Buscar no Cruzeiro

Buscar

Turismo

Suíça reabre para brasileiros imunizados

29 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Visitantes totalmente vacinados não precisam cumprir quarentena nem apresentar exame PCR negativo.
Visitantes totalmente vacinados não precisam cumprir quarentena nem apresentar exame PCR negativo. (Crédito: REPRODUÇÃO / INSTAGRAM)

A Suíça voltou a receber brasileiros em viagem em 26 de junho, sem exigência de quarentena e exame PCR negativo. O benefício vale para os visitantes totalmente vacinados contra a Covid-19 (com uma ou duas doses, conforme o imunizante). A Suíça informou que, depois de tomada a segunda dose da vacina (ou a dose única, se for o recomendado), é permitida a entrada no país no mesmo dia.

O país da Europa aceita todas as vacinas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): AstraZeneca, Sinovac (CoronaVac), Pfizer, Janssen, BioNTech, Moderna, Sinopharm e Serum Institute of India. Na entrada, basta mostrar o passaporte e o comprovante de vacinação, com nome da pessoa, data de nascimento, data da vacina, nome da vacina administrada e nome e endereço do local de vacinação.

Em comunicado oficial de 23 de junho, o país chegou a informar que brasileiros que haviam tido Covid-19 poderiam também entrar sem exigência de quarentena ou apresentação de PCR negativo. Mas, no dia seguinte, a Suíça enviou outro comunicado com regras mais rígidas, retirando esses passageiros dos autorizados a entrar no país. As fronteiras seguem abertas também para brasileiros dispostos a apresentar exame PCR negativo e a cumprir quarentena de 10 dias, como anteriormente anunciado.

Menor de 16 anos pode acompanhar os pais, sem necessidade de comprovação de vacina ou cumprimento de quarentena. Passageiros de 16 a 18 anos também não precisam apresentar o certificado de imunização, mas têm de mostrar PCR negativo realizado até 72 horas antes.

Também caiu a exigência de quarentena ou teste PCR negativo para quem viaja a partir de outro país do Espaço Schengen/União Europeia. A lista de regiões de risco do Serviço Federal de Saúde Pública da Suíça manteve apenas visitantes oriundos de países onde circulam variantes do coronavírus: Brasil, Canadá, Reino Unido, Índia, África do Sul e Nepal.

Restaurantes e eventos

Na Suíça, o número de infectados vem diminuindo, conforme a população é vacinada. O país registrou 60 casos por 100 mil habitantes nas duas últimas semanas. Desde 31 de maio, a reabertura de bares e restaurantes vem sendo flexibilizada.

Em eventos com grande público, a apresentação do certificado de vacinação dispensa do uso obrigatório de máscara. Tampouco ela é uma exigência em eventos culturais e esportivos. O país ainda recomenda o trabalho em home office, mas as escolas já retomaram as aulas sem restrições de capacidade nas salas. (Da Redação com Estadão Conteúdo)