Os centros históricos costumam ser um lugar e tanto para conhecer nas capitais brasileiras. E na capital gaúcha não é diferente. Localizado às margens do Lago Guaíba, esse centro possui diversos lugares interessantes para conhecer.

Um deles é a Praça da Alfândega, que sedia museus inovadores como o Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Santander Cultural. No centro histórico, também é possível conhecer o Mercado Público da cidade, onde é possível degustar comidas deliciosas, dos mais variados tipos e comprar cuias e ervas boas para preparar o tradicional chimarrão. Além disso, no centro também existem inúmeros bares e restaurantes, onde é possível provar boas cervejas!

Outro lugar marcante da cidade é a Casa de Cultura Mário de Andrade, que abriga um centro cultural com shows, exposições de artes plásticas, debates, exibição de filmes, entre outras atividades. No último andar deste centro cultural, é possível desfrutar de um bom café e admirar uma bela vista do rio Guaíba — uma parada ótima após gastar o dia andando muito no centro da cidade.

Um dado interessante é que o antigo hotel foi residência do poeta que deu o nome ao centro cultural. Para quem gosta de conhecer construções históricas, vale visitar o Teatro São Pedro e a Catedral Metropolitana.

Natureza e ar livre

Quem gosta de curtir a natureza tem diversos lugares para visitar em Porto Alegre. Um deles é o Parque da Redenção, o mais tradicional e conhecido da cidade. Além de uma vegetação belíssima, esse local possui diferentes recantos, como orquidário, fonte luminosa, fonte luminosa, espelho d’água e até um auditório (Araújo Viana). Todo domingo tem o Brique da Redenção — a feira livre mais famosa da capital, ótima para quem gosta de ver antiguidades e artesanatos.

Outro lugar muito típico e bastante visitado na cidade são as margens do Lago Guaíba. No fim da tarde, é possível acompanhar um belo pôr-do-sol (bebendo um belo chimarrão). Quem gosta de mais aventura, pode velejar por este rio — basta se dirigir a um dos clubes de vela da cidade e contratar passeios a preços razoáveis, com direito a aulas rápidas.

Nos fins de semana, a avenida Beira-Rio (que acompanha essas margens) é fechada para carros, o que a transforma em um lugar ótimo para caminhar, correr, andar de bicicleta, andar de skate e patins.

Quem gosta de andar de bike tem boas ciclovias em Porto Alegre para percorrer. Um percurso bastante conhecido é aquele compreendido entre a Usina do Gasômetro e o Museu Iberê Camargo. É possível alugar bicicleta a partir do aplicativo Bike Poa, que te ajuda a localizar os lugares em que é possível retirar e devolver as bicicletas.

Outro passeio imperdível em Porto Alegre é se deliciar na Lancheria do Parque. Situada no bairro Bom Fim, nos arredores do Parque Redenção, essa é a lancheria mais famosa da cidade e reúne músicos, senhora, jovens e famílias inteiras para provar desde lanches até pratos a la carta e os famosos sucos de fruta feitos na hora — uma experiência tipicamente porto-alegrense.