Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vai viajar? Saiba como fazer o roteiro de viagem

Confira algumas dicas para definir os aspectos mais importantes do seu roteiro de viagem e deixar seu passeio mais organizado e relaxante!

29 de Abril de 2021 às 18:14
Confira algumas dicas para definir os aspectos mais importantes do seu roteiro de viagem e deixar seu passeio mais organizado e relaxante
Confira algumas dicas para definir os aspectos mais importantes do seu roteiro de viagem e deixar seu passeio mais organizado e relaxante (Crédito: Divulgação)

É difícil encontrar uma pessoa que não goste de viajar. Essa é uma das atividades mais deliciosas para se fazer, já que nos permite relaxar, conhecer novas pessoas e culturas e visitar lugares incríveis.

Antes de finalmente pegar o ônibus até o local de destino, é preciso energia para organizar a viagem: escolher um lugar para visitar, comprar passagens, escolher um local de hospedagem e preparar a mala.

Outro passo importante é definir um roteiro de viagem. Isso garante que você visite os lugares que mais desejar dentro do tempo que possui para viajar, aproveitando o lugar com mais tranquilidade e economizando dinheiro. Por isso, confira algumas dicas de como fazer isso antes de comprar as suas passagens on-line.

Consulte bons materiais

O primeiro passo para fazer o roteiro da sua viagem é consultar com antecedência bons materiais com dicas do que fazer no lugar. A partir dessas informações é que você vai poder selecionar o que quer conhecer e qual será a melhor ordem de atividades durante a viagem.

Por isso, pesquise sites, livros e vídeos que tragam boas recomendações sobre o que fazer no lugar para onde você vai. Busque materiais que tragam informações detalhadas não só sobre os atrativos do lugar, mas também sobre os desafios que podem aparecer.

Defina os objetivos

Outra etapa fundamental para preparar um bom roteiro é definir quais são os objetivos da viagem. Se a sua maior necessidade é relaxar em contato com a natureza, uma boa pedida é priorizar os passeios que permitam isso, como visitar praias e cachoeiras e realizar trilhas em áreas verdes.

Se você gosta de passeios culturais e curte conhecer lugares históricos, o seu roteiro pede lugares como museus, centros culturais, monumentos, igrejas, palácios e outras construções. Para quem gosta de experiências boêmias, é importante pesquisar quais são os bares e restaurantes mais legais do destino escolhido.

Definir os objetivos da viagem impacta todos os pontos do planejamento do roteiro, tais como as atividades que você deseja realizar, a quantidade de dinheiro necessária para cada uma delas, o tempo de permanência no local e a documentação necessária em alguns casos.

Por fim, lembre-se de considerar o número de pessoas envolvidas na viagem e as preferências de cada uma antes de definir o objetivo. É importante tentar reunir atividades afins em uma mesma região, pois isso economiza tempo e dinheiro para o deslocamento.

Escolha a época

É fundamental pesquisar sobre as diferenças do destino escolhido em diferentes estações do ano. Se você vai para Lençóis Maranhenses e quer curtir as lindas lagoas que se formam entre as dunas, por exemplo, os meses de abril e maio são os melhores para viajar.

É bom saber que esta é a época em que ocorrem mais chuvas, o que pode tornar necessária a presença de um guarda-chuva nos passeios. A partir de setembro é que as chuvas começam a diminuir e as lagoas começam a secar.

Por isso, independentemente do destino, lembre-se sempre de pesquisar quais são os momentos mais adequados do ano para visitar o lugar desejado.

Defina tempo e orçamento

Uma vez escolhido o lugar e a época do ano e definido o objetivo da viagem, é preciso estabelecer qual será o tempo de permanência em cada lugar e qual é o orçamento disponível para realizar os passeios. Isso é fundamental para poder escolher hospedagem, meios de locomoção, alimentação e outros pontos importantes.

Se a viagem for internacional, é primordial pesquisar como está a valorização da moeda do país escolhido em relação ao real brasileiro. A partir disso, procure estimar o custo por dia e estabeleça um orçamento máximo para cada dia, pois isso te ajudará a controlar os gastos.

Ainda para viagens no exterior, é importante se lembrar de autorizar no banco a realização de transações bancárias nos seus cartões, para que eles não sejam bloqueados e você seja impedido de realizar saques mesmo tendo dinheiro em sua conta.

Por fim, também é fundamental fazer a cotação do seguro de viagem e comprar uma quantia de dinheiro do país de destino com antecedência, no caso de passeios internacionais.