Buscar no Cruzeiro

Buscar

Turismo

Vídeos temáticos exploram novos ângulos do Rio

18 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Jardim Botânico e Arquitetônico é um dos quatro roteiros disponíveis.
Jardim Botânico e Arquitetônico é um dos quatro roteiros disponíveis. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Com passeios a pé, o Rio Experiência mostra a cidade para visitantes e moradores, por outros ângulos, além dos típicos de turismo. O projeto começa com uma série de vídeos de roteiros por bairros cariocas, mesclando curiosidades, história, cultura e paisagens. No futuro, os tours temáticos no Rio de Janeiro serão oferecidos presencialmente.

O projeto Rio Experiências surgiu a partir de um grupo composto pelo professor de Turismo Kadu Guimarães, pela designer Leila Victor, pela pesquisadora Irene Bohnsack e pelo agente de viagens Marcelo Martins.

Dos 20 vídeos previstos na primeira fase, quatro já estão disponíveis no canal do YouTube: Copacabana Art Déco (ícones do bairro da zona sul); Nas Trilhas do Cinema Carioca (região da Cinelândia e arredores, no Centro); Jardim Botânico e Arquitetônico (natureza e patrimônio no bairro da zona sul) e Caçadores da Urca Perdida (história do bairro onde fica o Pão de Açúcar).

Idealizador do Rio Turista Cidadão, projeto com walking tours que destacam a memória urbana de bairros cariocas, o próprio Guimarães está à frente do tour pelo bairro da Urca. Ao passeio pelo estilo Art Déco em Copa, o público é levado pelo jornalista Rafael Bokor, fundador de Rio -- Casa & Prédios Antigos com dois livros sobre o tema. Esses dois roteiros do Rio Experiência já estão detalhados no site //www.rioexperiencia.com.br/ e com inscrição aberta aos interessados em fazer o tour presencial. (Da Redação, com agências)