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O que funciona no TikTok: Um breve guia de marketing

23 de Dezembro de 2021 às 13:43
TikTok é uma das plataformas de mídia social
TikTok é uma das plataformas de mídia social (Crédito: Depositphotos)

Com um bilhão de usuários ativos, o TikTok é uma das plataformas de mídia social que mais cresceu em todos os tempos. O crescimento exponencial dessa plataforma desde 2016 é marcado pelo fato de ter levado apenas três anos para que chegasse ao mesmo número de usuários ativos do Instagram, que chegou a este número apenas seis anos depois do seu lançamento.

O crescimento estelar da plataforma também é um sinal de que tem uma audiência imensa pronta para ser atingida se você usar as estratégias certas. Aqui vai uma breve lista das melhores práticas a seguir para criar o seu plano de marketing de vídeos para o TikTok:

Crie vídeos curtos e interessantes

Criar vídeos curtos e diretos é crucial para se ter sucesso no TikTok. Não complique a sua mensagem alongando-se demais em um único clipe de vídeo. O objetivo aqui é ser direto - compartilhe vídeos curtinhos com conteúdos significativos que prendam rapidamente a atenção da sua audiência e a cativem dentro de poucos segundos.

Tenha em mente que mesmo a plataforma permitindo a gravação de vídeos de até três minutos dentro do app, é melhor não fazer isso já que a atenção do seu público pode se dispersar depois dos primeiros 15 segundos. A única exceção é se você estiver gravando um vídeo tutorial sobre um assunto específico, nesse caso um vídeo mais longo será útil.

Foque em vídeos de temas específicos

Você não pode criar vídeos aleatórios para o TikTok e esperar que eles viralizem. Identificar o seu nicho é essencial para criar um planejamento estratégico para qualquer rede social, e o TikTok não é diferente.

Em primeiro lugar, tente entender por que você quer publicar vídeos no TikTok e o que você quer atingir com isso. O próximo passo é identificar que público você quer que assista os seus vídeos. Com isso definido, é o momento de identificar os diferentes nichos que irão chamar a atenção do seu tipo de audiência. Criar TikToks relevantes para o seu público aumenta as chances de torná-los virais.

Você não precisa criar o mesmo tipo de vídeo várias vezes, mas manter um tema genérico ou ficar em um mesmo tópico vai fazer com que seus TikToks sejam mais facilmente identificáveis. Veja o exemplo da Fenty Beauty. Sendo uma marca de cosméticos, os TikToks do canal da Fenty Beauty estão centrados em tutoriais de maquiagens, testes e lançamentos de produtos.

Para maior engajamento, explore temas populares no TikTok como dança, lip-syncing, fitness, moda e comédia.

Participe de desafios

Desafios ou “Challenges” são uma das tendências mais importantes no TikTok. Você pode alavancá-los para acelerar o seu crescimento e receber engajamento de qualidade do seu público-alvo. O TikTok oferece desafios orgânicos e patrocinados. Se você usar o botão “Descobrir” em seu painel do TikTok você encontrará as hashtags mais usadas para esses desafios.

Por exemplo, a hashtag #KeepingActive é um dos desafios orgânicos mais populares no aplicativo, voltado para todos os entusiastas do fitness dentro do TikTok. O desafio fez com que os seus criadores apresentassem uma gama diversificada de vídeos sobre o tema - desde como fazer flexões em um espaço pequeno até dicas sobre como melhorar as flexões.

Os desafios com hashtag patrocinada são uma ótima maneira de construir consciência de marca, especialmente perto de um novo lançamento. Eles aparecem na forma de anúncios no feed dos usuários do TikTok, o que os torna extremamente difíceis de serem ignorados. A gigante da moda Guess lançou o desafio #InMyDenim, e colaborou com influenciadores para criar vídeos populares do TikTok nos quais apareciam um par de jeans da Guess. O desafio disparou a taxa de engajamento da marca em 4,3% e adicionou mais de 12.000 seguidores à conta da Guess no TikTok.

Seja participando de um desafio orgânico ou patrocinado, use um editor de vídeo online para adicionar um fator profissional e fazer com que seus vídeos fiquem visualmente mais atraentes. E não se esqueça de incorporar a hashtag mais relevante na descrição do seu vídeo - quando o público estiver ativamente procurando por TikToks com uma hashtag específica, o seu vídeo aparecerá automaticamente no feed deles.

Use closed caption

Adicionar legendas ocultas aos seus TikToks pode fazer uma grande diferença para quem tem deficiência auditiva. Além disso, muitas pessoas preferem assistir a vídeos nas redes sociais com o volume baixo, e ter acesso às legendas fará com que assistam aos seus TikToks até o fim.

Felizmente, o aplicativo pode gerar automaticamente uma transcrição de áudio e adicionar legendas aos vídeos. Use o botão “Legendas” na parte inferior do aplicativo quando terminar a gravação e não se esqueça de editar as legendas para corrigir quaisquer transcrições incorretas.

Leve o seu negócio ao próximo nível com o TikTok

Saber as dicas e truques para fazer vídeos populares no TikTok nunca foi tão importante. A plataforma está crescendo a uma velocidade vertiginosa e ajudando pequenos criadores a conquistar um lugar especial. Portanto, certifique-se de incorporar essas estratégias em seu plano de marketing de vídeo e você vai perceber que será muito mais fácil viralizar os seus conteúdos.