Buscar no Cruzeiro

Buscar

Turismo

Aqui, isolamento combina com turismo

Destinos repletos de natureza, como Piedade, permitem "fugas" seguras durante a pandemia

06 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE PIEDADE)

O turismo é um dos setores mais afetados desde o início das restrições impostas para conter o avanço da Covid-19 em todo o mundo. Por outro lado, práticas já existentes como o turismo doméstico e de isolamento foram intensificadas. Viajantes têm aproveitado para conciliar natureza, isolamento e pequenas distâncias percorridas de carro. Assim, é possível recarregar as baterias sem descuidar da saúde e da segurança.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo doméstico ou local, se define por residentes visitando o próprio país. Já o turismo de isolamento propõe que o turista tenha uma experiência em que fique isolado o máximo possível de outras pessoas. E tudo isso, de preferência em um lugar que seja afastado do agito das grandes cidades e em meio à natureza.

Segundo a pesquisa “O novo viajante”, realizada pela agência Interamerican Network em parceria com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que analisa o comportamento dos turistas latino-americanos, 15% dos brasileiros se sentem seguros para viajar novamente a partir deste semestre. A maioria está atenta a lugares que tenham política de segurança sanitária, saúde e higienização. Ainda de acordo com a análise, mais de 50% dos brasileiros desejam viajar para dentro do País, além de buscarem por locais sem aglomerações.

É o caso de Carla Rossetto, 33 anos, enfermeira, e Leandro Rossini, 35 anos, profissional de tecnologia, que decidiram comemorar o aniversário de casamento em Piedade, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). “Queríamos um lugar que fosse mais reservado, não tão longe de São Paulo e também que não fosse muito caro. Algo diferente, com uma piscina dentro do próprio chalé, com privacidade e conforto para passarmos esses dias”, comenta Carla.

A necessidade de reabastecer os hormônios do bem-estar e a conexão com a natureza fazem com que aproveitar os destinos nacionais e principalmente do interior, sejam práticas cada vez mais presentes.

De acordo com a segunda edição da revista “Dados e Informações do Turismo” sobre os impactos da pandemia de Covid-19 nos setores de turismo e cultura do Brasil, do Ministério do Turismo, as mudanças ocorridas durante o período, beneficiam diretamente o turismo local e impulsionam destinos menos comuns e mais vazios, o que diversifica os destinos turísticos.

Ar puro e clima europeu em Piedade

Leandro e Carla escolheram Piedade para comemorar o aniversário de casamento e não se arrependeram. - DIVULGAÇÃO / ADORAI CHALÉS
Leandro e Carla escolheram Piedade para comemorar o aniversário de casamento e não se arrependeram. (crédito: DIVULGAÇÃO / ADORAI CHALÉS)

Localizada nos altos da Serra de Paranapiacaba -- a 40 quilômetros de Sorocaba -- Piedade é opção para quem procura ar puro e clima de montanha. O município de 55 mil habitantes e quase 750 quilômetros quadrados (uma vez e meia a área de Sorocaba, que tem uma população multiplicada por 11) esbanja natureza. Além de cachoeiras, represas e trechos de Mata Atlântica, possui chalés e pousadas que oferecem o retiro oportuno para viajantes que querem gastar pouco e mesmo assim curtir ambientes semelhantes aos de Campos do Jordão (SP) ou Monte Verde (MG).

As opções de acomodação variam desde hoteis convencionais até chalés com entradas independentes. Qualquer que seja a preferência do visitante, há sempre o cuidado para que a estadia seja segura. A garantia do isolamento que o momento exige é, por sinal, uma das apostas de Marcelo Gonçalves, proprietário de um empreendimento em Piedade.

O casal de médicos, Isabella Palhares, 32 anos, e Flávio Lyra, 31 anos, resolveu quebrar um pouco a rotina movimentada da capital e descansar em uma das pousadas localizadas em Piedade. “A ideia de vir aqui surgiu porque fugia do tradicional, como outras cidades mais badaladas que teriam mais aglomeração e aqui é o oposto”, diz Isabella.

Para eles, o primordial era uma viagem que unisse tranquilidade, descanso e isolamento. E foi exatamente isso o que obtiveram, graças à estrutura das acomodações e às características do locais visitados, que limitavam o contato com outras pessoas. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos