Buscar no Cruzeiro

Buscar

Turismo

Natureza dita a moda

08 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Terra Parque, em Pirapozinho (SP), aposta no ecoturismo.
Terra Parque, em Pirapozinho (SP), aposta no ecoturismo. (Crédito: DIVULGAÇÃO / TERRA PARQUE)

Em 2020, a pandemia reduziu as atividades turísticas, mas, mesmo neste cenário, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou dados que apontam o ecoturismo como uma tendência entre os viajantes para 2021.

Desde 2019, já era observado o crescimento de uma cultura ecológica entre os brasileiros. Durante o ano, as 137 unidades de conservação federais receberam mais de 15 milhões de visitas, um aumento de 20,4% em relação a 2018.

Com essa cultura já ganhando força, o isolamento social, causado pela pandemia, fomentou ainda mais o desejo dos brasileiros de viajar para locais que proporcionem experiências ao ar livre e em contato com a natureza.

Por seu caráter sustentável, o ecoturismo consiste principalmente em atividades realizadas por pequenos grupos, para que o meio ambiente não sofra o impacto de grandes fluxos de pessoas, o que consolida o turismo de natureza como um dos mais promissores para a retomada hoteleira em 2021.

Além disso, o segmento também impulsiona o desenvolvimento econômico, gerando empregos, renda, e fortalecendo pequenos empreendimentos. O Terra Parque Eco Resort, localizado no município paulista de Pirapozinho -- a 490 quilômetros de Sorocaba --, está entre as inúmeras empresas que investem no setor. Tendo 80% de sua área verde e atividades em harmonia com o meio ambiente, o resort adotou a tecnologia Omnibees para obter a fluidez necessária para alcançar as demandas dos viajantes e garantir uma boa experiência. As soluções combinam, pro exemplo, natureza com internet rápida e opções para home office. (Da Redação, com informações do Estadão Conteúdo)