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Dinheiro na Internet: É cedo ou tarde demais para começar a ganhar?

Se tornar um empreendedor digital é o sonho de muitas pessoas, mas nem todo mundo acredita que é possível, de fato, viver da internet.

25 de Janeiro de 2023 às 18:02
Empreender trabalhando em qualquer lugar
Empreender trabalhando em qualquer lugar (Crédito: Freepik)

Mercado de influência, redes sociais, criação de conteúdos em vídeo, áudio, texto e imagem, criação de sites, aplicativos e games e prestação de serviços digitais infindáveis como redação, tradução, tratamento de fotografias, edição e marketing, são apenas alguns dos inúmeros tipos de atividades que podem ser iniciadas na internet por quem quer começar a faturar alto, sem bater cartão e ter que seguir o dress code determinado por alguém.

Para os que sonham em fazer as malas, comprar algumas passagens e ir viver sem lenço e sem documento pelo mundo afora, trabalhar com (e na) internet, provavelmente é o caminho mais viável para se tornar uma pessoa realizada.

Quem trabalha online pode, ou não, fazer isso por conta própria.

Existem diversas empresas que contratam pessoas para trabalhar em home office e, nesse caso, dá para ganhar dinheiro na internet sem nem precisar fazer ideia de como abrir um CNPJ.
No entanto, quem não quer ou não consegue um emprego formal dentro dessa modalidade, também tem um universo absurdamente grande para explorar e garantir o próprio sustento (e mais do que isso) trabalhando online, de forma autônoma, de qualquer lugar.

A pergunta de milhões…

A pergunta “Como Ganhar Dinheiro na Internet?” é feita mais do que 1000 vezes por dia ao buscador Google.

São mais de 30.000 pesquisas mensais tentando descobrir se já está tarde para começar ou ainda dá tempo de fazer fortuna em terras digitais.

E a resposta é: depende!
O empreendedorismo digital começou nos anos 70. Já deu tempo de muita gente se desenvolver nele, e, de fato, muitos conseguiram. Outros, no entanto, acumularam apenas frustrações e desilusões ao tentarem se inserir nesse cosmo.
Ser bem sucedido nesse mercado depende de personalidade, de quanto cada um está disposto a estudar, quanto tempo pretende investir, se aceita trabalhar um pouco “na faixa” para ganhar experiência e aprender com quem já está na estrada…
Para quem é esperto, dá tempo.
Para quem espera que o sucesso caia no colo, não dá.

Raissa Torquato, gerente operacional do grupo Guarda Chuva Digital, afirma: “Existe muito conteúdo bom e gratuito na internet! Alguns portais, perfis e canais ensinam muito, dão detalhes sobre o que fazer, como fazer, que aplicativo ou ferramenta usar ou não usar… Quem quer começar pode dar uma olhada no portal Diário Seguro. Lá tem muita informação que pode ser útil para quem precisa de um norte para ganhar os primeiros salários dentro do universo digital. De tutorial para criar logo profissional à administração financeira do capital entrante”.

Talento nato?

Se o assunto é sucesso na internet, não dá para não pensar nos sites gigantes que fazem envios de produtos pelos Correios e conseguem faturar valores bilionários anualmente.
Também não dá para ignorar a existência dos grandes influenciadores que possuem dezenas de milhões de seguidores nas contas digitais (e centenas de milhões de reais na conta bancária). Mas, a verdade é que nem todo mundo tem talento natural para vendas, comunicação, artes ou esportes.
Tem muito mais gente “comum” no mundo do que grandes astros e estrelas capazes de desenvolver conteúdos fenomenais ou impressionantes o bastante para arrastar multidões de dedos aos botões de compras, like, follow ou subscribe.

Não há nenhum problema nisso. É a realidade. E negar a realidade é o primeiro passo para não dar passo nenhum.
Quem não nasceu para estar na frente das melhores câmeras, não está condenado a viver fora do universo riquíssimo (em todos os sentidos), que é o empreendedorismo na internet.

Se o influencer faz um sucesso estrondoso, é porque tem um bom editor de seus vídeos e fotos, porque conta com uma agência de marketing digital responsável por publicar matérias em jornais, enviar conteúdos para assessorias de imprensa, investir em tráfego pago, criar parcerias com outros influenciadores, escrever conteúdos e roteiros, organizar agendas, fazer cortes de vídeos e criar engajamentos que retornem lucro ao personagem que empresta a voz, o rosto, sua arte ou sua personalidade para o público que consome cultura, entretenimento, conhecimento, e diversos outros interesses através da internet.

Muitas dessas atividades podem se tornar a fonte de renda de quem quer trabalhar online.

Staff digital gera receita e oportunidades

A prestação de serviços digitais está ocupando cada dia mais espaço no mercado e, embora no começo possa não render cifras exorbitantes, conforme o aprendiz vai se tornando um profissional e construindo referências, é possível faturar valores muito mais do que suficientes para manter um padrão de vida excelente.
E não é só para influencers e youtubers que é possível prestar serviços.

O e-commerce está cada vez mais importante dentro do mercado mundial e gera empregos dos mais variados tipos, tanto para quem precisa estar fisicamente dentro da empresa, quanto para quem pode atuar à distância.
Atendimento de clientes, gerenciamento de mídias sociais, cadastro de produtos, tratamento de fotos, otimização de conteúdos e produção de e-mail marketing são apenas algumas das atividades que podem se tornar fonte de renda recorrente e crescente para quem decide viver da internet.

Há, também, a possibilidade de trabalhar criando ou vendendo infoprodutos, cursos, treinamentos, e participando dos mais variados tipos de programas de afiliação.

Todo mundo sai ganhando

Bruna Bozano, especialista em negócios digitais, afirma que cada vez mais pessoas estão utilizando os conteúdos de terceiros como fonte de renda e sucesso no universo digital. “A prática se desenvolve de forma consistente e crescente com o famoso ganha-ganha. O produtor ganha projeção e boa parte do faturamento sobre as vendas dos seus produtos e o afiliado tem liberdade para trabalhar com infinitas fontes de recursos, já que há infoprodutos de todos os segmentos que se pode imaginar”.

Cedo ou tarde?

Diante de tantas possibilidades, não é difícil afirmar que para quem tem coragem de se arriscar e disposição para estudar, testar e corrigir os erros de execução das suas tentativas, a resposta para a pergunta chave e inicial deste conteúdo é: É Cedo!
O mercado digital está, ainda, no seu início, e totalmente pronto para provar isso para quem estiver disposto a mergulhar nele.